Deus nos livra do perigo

sexta-feira, 27 de abril de 2012

A CRIAÇÃO É PERFEITA


    Deus criou HOMEM e MULHER e os dotou de órgãos específicos e especialmente destinados à reprodução da espécie, chamados órgãos sexuais ou genitais. “Assim Deus criou o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou. MACHO e FÊMEA os criou” (Gênesis 1.27).

Homem e mulher possuem genitália apropriada à reprodução. Notem que Deus não criou meio termo, não criou um ser humano que em determinado momento pudesse assumir funções incompatíveis com a natureza do seu ser. Deus não criou um homem com possibilidades sexuais de desempenhar o papel da mulher no ato sexual, e vice-versa. Ocorre que a natureza pecaminosa em função da queda no Éden coloca o homem em rebeldia contra Deus. Pela influência do diabo, o homem continua se rebelando contra o Criador e Sua palavra. Daí as perversões na área sexual. 
   A homossexualidade surgiu em decorrência dessa rebeldia.   Se o homem assume postura própria de mulher; se a mulher assume funções próprias do homem no ato sexual, caracteriza-se um comportamento contrário à vontade do Criador. Deus nos criou para uma relação heterossexual. Dizer que quem nasce gay morre gay; quem nasce lésbica morre lésbica; que se trata de uma opção sexual válida; que o homossexualismo é uma opção dentre outras; que tudo é permitido desde que  satisfaça as partes envolvidas; que não existe pecado; que tudo é válido quando existe amor; que o homossexualismo  é genético e por isso irreversível; que a única saída para os pais é aceitar a opção sexual de seus filhos, e tantos  outros argumentos semelhantes,  são vozes de pessoas que não vivem segundo os preceitos de Deus. São pessoas que estão sob o senhorio do mundo; são servos do mundo; fazem a vontade do deus deste século, que lhes cegou o entendimento. 
   Os pais não devem de maneira nenhuma se conformar com o pecado de seus filhos. As famílias cristãs com casos dessa natureza – e não são poucos – precisam saber que tudo é possível àquele que crê (Marcos 9.23).  Conviver com o pecado dos filhos, sem reagir, é pecar por omissão. A luta é difícil, mas não há vitória sem luta. Antes de chegarmos ao topo do monte é imperioso passarmos pelo vale, onde há cobras, lagartos e jacarés. Todavia, não lutamos sozinhos. Temos ao nosso lado um general que nunca perdeu batalha: JESUS. Aleluia! 
   Não há respaldo bíblico para o argumento de que Deus é amor (*) e, por isso, compreenderá a situação dos homossexuais, a opção dos homossexuais, o pecado dos homossexuais, e que não deixará um filho ir
 para o inferno. Não nos esqueçamos de que Deus é amor, mas é também justiça.  Deus não tolera o pecado. A única forma de o pecador receber o perdão de Deus e livrar-se do inferno é crer em Jesus (João 3.18; Romanos 10.9), confessar seus pecados e arrepender-se (Atos 2.38), deixar de pecar (Provérbios 28.13), e permanecer na fé (João 15.4-5). 
   Se você está diante de tal situação, a melhor preparação para uma batalha desse tipo é, em primeiro lugar, aceitar o convite do Senhor Jesus: 
“Eis que estou à porta, e bato. Se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa,  e com ele cearei, e ele comigo” (Apocalipse 3.20). Depois que a Luz entrar na sua casa e no seu coração, tudo mudará. Em segundo lugar, clamar com fé ao Senhor, intercedendo por seu filho ou filha, pois “a oração de um justo é poderosa e eficaz” (Tiago 5.16). Em terceiro lugar, falar ao seu filho das maravilhas do Evangelho e das bênçãos prometidas por Deus para os que O buscam com fé e sincero arrependimento.
   Convém dizer que o diabo deseja destruir o homem, física e espiritualmente, porque o homem é a obra-prima de Deus. Os que estão no homossexualismo têm  chance de reverterem o quadro: devem se arrepender e aceitar o senhorio de Jesus, que  veio para destruir as obras do diabo, libertar os cativos, aliviar os oprimidos. 
“SE O FILHO VOS LIBERTAR VERDADEIRAMENTE SEREIS LIVRES” (João 8.36); livres da prostituição, das impurezas, do pecado.
      O homossexualismo é reversível e quem reverte essa situação é o Senhor Jesus.  Ouçamos a voz de Deus: “Com homem não te deitarás, como se fosse mulher; é abominação” (Lv 18.22; 20.13).  "Sabendo que a lei não é feita para o justo, mas para os injustos... para os fornicadores, para os SODOMITAS...” (o realce é meu). (1ª Tm 1.10).  "Pelo que Deus os entregou aos desejos de seus corações, à imundícia, para desonrarem seus corpos entre si... pelo que Deus os abandonou às paixões infames. Até as suas mulheres mudaram o uso natural, no contrário à natureza. Semelhantemente, também os homens, deixando o uso natural da mulher, inflamaram-se em sua sensualidade uns para com os outros, HOMEM COM HOMEM, cometendo torpeza, e recebendo em si mesmos a penalidade devida ao seu erro... estão cheios de toda iniqüidade, prostituição, malícia, avareza, maldade, inveja, homicídio, contenda, engano e malignidade. Embora tenham conhecimento da justiça de Deus (que são dignos de morte os que tais coisas praticam), não somente as fazem, mas também aprovam os que as praticam" (Rm 1.24-32). "Não erreis: nem impuros... nem adúlteros, nem EFEMINADOS, nem SODOMITAS herdarão o reino de Deus"  (1ª Co 6.9-10). Nota: Sodomita, o que pratica a sodomia: cópula anal, entre homem e mulher ou entre homossexuais masculinos.  “Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma” (1ª Co 6.12). “O corpo não é para prostituição, senão para o Senhor, e o Senhor para o corpo” (1ª Co 6.13b). “Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele tudo fará”. (Salmos 37.5). 


domingo, 22 de abril de 2012

Reverência no Culto a Deus

Os chamados bordões e chavões usados por obreiros inexperientes, despreparados e muito desobedientes têm chamado a minha atenção para o assunto: “Disciplina e ordem no culto a Deus”, na hora em que determinados obreiros recebem do dirigente do culto uma oportunidade para dar um testemunho, uma palavra ou uma saudação.  
Com esta preocupação em minha mente criei uma estória fictícia que na realidade reflete e muito na nossa realidade atual, pois muitos se aproveitam da condição do pastor ser tolerante e compassivo para ficar bem na fita com a chamada platéia (auditório). 

            Para que você tenha uma melhor compreensão do assunto em questão narrarei uma estória de ficção aos meus amados leitores, pois com certeza essa ilustração vai mexer com sua curiosidade.

            Era, um culto festivo no domingo em uma igreja evangélica, o templo estava repleto de pessoas e tudo transcorria normalmente; ali havia muitas pessoas descrentes que foram convidadas por membros da igreja para participarem das festividades daquele dia na igreja e, conseqüentemente ouvirem a exposição da Palavra de Deus através do pregador; No púlpito os obreiros folheavam a Bíblia esperando que o pastor lhes concedesse uma oportunidade, e isto poderia acontecer, visto que o pastor não costumava pregar dois domingos seguidos e havia pregado no domingo anterior. Precisamente às 20 horas e 10 minutos, logo após a leitura bíblica e da participação dos grupos de louvor, o dirigente do culto anuncia: Vamos fazer uma oração e em seguida ouviremos o irmão Fulano de Tal com uma breve saudação. O pastor começou a orar e Fulano de Tal que ainda estava assentado no banco da igreja, lembrou de uma mensagem pregada pelo pastor na terça feira anterior, que tem base no texto bíblico de 1ª Pe 3.15 “... estai sempre preparados...” Terminada a oração, Fulano de Tal levantou-se finalmente de seu banco, dirigiu-se ao púlpito da igreja sem saber sobre o que falaria; Fulano de Tal fez questão de cumprimentar os 45 obreiros sentados na plataforma um a um e, depois de ajustar lentamente o pedestal do microfone por fim começou a falar: “Saldo os irmãos com a paz do Senhor e os amigos ouvintes com uma boa noite de salvação; é motivo de muita alegria estar aqui neste lugar, pois anjos, arcanjos e querubins estão presentes aqui nesta noite e também os serafins. Amem irmãos. Aleluia”. Ao som de um desconfiado amém, Fulano de Tal continuou: Desejo cantar um hino pra Jesus, minha voz não esta boa mais vou cantar pra Jesus; peço que os irmãos fiquem no Espírito de Oração. Pedindo um tom aos músicos, Fulano de Tal começou cantar seu hino; e enquanto cantava alguns dos irmãos sorriam, outros cochichavam entre si, outros olhavam para o relógio, outros cochilavam em seus acentos. Que desafinado. Todos na verdade sabiam que por não entender nada de música havia pedido um tom muito alto e estava cantando fora do tom por ele pedido; mesmo assim ele não se intimidou e cantou por duas vezes desafinado o mesmo hino. Os obreiros presentes e inclusive o pastor, permaneciam de cabeça baixa folheando a Bíblia, enquanto isso o pastor que parecia antever o que aconteceria, pronunciou em tom baixo um pejorativo Amém. 

           Mas, o pior ainda estava para acontecer.  Fulano de Tal continuou: - Irmãos, este hino é maravilhoso, faz-me lembrar do tempo que eu ainda era um pecador e a poderosa mão de Deus me alcançou... Aleluia Gloria a Deus, e quantas pessoas estão sofrendo no pecado... Gloria a Deus Aleluia, eu não sei por que estou falando isso, mas, mesmo nesta noite, se você crer levante a sua mão direita e comece a glorificar a Deus. Apesar de pular e gritar a ponto de quase perder a voz, Fulano de Tal percebeu que não estava havendo retorno por parte do auditório, isto é, o povo não estava impressionado com as suas palavras e atitudes, sendo assim resolveu fazer uma oração: “Senhor eu te agradeço em nome do Pai do Filho e do Espírito Santo Amem”. A esta altura todos pensavam que Fulano de Tal, terminaria sua rápida saudação. Mas, folheando a Bíblia de um lado para outro prosseguiu: - Para não ficar só nas minhas palavras quero deixar um versículo da Bíblia para meditação da igreja. Desejo ler uma passagem conhecida, pois o salmista disse que a Palavra do Senhor se renova a cada manhã. Após alguns segundos de procura na Bíblia, voltou-se para os obreiros e disse: ”Irmãos quero deixar aquele versículo que diz que quem não vem por amor vem pela dor”. Deve estar em eclesiástico. Um dos obreiros presentes se manifestou num tom muito baixo: - É Eclesiastes irmão Fulano de Tal. Neste momento enquanto alguns dos obreiros riam de cabeça baixa, Fulano de Tal continuava a sua procura na Bíblia. Já eram 20 horas 40 minutos e o horário da exposição da Palavra de Deus é pelo menos de 45 a 50 minutos (isso nas igrejas que ainda tem como prioridade a exposição do Evangelho). Para complicar mais ainda a situação o pastor havia convidado um pregador que chegou logo quando o irmão Fulano de Tal iniciou sua rápida saudação.

            Mas, antes que o pastor, um homem muito paciente lhe puxasse o paletó Fulano de Tal tomou uma atitude, fechou a Bíblia, e um tanto tremulo abriu-a novamente só que bem lentamente, mantendo os olhos fechados e um dedo sobre uma passagem; “Irmãos eu resolvi tirar uma palavra e caiu aqui em Salmo 32. 9... Aleluia, e Deus quer falar com você agora, pois o seu nome é Já, quem achou diga Amém. Ao ouvir um fraco Amém, Fulano de Tal prosseguiu firmemente: “Não sejas como o cavalo, nem como a mula, que não tem entendimento, cuja boca precisa de cabresto e freio para que não se atirem a ti”. Lido o texto o dirigente do culto que mantinha um olho na Bíblia e outro no relógio de parede, não suportando mais a sucessão de atitudes e palavras inconvenientes, disse em alto e bom som: Amém irmão Fulano de Tal, agora é hora de ouvir-mos a exposição da Palavra de Deus. Fulano de Tal olhando para o pastor e entendendo que ele dissera Amém em sinal de aprovação prosseguiu: “Este versículo é muito profundo eu poderia ficar aqui falando por muito tempo... Mas, eu não sou pregador, além do mais o pastor me deu a oportunidade para dar uma rápida saudação e eu quero ser fiel ao meu pastor. Amém igreja. Fiquem no mistério e eu já agradeço esta oportunidade pedindo que o Espírito Santo de Deus fale melhor em cada coração”.

            Como já eram vinte horas e cinqüenta e cinco minutos a saudação propriamente dita ficou por conta do convidado. Você gostaria de saber onde se passou este episódio? Em lugar nenhum, pois a ilustração em questão é fictícia.

           Vamos sair da ficção e entrar na realidade analisando os erros cometidos pelo nosso personagem fictício

·        Saldo os irmãos com a paz do Senhor, e os amigos ouvintes com uma boa noite de salvação
·        É motivo de muita alegria estar aqui neste lugar
·        Anjos, Arcanjos, Querubins e Serafins estão aqui
·        Minha voz não está boa mais vou cantar pra Jesus
·        Peço que os irmãos fiquem no espírito de oração
·        Eu não sei por que estou falando isso
·        Levante a mão direita e comece a dar glorias a Deus
·        Eu te agradeço Senhor em nome do Pai, o Filho e do Espírito Santo Amém
·        Para não ficar só nas minhas palavras
·        A palavra de Deus se renova a cada manhã
·        Quem não vem pelo amor vem pela dor
·        Caiu aqui em Salmos
·        Deus vai falar agora, pois o seu nome é Já
·        Eu não sou pregador
·        Fica no mistério... Que o Espírito Santo fale melhor

           1- Saldo os irmãos com a Paz do Senhor e aos amigos ouvintes com uma boa noite de salvação. - O primeiro erro deste cumprimento é gramatical. O correto é falar “saúdo” (do verbo saudar), e não saldo que é outra coisa, além disso, a saudação com a Paz do Senhor foi dirigida só para os crentes. Por quê? Jesus não ensinou um tipo de saudação para cada grupo de pessoas diferentes; “... em qualquer casa que entrardes dizei primeiro: Paz seja nesta casa, E se houver ali algum filho de paz, repousará sobre ele a vossa paz, e se não, voltará para voz”. (Lc 10. 5-6). Alguém dirá: o ímpio não tem paz, para que sadalo com a paz do Senhor? Ora é exatamente pelo fato de que o descrente não possui a paz, que o cristão deve desejar-lhe a paz do Senhor. Como poderemos ter paz com todos os homens (Rm 12.18), se não somos capazes de lhes desejar a paz do Senhor, a inefável paz do Senhor? Alem do mais no culto a saudação diferenciada pode fazer um visitante mais atento sentir-se descriminado, e isso não é bom, pois o ouvinte da Palavra de Deus deve receber o mesmo tratamento por parte dos crentes. Neste caso em questão deve-se dizer: “saúdo a todos com a paz do Senhor, ou ainda: “desejo saudar a todos com a paz do Senhor.”

            2 – É motivo de muita alegria estar aqui neste lugar. - De acordo com o salmista Davi, estar no templo do Senhor é mesmo motivo de muita alegria (Sl 122.1). O problema do emprego deste chavão (bordão), esta no uso mecânico, sem reflexão, só para encher o espaço de tempo. Há irmãos que o citam e logo em seguida começam a se lamentar relatando seus problemas ao auditório. Alguns pregadores cometem erros absurdos semelhantes a esse ao pronunciar “Glorias a Deus e Aleluias” fora do contexto. Certo pregador ao discorrer sobre os sinais da volta do Senhor Jesus Cristo para arrebatar a igreja disse: “Milhares e milhares de pessoas morrerão neste século Aleluias, Glorias a Deus”! Ora as palavras de glorificação a Deus não são para encherem os espaços de tempo em meio à pregação da mensagem do Evangelho. Tão-pouco para serem usadas temporariamente. Deus deve ser louvado pelos seus benefícios em nossas vidas e a despeito disso a sabedoria faz parte da vida dos cristãos verdadeiros (Sl 124.1-2).

             3 – Anjos, Arcanjos, Querubins e Serafins. - Certos pregadores que na verdade não passam de animadores de auditório, fazem uso deste chavão em apreço para incentivar a platéia; apesar deste artifício refletir mal na aplicação da Bíblia, é curioso que esta declaração costuma provocar mais entusiasmo que a afirmação “Deus está aqui neste lugar”. Nem parece que a pessoa principal do culto em questão é Jesus Cristo o Filho de Deus. E segundo as Escrituras Sagradas há abundancia de alegrias e delicias perpétuas na presença de Deus, e de maneira nenhuma na presença de anjos. Este chavão menciona Arcanjos presentes no culto (isto é mentira), como se fosse uma mera classe angelical. Contudo quem costuma ler a Bíblia Sagrada com freqüência sabe que Miguel é o único anjo chamado de arcanjo (Dn 410.21; Jd 9). Paulo deixa claro que não há outro arcanjo (1ª Ts 4.16). Note: voz do Arcanjo.

           4 – Minha vos não está boa, mas vou cantar pra Jesus. - “Cantai- lhe um cântico novo; tocai bem e com júbilo” (Sl 33.3), ensina o salmista. Diante disso, devemos cantar se a voz não está boa? Devemos tocar se o instrumento está desafinado? O cântico a Deus deve ser encarado com reverencia e sinceridade, e sobre tudo com um coração preparado (Sl 57.7), eu particularmente espero que todos os cantores e músicos da nossa igreja aprendam a louvar a Deus como Ele merece.

             5 - Peço que os irmãos fiquem no e Espírito de Oração. - Biblicamente o Espírito Santo é o Espírito de Oração (Zc 12.10), O Espírito Santo que... “intercede por nós com gemidos inexprimíveis” (Rm 8.26). Como não existe outro Espírito de oração, pergunta-se: quando alguém canta um hino deve-se ficar no Espírito Santo? Na realidade o que se deseja é que os irmãos permaneçam em atitude de oração, sentindo a presença do Espírito Santo de Deus. Neste caso devemos lembrar-nos da recomendação de Paulo: “Orando em todo o tempo com toda oração e súplica no Espírito...” (Ef 6.18).

            6 – Eu não sei por que estou falando isso!   (se não sabe, não fale). - Muitos pregadores têm lançado mão deste artifício para impressionar seus ouvintes. Mas, me responda como no meio de uma pregação do Evangelho alguém pode falar de algo que não sabe da sua procedência ou não conhece? Só se estiver fora de si, e isto não deve acontecer com os santos servos do Senhor (1ª Co 14.32; Rm 12.21). Na verdade quando o pregador recebe uma mensagem especifica do Senhor, ele deve dizer: Eu sei por que eu estou falando isso, pois o Espírito Santo me tem revelado. O mensageiro do Senhor sabe o que fala a quem fala e porque fala!

           7 – Levante a sua mão direita e comece a dar Gloria. - Hoje em dia existe a tendência de se apelar emocionalmente, alguns pregadores quando percebem que seus ouvintes estão calados usam os mais diversos recursos, é comum pedir aos irmãos para se abraçarem levando-os a emoção; mas, existem outros que preferem contar uma piada, e isto só para descontrair os crentes. Mas, é ai que eu lhes pergunto: e a obra do Espírito Santo onde fica? O mensageiro do Senhor deve se conscientizar de que ele não é um mero animador de auditório (nem tão pouco contador de paródias). Ele deve sim transmitir a mensagem de Deus com sinceridade, e temor, pois ai o Espírito Santo de Deus se encarregará de introduzir no coração dos ouvintes a Palavra de Deus. Não é preciso pedir ao povo para levantar a mão, isso deve acontecer espontaneamente através da ação do Espírito Santo.

           8 – Eu te agradeço em nome do. Pai do Filho e do Espírito Santo Amém. - Empregado no final de cada oração, essa expressão é imprópria, pois sugere a existência de uma quarta pessoa no mesmo nível ou até mesmo acima da Trindade. Alguns pregadores se baseiam na fórmula do batismo nas águas para empregar este artifício (chavão, bordão), no entanto tal fórmula registrada em Mateus 28.19, é dita ao novo crente pelo ministro na hora em que está celebrando o batismo nas águas. No caso da oração as palavras são dirigidas a uma das três pessoas da Trindade, tornando-se desnecessário o agradecimento em nome do Pai, Filho e Espírito Santo. A forma adequada e correta de agradecer no final da oração é em nome de Jesus Cristo, pois Ele nos garantiu: “... eu escolhi a voz... afim de que tudo que pedirdes em meu nome, o Pai vos conceda” (Jo 15.16). Não obstante é importante salientar que a sinceridade e a fé são muito mais importantes do que a fórmula empregada na oração. Muitos sabem orar bonito, mas, lhes faltam a sinceridade e a fé para receberem as bênçãos de Cristo.

            9 – Pra não ficar só nas minhas palavras. - Muitos usam este chavão depois de já terem falado bastante e, sem nenhum proveito na maioria das vezes. Falam e falam depois pra não ficar só na enrolarão lêem um texto bíblico e falam outro tanto (e às vezes mais besteira do que já haviam falado). Esta atitude é no mínimo insensata e deve ser repelida pelo dirigente do culto. Alias é dever do pastor ensinar a seu rebanho a cerca destas coisas. Cada crente deve saber que uma saudação não deve ser demorada como uma pregação. Ademais se faz necessário saber que se a oportunidade foi dada para uma saudação, não se deve cantar, orar ou fazer qualquer coisa que ultrapasse cinco minutos do precioso tempo do culto a Deus; e ainda se faz necessário que se vá direto ao assunto. Nesta narrativa fictícia o nosso personagem Fulano de Tal fez o que muitos obreiros despreparados fazem: cantou orou e pregou, e ainda tirou a reverencia do genuíno culto a Deus, não se importando com o atraso na hora da exposição da Palavra de Deus.
   
           10 – A Palavra de Deus se renova todo dia. - A Palavra de Deus continua nova e atual, e os preceitos divinos imutáveis, e a despeito das grandes transformações que ocorreram no mundo. A palavra de Deus não precisa se renovar, pois ela sempre será nova; Foi Jeremias e não o salmista quem usou uma expressão semelhante a esta se referindo as misericórdias do Senhor.

          11 – Quem não vem pelo amor, vem pela dor. - Na ilustração fictícia apresentada, Fulano de Tal queria achar na Bíblia um versículo que não existe, como outros tantos chamados de novos versículos. Infelizmente alguns obreiros não estão interessados no estudo sistemático das Sagradas Escrituras, como faziam os crentes de Bereia (At 17.11). Por esta razão toleram citação de frases que alem de extra-bíblicas, são anti-bíblicas; como a frase ora analisada. O chavão “Quem não vem por amor vem pela dor”, não passa de uma inverdade, é pura falácia, no entanto, há muitas pessoas que depois de muitas dolorosas experiências atendem a vontade de Deus (Dn 4.30-37). No capitulo 9 de Atos dos Apóstolos, vemos Paulo se chegando a Cristo por uma grande dor. Por isto é que a Palavra de Deus adverte: “O homem que muitas vezes repreendido endurece a cerviz será quebrantado de repente sem que haja cura” (Pv 29.1). Note que o personagem exposto chama o livro de Eclesiastes de “eclesiástico” cometendo um grande erro; para quem não sabe eclesiástico é um dos sete livros apócrifos, não inspirados por Deus; é um livro espúrio inserido na Bíblia Sagrada por ocasião do Concilio de Trento no século 16.

            12 – Caiu aqui em Salmos. - Muitos pregadores relapsos usam a Bíblia Sagrada como mero caderninho de escopo. Ora, a Bíblia deve ser lida de forma correta e sistemática, e quem a lê no púlpito deve saber o que é e por que está lendo, no caso de nosso personagem a palavra lida foi por ironia aplicada a ele mesmo: “Não sejas como um cavalo, nem como uma mula que não tem entendimento, cuja boca precisa de freios e cabresto...” (Sl 32.9). É muito conhecido la pelas bandas do centro-oeste paulista (Região de Bauru) o fato de que um jovem ao invés de ler a Bíblia de forma seqüencial costumava abri-la a revelia para poder receber a mensagem de Deus. Certa vez estava com muitos problemas e necessitava de uma orientação divina, abriu a Bíblia para tirar uma palavra (fato este que acontece com freqüência com quem ale de não conhecer a vontade de Deus também não se curva para ouvi-Lo). O tal jovem tinha muita necessidade de orientação divina e abriu sua Bíblia a esmo; note que ele não gostava da leitura sistemática da Bíblia, e resolveu tirar uma palavra. Ao abrir sua Bíblia seus olhos fitaram o texto de Mateus 27.5 que narra o enforcamento de Judas Iscariotes; rapidamente fechou a Bíblia e numa breve oração pediu a Deus confirmação da palavra que para sua surpresa ao abrir novamente a Bíblia Sagrada à confirmação veio em João 13.27b: “O que fazes, faze-o depressa”. E agora?

            13 – Deus vai falar agora, pois o seu nome é JÀ. - Inegavelmente Deus opera milagres no decorrer da reunião de um culto prestado a Ele. Não obstante as Escrituras Sagradas apresentam Deus com o nome “JÁ”, no sentido de que a operação de milagres seja imediata. Tal chavão tem seu início em Salmos 68 vs. 4; “... o seu nome é JÁ“; texto cujo significado real é ignorado pela maioria dos pregadores. O nome de Deus é JÁ com as letras maiúsculas é nada menos do que a abreviatura do nome JAVÈ. Nome pessoal de Deus, originado no tetra grama Hebraico YHKH, traduzido para Senhor com, todas as letras maiúsculas.

            14 – Eu não sou pregador. - De acordo com Marcos16. 15 e 1ª Pedro 2.9, todos os cristãos de algum modo é sim um pregador do Evangelho da Paz; é claro, porém, que há alguns irmãos que receberam da parte Deus um dom especial para pregar o evangelho de Cristo, tal como Paulo (1ª Tm 2.7; 2ª Tm 1.11). Entretanto nunca se deve fazer uso deste chavão em apreço, pois exprime insegurança e desespero, o cristão deve apegar-se a recomendação do apostolo são Pedro “... estai sempre preparados” (1ª Pe 3.15). Esta desculpa deve ser banida do nosso meio, pois todos nós somos sim pregadores do Evangelho de Jesus Cristo.

            15 – Fica no mistério e que o Espírito Santo fale melhor em cada coração. - Estranho modo de se encerrar uma saudação não! “Fica no mistério”. Que siguinifica isso? Ele estava falando sobre coisas misteriosas? O Espírito Santo revela todas as coisas, pois Ele é o Espírito de Revelação (1ª Co 2.9-10). Ademais se Fulano de Tal estava supostamente falando sob a direção do Espírito Santo, porque desejar que esse mesmo Espírito fale melhor?           
  
           Como vemos os chamados bordões, chavões e demais artifícios evangélicos, não contribuem em nada para a edificação da igreja de Cristo; só atrapalham na liturgia de culto constituindo-se em uma ferramenta do diabo para roubar o tempo que pertence a Palavra de Deus, como também as legítimas manifestações do Espírito Santo de Deus no meio da igreja.           

 O que você acha que devia ter feito o pastor desta narrativa? Em primeiro lugar o pastor não deve chamar, principalmente num domingo e dar a oportunidade para um irmão que ele não conhece; há pessoas que ainda não são convertidas e usam o púlpito para aparecer. Outros são convertidos, mas lhes falta o bom senso. Caso aconteça de alguém querer atrapalhar o culto tomando o tempo da ministração da Palavra de Deus, fazendo e falando coisas sem proveito, o dirigente do culto deve ter o pulso firme e não abrir mão do horário reservado a Palavra de Deus. 

        É melhor agir deste modo, do que ver com tristeza os crentes voltarem vazios para suas casas.

email pastorjoaocorreia@live.com


https://www.facebook.com/profile.php?id=100003284145204


revendo valores

Reverencia no Culto a Deus