Deus nos livra do perigo

sábado, 21 de abril de 2012

Maldição Hereditaria é Maldição quebrada na Cruz

           A maldição hereditária ou maldição de família como é conhecida de alguns, tem sua origem baseada nos capítulos da Bíblia Sagrada: Êxodo 20.4-5 que diz: “Não farás para ti imagens de esculturas, nem alguma semelhança do que há nos céus, nem embaixo na terra, nem nas águas nem embaixo da terra. Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o Senhor, teu Deus, sou Deus zeloso que visito a maldade dos pais nos filhos até a terceira e a quarta geração daqueles que me aborrecem”, Êxodo 34.7b: “... que ao culpado não tem por inocente; que visita a iniqüidade dos pais sobre filhos até a terceira e a quarta geração”, e Deuteronômio 5.9: ”Não te encurvarás a elas, nem as servirás, porque, eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a maldade dos pais sobre os filhos, até a terceira e a quarta geração daqueles que me aborrecem”.
          Os ensinadores e defensores desta teologia herética ensinam que estas maldições agem em todas as áreas da vida das pessoas: Espiritual, física, financeira, conjugal e pessoal.
          Segundo os propagadores dessa teologia barata, a atuação destas maldições na área espiritual de uma pessoa se dá quando esta pessoa herda de um antepassado os castigos pelos seus pecados cometidos. E o que é pior, dizem que tal pessoa também herda as opções pecaminosas que seus antepassados fizeram no passado; Por exemplo: se tal pessoa teve um trisavô que cometeu adultério no passado, são infinitas as possibilidades desta pessoa ter um ou mais demônios do adultério na sua vida.
          Se uma moça teve uma trisavó que se envolveu com a prostituição, existe a possibilidade de ela ter em sua vida vários demônios da área de prostituição, e quem sabe até uma pomba-giria-sete-saias uma pomba-giria-sigana; ou qualquer outro nome que esta corrente de teologias heréticas toma emprestado da umbanda e do espiritismo, numa espécie de sincretismo religioso.
      Dizem os ensinadores desta teologia barata que uma pessoa que já se converteu ao Evangelho de Cristo, mesmo que já tenha sido lavada com o sangue do cordeiro, e tendo os seus pecados já por Deus perdoados, tendo nascido de novo, seu nome escrito no livro da vida; mesmo assim segundo esta teologia herética e barata, tal pessoa carrega uma maldição que por sua vez só será quebrada com a regressão a gerações anteriores seguidas de declarações verbais ensinadas por uma pessoa que se diz ter o ministério da quebra de maldição. 
          Isto na realidade é uma grande heresia, pelo fato de que o pacto de gerações Deus manteve somente com a nação de Israel, e assim mesmo até a um determinado tempo da história, pois isto é o que nos diz a Bíblia no livro do profeta Jeremias no seu capitulo 31 do verso 29 a 32; que entre outras coisas afirma o contrario e que cada um morrerá pela sua maldade e iniqüidade, e que o Senhor já fez um novo conserto com a casa de Israel e a casa de Judá. “Naqueles dias, nunca mais dirão: Eis que dias vem, diz o Senhor, que eu farei um novo conserto com a casa de Israel e com a casa de Judá. Não conforme o conserto que fiz com os seus pais, no dia em que os tomei pela mão, para tirá-los da terra do Egito, porquanto eles invalidaram o meu concerto, apesar de eu os haver desposado, diz o Senhor”. Note que no texto citado há pelo menos dois argumentos teológicos e um argumento matemático que desfazem a interpretação desta maldita heresia chamada de Maldição hereditária.

          1º - Argumento Teológico: Como era a situação da igreja de Jesus Cristo antes da criação e da interpretação desta corrente teológica? Será que todos os crentes salvos foram para o céu levando consigo todas as maldições que herdaram de seus antepassados? Você pode imginar que ests coisas aconteciam antes do descobrimento da teologia da maldição hereditária? Pois é, quando Cristo entra na vida de uma pessoa, essa pessoa passa por uma transformação, Paulo chama essa transformalção de Nova Criatura. Veja como ele diz em 2ª Co 5.17: Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. Veja também como o apósttolo fala em Galatas 6.15: Porque, em Cristo Jesus, nem a circuncisão nem a incircuncisão têm virtude alguma, mas sim o ser uma nova criatura.

          2º - Argumento Teológico: Se as maldições são transmitidas hereditariamente para os nossos descendentes, as bênçãos também o são; Sendo assim se sofremos por pecados cometidos por nossos antepassados, somos ainda mais abençoados pela obediência de outros antepassados, pois no mesmo texto que fala das maldições também fala das bênçãos em seguida quando diz: “... e faço misericórdia em milhares aos que me amam e guardam os meus mandamentos” Ex 20. 6 e Dt 5. 10; ou será que nós só temos ascendentes e antepassados dos nossos pais e avós sem nenhuma raiz temente a Deus até aos milhares dos que nos ascenderam? Esses versos ccitados por si só refutam e deita po terra todas as argumentaçoes de tal teologia.

          3º - Argumento - Matemático e Ante-Temático: Toda pessoa tem ou teve dois pais, quatro avós, oito bisavôs, 16 trisavôs, 32 tataravós, etc. etc. seguindo os cálculos feitos por estudiosos desta área até a descima geração nós temos 1.424 antepassados; Sendo assim será impossível para qualquer um de nós quebrarmos verbalmente todas as maldições hereditárias herdadas de tantos antepassados e ascendentes. Mais graças a Deus que nos dá a vitoria que nosso Senhor Jesus Cristo levou na cruz todas as nossas maldições.

          Esses três argumentos apresentados são fundamentais e muito importantes quanto ao trato do referido assunto, mas, a luz das Escrituras Sagradas acharemos vários outros textos para refutarmos esta maldita heresia, vejamos: Isaias 53. 4-5: verdadeiramente Ele tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levaram sobre si; e nós o reputamos por aflito, ferido de Deus e oprimido. Mas, ele foi ferido pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados; Rm 8. 12-15, 2ª Co 5. 17: Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo”. E Ef 1.3: “Bendito o Deus pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo”.
        Vamos supor que uma senhora crente a mais de 20 anos, dirigente do circulo de oração, vai ao médico e o medico descobre que ela tem um pequeno cisto que vai se degenerar transformando-se num tumor maligno que por sua vez vai gerar um câncer; se o médico descobrir que esta mulher teve em sua família um antepassado que sofreu deste problema, ai segundo os adeptos desta teologia esta é uma grande evidencia de que esta senhora carrega a maldição sobre si; e os pecados herdados de seus antepassados e conseqüentemente também as maldições de seus ancestrais.
          Ora se estudarmos biologia vamos ver o grande erro que os ensinadores desta maldita heresia estão cometendo; pois, existem sintomas e doenças que realmente são herança de alguém da nossa família. Só que isto é um problema de genética explicado pela ciência que se trata meramente de um problema de situação biológica sem nenhuma alusão a maldição hereditária. 
          Pois veja, se tal senhora é crente, é dirigente de circulo de oração da sua igreja, é lógico e sensato crer que Jesus Cristo já levou todas as suas maldições no episódio da crucificação no calvário.
          Os ensinadores da Maldição Hereditária também usam referencias Bíblicas para endossar suas heresias, como por exemplo a nota promissória.
           Esta teologia herética usa de artimanhas para levar os incautos a fazerem o ritual da quebra de maldições de família dizendo que suas vidas estão sob a guarda do diabo por causa da nota promissória assinada por nossos antepassados quando estes cometeram pecados.
          Por não encontrarem na Bíblia mais nenhum texto que possa lhes dar base nos seus ensinos heréticos, servindo é claro de pretexto para esta falsa doutrina, estes malditos hereges apresentam o forte argumento da ”Nota Promissória” explicando assim eles que quando alguém no passado fez um pacto com o diabo, conseqüentemente assinou uma nota promissória e a divida do pecado dos nossos antepassados nos são transferidas por ocasião de sua morte.
          Ora, a transferência de dividas de uma pessoa falecida para seus descendentes é muito questionada e discutida juridicamente a sua legalidade. Mais mesmo que não fosse assim também não serviria como argumento doutrinário, pois o que nos constatamos na Palavra de Deus é que Jesus Cristo já cancelou todas divida que era contra nós na cruz do calvário.
          A promissória mais antiga e de maior valor que o diabo possuía contra nós, assinada por nosso antepassado Adão, Jesus Cristo tirou de nosso meio cravando-a na cruz conforme o texto de Colossenses 2.13-14 que afirma isso categoricamente. “E, quando vós estáveis mortos nos pecados e na incircunsisão da vossa carne, vos vivificou juntamente com ele, perdoando-vos todas as ofensas, havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contraria, e tirou do meio de nós cravando-a na cruz”.
          Como nós já vimos, se uma maldição ou castigo contra nós provem de Deus, não é com uma simples declaração de quebra de maldição que desfaremos este mal.
          Declaração de quebra de maldição nenhuma que fizermos terá maior poder ou efeito que o sacrifício de Jesus cristo aa na cruz do calvário quando morreu em nosso lugar, saldando assim a nossa dívida.
          Não devemos temer ao maligno haja vista que já nascemos de novo e nascemos de Deus e o maligno não pode nos tocar conforme escritura bíblica de 1ª João 5.18: Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não peca; mas o que de Deus é gerado conserva-se a si mesmo, e o maligno não lhe toca”.

         Existem ainda dois riscos que a pratica desta a heresia nos oferece, vejamos quai são:

          Risco Torna o crente irresponsável, pois, se algum pecado o acompanha a culpa não é totalmente sua e sim de um de seus antepassados. Isto faz o crente ser negligente e o distancia do alvo que é a salvação em Jesus Cristo.

          Risco O segundo é risco ainda maior que o primeiro, visto que tenta anular e invalidar o sacrifício de Jesus Cristo, ensinando que sua morte não foi suficiente para perdoar nossos pecados e que deve ser acompanhado de uma declaração de quebra de maldição.
          Pode ocorrer que uma pessoa venha para Cristo trazendo consigo várias maldições por causa de seus pecados, mais o que não pode ocorrer é que esta pessoa depois de convertida continue sendo acompanhada por tal maldição. Pois, como pode um corpo habitado pelo Espírito Santo carregar uma maldição demoníaca? 
          Veja o que Paulo  diz em 1ª Co 3.16 Não sabeis vós que sois templo do Espírito de Deus e que o Espírito de Deus habita em voz”. Nossas maldições foram levadas por Cristo, e por Ele derrotadas no momento de seu sacrifício no Calvário Cl 2.13-14: E, quando vós estáveis mortos nos pecados e na incircuncisão da vossa carne, vos vivificou juntamente com ele, perdoando-vos todas as ofensas, havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz..
          Na cruz. Somente na cruz foram quebradas todas as maldições que poderiam existir sobre as nossas vidas conforme a escritura de Ezequiel 18.18-23 Seu pai porque fez opressão e roubou os bens do seu irmão, e fez o que não era bom no meio do seu povo, eis que ele morrerá pela sua maldade. Mas dizeis: porque não levará o filho a maldade do pai? Porque o filho fez juízo e justiça, e guardou todos os meus estatutos, e os praticou, e por isso certamente viverá. A alma que pecar, essa morrerá; o filho não levará a maldade do pai, nem o pai levara a maldade do filho, a justiça do justo ficará sobre ele, e a impiedade do ímpio cairá sobre ele. Mas, se o ímpio se converter do todos os seus pecados que cometeu, e guardar todos os meus estatutos, e fizer juízo e justiça, certamente viverá; não morrerá. De todas as suas transgreções que cometeu não haverá lembrança contra ele; pela sua justiça que praticou viverá. Desejaria eu, de qualquer maneira a morte do ímpio? Diz o Senhor Jeová; não desejo, antes que se converta dos seus maus caminhos e viva”?
         Diante do que já foi exposto quero deixar-lhes algumas perguntas:      
         Maldição hereditária existe realmente?
         O que é este mal?
          De acordo com a Bíblia, uma pessoa pode lançar maldição sobre outra pessoa?

Maldição Hereditária Pura Heresia

      “Eis que todas as almas são minhas; como a alma do pai, também a alma do filho é minha; a alma que pecar, essa morrerá” Ez 18.4. É interessante notar que esta teoria apareceu com um amontoado de crenças espúrias dando corpo a essa neoteologia. Mesmo se mostrando lógica. E parece ser esta a tônica mais forte da sua defesa, não encontra consistência na Bíblia Sagrada.
          A teoria da Maldição Hereditária tem suas bases nas passagens bíblicas em que Deus promete visitar a iniqüidade dos pais sobre filhos até a terceira e a quarta geração de pecadores.
           A Bíblia afirma que Jesus Cristo já levou na cruz todas as nossas maldições, portanto, se dissermos que estamos em Cristo e Ele está em nós, e estivermos vivendo debaixo de maldições, logo estamos mentindo, uma vez que Jesus Cristo tem levado todos os nossos pecados e todas as nossas culpas e maldições la no calvário quando foi crucificado.
        Mas os adeptos desta teologia herética se apegam com o seguinte para se firmarem neste terrível erro e abominação que é a doutrina da maldição hereditária: Meus filhinhos, estas coisa vos escrevo para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o Justo” 1ª Jo 2.1.
          Mas, a Bíblia tem uma passagem apropriada e muito utilizada para refutar esta teoria: Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo”.  2ª Co. 5.17; Bem como outras passagens não menos importantes que esta como: Fl 3.12-14 Não que já tenha alcançado ou que seja perfeito; mas prossigo para alcançar aquilo para que fui também preso por Cristo Jesus. Irmãos quanto a mim, não julgo que haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisa que atrás ficam e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo, pelo premio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus”.
          A alma que pecar, essa morrerá; o filho não levará a maldade do pai, nem o pai levará a maldade do filho; a justiça do justo ficará sobre ele, e a impiedade do ímpio cairá sobre ele”. Essa passagem de Ezequiel 18.20 também é uma passagem que refuta qualquer insinuação ou tentativa de fundamentar esta teoria.
          Os versículos que refutam esta teoria sim é que formam um corpo e um conjunto doutrinário contra o que se pode chamar heresia. Veja o diz o profeta Isaias no seu livro cap. 43 vs. 18: Não vos lembreis das coisas passadas, nem considereis as antigas”. E ainda completa: “Eu mesmo sou o que apaga as tuas transgressões por amor de mim e dos teus pecados não me lembro”.
          Em sua segunda carta o apóstolo Pedro diz no capitulo 2 e verso 8, para os que defendem essa heresia uma mensagem afirmando serem ociosos e estéreis no conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo, ou por outro lado sofrem de amnésia espiritual.
          “Faze-me justiça, ó Deus, e pleiteia a minha causa contra a gente ímpia; livra-me do homem fraudulento” Salmo 43.1. É possível que eles não consigam confiar na piedade divina! “Fiel é o que vos chama, o qual também o fará1ª Ts 5.24; “E jamais me lembrarei dos seus pecados e de suas iniqüidadesHb 10.17. ”Mas de que tivestes receio ou temor, para que mentisses e não se lembrasses de mim, nem no teu coração me pusestes? Não é porventura. Porque eu me calo, e isso já desde muito tempo, e não me temes”. Isaias 58.11. Veja Cl 2.1-4 e 2ª Tm 1.8-9: Portanto, não te envergonhes do testemunho de nosso Senhor, nem de mim, que sou prisioneiro seu; antes, participa das aflições do evangelho, segundo o poder de Deus, que nos chamou e nos salvou com uma santa vocação; não segundo as vossas obras, mas segundo o seu próprio propósito e graça que nos foi dada em Cristo Jesus, antes dos tempos dos séculos”.

revendo valores

Reverencia no Culto a Deus