Deus nos livra do perigo

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

RELACIONAMENTO COM DEUS

 “Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor” (Hb 12: 14); “Procurai a paz da cidade para onde vos fiz transportar; e orai por ela ao Senhor, porque, na sua paz, voz tereis paz”. (Jr 29: 7); “E a paz de Deus, que excede todo entendimento, guardará os vossos corações e ao vosso entendimento em Cristo Jesus” (Fl 4: 7); “E a paz de Deus para a qual também fostes chamados em um corpo, domine em vossos corações; e sede agradecidos” (Cl 3: 15).
            Relacionamento: É o ato ou efeito de relacionar-se. É a capacidade de relacionar-se, conviver ou comunicar-se com os outros, é uma ligação de amizade fraternal, afetiva, profissional, etc. condicionada por uma série de atitudes recíprocas que se chamam relação.
            Pessoal: Relativo ou pertencente a pessoas, individual, próprio de certa pessoa, indivíduos encarregados de certos serviços, pessoas reunidas por determinado motivo. Criatura humana homem ou mulher, qualquer ser humano como ele realmente existe, considerado singularmente como elemento de direito nas relações.
           Portanto, o relacionamento pessoal é o ato de realcionar-se, conviver e comunicar-se com outras pessoas, desenvolvendo boas ou más relações. Porém cabe a cada pessoa investir esforço, dedicação e muita compreensão para que sejam desenvolvidos sempre, bons relacionamentos, pois, relacionamento implica responsabilidade.
            Em nossa trajetória de vida existem varias áreas de relacionamento e convivência. Examinando essas áreas de relacionamento e responsabilidades encontramos os seguinte tipos de relacionamento:
        ·         Relacionamento com Deus
·         Relacionamento conjugal
·         Relacionamento familiar
·         Relacionamento no trabalho
·         Relacionamento com o governo
·         Relacionamento com a igreja
·         Relacionamento com a sociedade
·         Relacionamento com a política etc.
         Neste estudo quero enfatizar a importância do relacionamento pessoal destacando as três áreas de prioridades em nossas vidas.
        Observando os passos dos patriarcas Abraão, Isaque e Jacó, podemos fazer a seguinte aplicação a cerca dos relacionamentos por eles vividos:
            1º - Abraão edificava altar (Gn 12: 7). Isto significa relacionamento com Deus. Portanto em primeiro lugar queremos destacar a importância do Relacionamento com Deus.
          - Abraão armava tendas (Gênesis 12: 8).   Siguinificado relacionamento familiar. Portanto em segundo lugar abordaremos a importância do relacionamento familiar.
          3º - Abraão cavava poços (Gn 26: 18, 18, 25).   Que representa o relacionamento com a igreja ou com o social. Portanto em terceiro ligar destacaremos a importância do relacionamento com na sociedade (social).
           Encontramos na Bíblia três palavras que traduzem perfeitamente o sentido do que siguinifica relacionamento com Deus que são elas: Paz, Comunhão e Confiança. Vejamos o que diz a Bíblia de Estudos Pentecostal sobre cada uma destas palavras:
            Paz - A palavra hebraica para Paz é Shalon. O significado básico de Shalon é: harmonia, plenitude, firmeza, e bem estar. Pode referir-se a tranqüilidade nos relacionamentos entre as nações, pode referir-se aos relacionamentos dentro de uma nação ausência de guerra. Pode ser experimentada também nos relacionamentos humanos dentro do lar (Pv 17. 1; 1º Co 7: 15), fora do lar (Rm 12: 18; Hb 12: 14; 1ª Pe 3: 11), com sua própria alma (Sl 4: 8; 119: 165; Jó 3.26) e com Deus (Nm 6: 26; Rm 5: 1).
           Comunhão. - O cálice que tomamos na santa Ceia do Senhor tipifica a morte de Cristo e o seu sofrimento sacrifical pelos nossos pecadores. Refere-se à participação do crente na salvação provida pela morte de Cristo, e é, portanto, o maior símbolo da comunhão existente entre o crente e a pessoa do Senhor Jesus Cristo. Comunhão Siguinifica ainda o maior nível de harmonia e relacionamento com o Salvador, (confronte com Jo 6: 53-57). A santa ceia não é a comunhão propriamente dita, só devem tomar ceia àqueles que realmente estiverem em comunhão com Deus e com as outras pessoas, por isto o apostolo Paulo nos diz em 1ª aos Coríntios 11: 28: “Examine-se, pois o homem a si mesmo e assim coma deste pão e beba deste cálice”. A ceia implica em comunhão e comunhão é relacionamento, conseqüentemente é ao mesmo tempo uma forma de relacionar-se com o passado com o presente e o com o futuro.
          Sua importância no passado: É um memorial e um ato de ação de graças pelas bênçãos e salvação da parte de Deus.
          Sua importância no presente: É um ato de comunhão (relacionamento) com Cristo e com os demais membros de seu corpo.
         Sua importância no futuro: É um antegozo ao futuro reino de Deus e do banquete messiânico, quando todos os crentes estarão presentes com o Senhor. Na ceia do Senhor toda essa importância mencionada acima só terá sentido se tivermos um verdadeiro relacionamento com o Senhor por meio de uma fé genuína, oração sincera e obediência a sua Palavra (Jo 14: 20.21 e 22).
          Confiança. - Confiar no Senhor de todo o coração é o inverso de duvidar dele e da sua Palavra. Esta confiança é fundamental em nosso relacionamento com Deus e tem base na premissa de que Ele é fidedigno (2ª Tm 2.11-13). Como filhos de Deus, podemos ter certeza de que nosso Pai celestial nos ama e que cuidará fielmente de nós, e conduzir-nos-á no caminho certo e cumprira as suas promessas. Nos tempos mais difíceis de nossas vidas podemos entregar ao Senhor o nosso caminho e confiar nele, pois, agirá em nosso favor (Mt 10.28-31; Sl 37.3-5). Confiança: (Sl 125.1; Hb 2.13; Jo 4.17; 5.14; Pv 3.5). Confiança é a segurança intima de procedimento; Segurança e o bom conceito que inspiram as pessoas de bom talento e descrição.  Confiança é a ausência de qualquer forma de dúvida. Este é o conceito de confiança, conforme o mini dicionário Aurélio Buarque de Holanda.
Exemplos de relacionamento com Deus.
    1º - Abraão.  Sua fé, confiança e desprendimento (Gênesis do cap. 12 ao 25).
      2º - Isaque.   Confiança nas promessas do Deus de seu pai (Gênesis cap. 22 ao 28).
      3º - Jacó.   Apesar de uma vida um tanto atrapalhada, confiava nas promessas do Deus de seus pais (Genesis cap. 25 a 35; 48 e 49).
      4º - José.  O relacionamento que José tinha com Deus, pode ser visto por meio da confiança e temor que José demonstrava em meio aos dissabores durante a trajetória de sua vida (Gênesis cap. 37- 47).
      5º - Moisés. O relacionamento deste homem com Deus era tão profundo que em Gênesis 63 está escrito o seguinte: “Eu apareci a Abraão, Isaque e Jacó, como o Deus todo poderoso; mas pelo meu nome o SENHOR não lhes fui perfeitamente conhecido”. Isso não siguinifica que os patriarcas não tenham conhecido esse NOME, mas sim que não receberam a plena revelação do seu siguinificado.
Aprofundando o relacionamento com Deus  (Os 6.3; Mt 22.34-40).
        Observando os textos acima podemos perceber que os relacionamentos se constroem progressivamente, isto é, à medida que eu me aproximo de Deus, que eu procuro conhecê-lo melhor; minha relação com Ele vai se tornando mais estreita e profunda. Conhecer e prosseguir em conhecer ao Senhor não é algo acabado, não é relacionamento realizado concluído, estático. Um relacionamento se constrói de forma progressiva, isto é relacionamento. À medida que eu me aproximo de Deus, à medida que eu procuro conhecê-lo, na medida em que eu me esforço em obedecê-lo, eu construo um relacionamento cada vez mais profundo, duradouro e progressivo.
          No Evangelho de Mateus encontramos um fariseu perito no Antigo Testamento, que passava boa parte do seu tempo estudando o siguinificado de cada um dos mandamentos. Este homem era um religioso, devotado ao legalismo e queria ver se ele seria melhor do que os saduçeus, que há pouco tempo tentaram colocar Cristo em maus lençóis, alem disso queria testar a Cristo;Mestre qual é o grande mandamento da Lei? Jesus respondendo disse:Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração e de toda a tua alma e de todo o teu pensamento”. Aqui está o relacionamento mais importante, mais siguinificativo da vida, o relacionamento com Deus, e aqui está também à responsabilidade básica neste relacionamento que também é a base para todos os relacionamentos – o AMOR. Cristo está dizendo: coloque Deus em primeiro lugar. Dê a Deus a prioridade numero um. Ofereça o seu melhor para Deus. Fazendo assim você estará construindo de forma progressiva com o seu relacionamento com Deus. É dessa forma que a Bíblia enfatiza nosso relacionamento siguinificativo e nossas responsabilidades neste relacionamento.
Expandindo nosso conhecimento de Deus  (2ª Pe 3.17, 18; Sl 139).
          Os crentes não nasceram apenas para viver; nasceram para crescer. Todo o assunto abordado nesse Estudo Bíblico implica em fazer crescer o seu relacionamento com Deus. O crescimento envolve expansão e mudança. Expansão de conhecimento e mudança de comportamento.
       a) - Se eu quiser evitar tornar-me estático, fixo, parado, se eu quiser seguir um processo de crescimento, então, meu conhecimento de Deus deve espandir-se e toda a minha vida certamente vai mudar por que o crescimento é um processo dinâmico. A fim de desenvolver um relacionamento com Deus, devemos conhecer o siguinificado e as implicações de cada uma das qualidades e características da nossa vida
     b) - Precisamos da verdade? A palavra de Deus é a verdade. Precisamos de habilidade para entender a verdade? Ele é Onipotente. Precisamos de um modelo para seguir? Cristo é Deus em forma de homem.  Precisamos de padrões.  Ele é Retidão. Precisamos de aceitação? Ele é amor. Precisamos saber quem comanda? Ele está no controle de todas as coisas. Aleluia!
       c) - Nossa responsabilidade nesse relacionamento é agarrar tudo o que é verdadeiro a respeito de Deus. É por isso que Paulo diz aos Efésios: “Jamais deixei de vos anunciar coisa alguma proveitosa... jamais deixei de vos anunciar todo o desiguinio de Deus” (Atos 20.20 27). Mais tarde ele escreve a esse mesmo povo dizendo: “sede imitadores de Deus”. “Revesti-vos de toda a armadura de Deus” (Ef 5.1; 6.11).
        d) - A filosofia de vida do apostolo Paulo estava toda pontilhada deste anseio porque ele queria “conhecer” (Fl 3. 10). Pedro atingiu o clímax de toda a sua abordagem, em sua segunda epistola, ao dizer aos seus leitores que a única maneira de não estraviar-se ou ficar estático éCrescer na graça e no conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo(2ª Pe 3.17, 18).         
       e) - Davi demonstra no Salmo 139, que ele conhece a Deus, que ele travou batalha com a natureza de Deus, que ele relacionou certos atributos de Deus com sua própria experiência humana. Nos versículos 1 a 6 ele faz com que a consciência de Deus penetre na vida mais complexa e confusa que ele conhece - a sua própria vida.Senhor, Tu me sondas e me conheces, (Sl139. 1). Nos versículos 7 a 12, ele funde a onipresença de Deus a sua própria limitação. “Para onde me ausentarei do teu Espírito? Para onde fugirei da tua face? (Sl 139: 7). Nos versículos 13 a 16 ele liga a Onipotência de Deus ao ser mais fraco e intrigante que ele conhece – o próprio salmista. “Pois, tu formaste o meu interior, vós me tecestes no seio da minha mãe (139.13). Nos versículos 19 a 24 ele confronta o pecado do homem com a santidade e a justiça de Deus, e torna-se tão envolvido pessoalmente que declara o seguinte: Não aborreço eu, Senhor, aos que me aborrecem”? (Sl 139.21).    
        f) - Nos últimos versículos ele vai tão a fundo nesta sondagem que roga ao Deus santíssimo que sonde o seu próprio coração (Sl 13. 23-24). Aqui está um homem que põe Deus em primeiro lugar porque estava cumprindo suas responsabilidades para com Deus e para consigo mesmo, a fim de tornar-se mais intimo de seu Criador e seu Redentor.
        g) - Devemos amar a Deus. Isso envolve a guarda dos seus mandamentos. Conhecer a Deus é tarefa que dura a vida inteira, que deveria ter importância estratégica para cada crente. E à medida que o vamos conhecendo de verdade vamos também satisfazendo nossas necessidades. Precisamos conheçelo. A interação consiste com a pessoa e a obra de Deus, e é uma das responsabilidades básicas do crente. É prioridade numero um no nosso relacionamento pessoal com Deus.
          Espero que vocês tenham aprendido quais são as palavras que traduzem de forma perfeita no sentido que siguinifica o relacionamento com Deus, e, visto como a experiência é pessoal e intransferível no que diz respeito ao relacionamento com Deus, meu desejo é que possamos aprofundar mais o nosso relacionamento com o bom Deus, para que assim tenhamos uma expressão maior do seu conhecimento em nossa vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

revendo valores

Reverencia no Culto a Deus