Deus nos livra do perigo

terça-feira, 2 de julho de 2013

A prosperidade vem de Deus


        “Palavra do SENHOR, que foi dirigida a Joel, filho de Petuel. Ouvi isto, vós anciãos, e escutai, todos os moradores da terra: Porventura isto aconteceu em vossos dias, ou nos dias de vossos pais? Fazei sobre isto uma narração a vossos filhos, e vossos filhos a seus filhos, e os filhos destes à outra geração. O que ficou da lagarta, o gafanhoto o comeu, e o que ficou do gafanhoto, a locusta o comeu, e o que ficou da locusta, o pulgão o comeu”. (Joel – 1. 1-4).

        Esta mensagem tem o poder de abalar o coração, pois seu transmissor foi um profeta de nome Joel. Fortes palavras irão inundar sua vida, pois a boa e agradável Palavra de Deus tem que causar efeito em nossas vidas.
        Não podemos ouvir, ou ler uma mensagem vinda da parte de Deus e ficarmos da mesma maneira que estávamos. Precisamos nos sentir impactados com o poder desta palavra milagrosa.
         A mensagem que vamos compartilhar é algo que falou forte em minha vida é uma mensagem que trará um impacto forte para você também, sabermos que nosso Deus é um verdadeiro Pai amoroso e sempre nos mostrará a saída para ficarmos livres de todos os males que sempre tem tentado dizimar nossas vidas, famílias e igrejas, por isso abra seu coração e receba da parte de Deus uma palavra que irá mudar toda a sua vida, em nome de Jesus. 

        Antes de entrarmos na mensagem própria-mente dita precisamos conhecer um pouco da pessoa a quem Deus usou para deixá-la registrada para que assim possamos nos inteirar da vontade de Deus para nossas vidas e podermos usufruir de suas bênçãos.

        Quem era o profeta Joel?

        O nome Joel significa literalmente, “Jeová é Deus”, Joel é um nome muito comum na terra de Israel. E o profeta nos é apresentado como sendo filho de Petuel, que significa “Visão de Deus”.
         Muito pouco se sabe sobre a vida do profeta Joel, mas é muito provável que tenha vivido em Judá e seu ministério profético tenha se dado em Jerusalém. Muitos estudiosos sustentam a opinião que o profeta Joel profetizou durante os primeiros trinta anos do reinado do rei Joás (835-796 a.C), quando Joioada era conselheiro do rei, e assim colocando o ministério de Joel por volta de 835-805 a.C.
        O profeta Joel profetizou em uma época de grande devastação na terra de Judá, pois, uma enorme praga de gafanhoto havia devastado toda vegetação, destruindo as pastagens e deixando todos os rebanhos sem ter o que comer. Tal praga tirou até as cascas das árvores de figo (v. 7). Em apenas algumas poucas horas tudo o que era verde havia se tornado em destruição e desolação.
        Tanto o povo como os animais estavam morrendo, pois a destruição trazida pelos gafanhotos foi tão desastrosa que o profeta Joel viu apenas uma explicação para este fato, “Era o julgamento de Deus”.
        Israel havia se afastado da presença de Deus, e agora o próprio Deus precisava chamá-los ao arrependimento e a restauração.
        Através de Moisés o servo do Senhor, Deus advertiu que se o povo o abandonasse seria castigado (Todo o teu arvoredo e o fruto de tua terra consumirá a lagarta). “Lançarás muita semente ao campo; porém colherás pouco, porque o gafanhoto a consumirá. Plantarás vinhas, e cultivarás; porém não beberás vinho, nem colherás as uvas; porque o bicho as colherá. Em todos os termos terás oliveiras; porém não te ungirás com azeite; porque a azeitona cairá da tua oliveira. Filhos e filhas gerarás; porém não serão para ti; porque irão em cativeiro. Todo o teu arvoredo e o fruto da tua terra consumirá a lagarta. O estrangeiro, que está no meio de ti, se elevará muito sobre ti, e tu mais baixo descerás; Ele te emprestará a ti, porém tu não emprestarás a ele; ele será por cabeça, e tu serás por cauda. E todas estas maldições virão sobre ti, e te perseguirão, e te alcançarão, até que sejas destruído; porquanto não ouviste à voz do SENHOR teu Deus, para guardares os seus mandamentos, e os seus estatutos, que te tem ordenado; E serão entre ti por sinal e por maravilha, como também entre a tua descendência para sempre”  (Dt 28. 38-46).

Então Joel chama toda Judá a chorar por causa punição e resultado do julgamento desencadeado por Deus. Hoje precisamos retornar a Deus todos os dias, pois se assim não fizermos, estaremos sujeitos ao ataques dos inimigos de nossas vidas: a Lagarta, o Gafanhoto, A Locusta e o Pulgão.

        Quem são estes demônios?

        Os demônios, ou anjos do inferno, que com certeza existem quer você acredite ou não, só agem em nossas vidas através de legalidades que nós mesmos damos através da falta de duas coisas que através da ignorância ou intencionalmente cometemos que é a desobediência e a infidelidade para com Deus. Assim vidas e famílias inteiras são dizimadas por demônios.

        Veja o resultado de uma pesquisa a respeito desses insetos.

        Algumas espécies de gafanhotos são solitárias e não gostam de ajuntamentos. Mas há também as espécies gregárias, que vivem em grandes bandos, as nuvens e apresentam-se nas cores: amarelo, verde, vermelho, cinza ou marrom.
        A formação das nuvens é vista como um acontecimento imprevisível. Mas há quem ligue esse fato às variações do clima.
        Uma nuvem pode apresentar cerca de 15 mil gafanhotos por metro quadrado e conter 10 bilhões de insetos. Isso é suficiente para fechar o tempo e encobrir o Sol numa área de 1.800 km2.
         As nuvens duram entre quatro e cinco semanas e percorrem distâncias enormes. Uma nuvem chegou a voar dois mil quilômetros sobre o oceano, onde caiu e morreu.
        Para combater um exército desses, seriam necessários cerca de quatro milhões de litros de inseticida, ou seja, quatro piscinas olímpicas cheias.
        O estrago que os glutões voadores provocam não é pequeno. Um gafanhoto come, por dia, o equivalente ao seu peso; e uma nuvem com 10 bilhões de gafanhotos como esses consome 20 mil toneladas de grãos e vegetais por dia.
         Onde eles passam não sobra nada. O apetite é tão grande que os gafanhotos perdem o senso da própria sobrevivência. Eles não param de comer mesmo quando um predador aparece.

        Deus usa a figura de um inseto terrível para nos mostrar o que a desobediência e a infidelidade causam em nossas vidas. Alguns entendidos, e estudiosos acreditam que estas quatro espécies, são quatro estágios da vida desse tipo de gafanhoto.

         A Lagarta ou Cortador - Este seria o primeiro estágio larval da vida dos insetos, conhecidos também por serem da ordem dos lepidópteros (ordem de artrópodes holometabólicos cujo aparelho bucal, no adulto, é formado por uma trompa espiralada. Têm quatro asas membranosas, recobertas de escamas; as larvas, eruciformes, fitófagas, têm aparelho bucal mastigador; a pupa é de forma variável, alojada em casulo ou crisálida. São as borboletas e as mariposas). - Elas têm aspectos de vermes e se alimentam vorazmente, atingindo até o tamanho de cerca de 10 cm. Na sua maioria, elas se alimentam de folhas. À medida que cresce a lagarta muda de pele por varias vezes, depois se fixando em algum lugar para então atingir um outro estágio de sua vida.

         Revelação: Esta é a primeira causa da desobediência e da infidelidade. - Não um, mas uma legião de demônios que atingem as folhas, ou seja, a beleza da vida de alguém, ou da família de alguém, comendo vorazmente aquilo que seria agradável aos nossos olhos, deixando muitas pessoas sem brilho, aonde vão ficando ou se tornando pessoas mirradas e cabisbaixas. - Pastores que perdem o prazer de pregar a palavra, músicos que já não se alegram em louvar a Deus com a Igreja, obreiros que já não vão mais a igreja nos dias de cultos, pais que não amam mais seus filhos e vice-versa.
        Igrejas inteiras que perdem a beleza da comunhão com o Espírito Santo, e acaba por se tornarem uma geladeira.

         - O Gafanhoto ou Migrador - Este é o segundo estágio, após ter se alimentado das folhas, mutam para outro estágio de vida, tornado-se agora um terrível gafanhoto. - Os gafanhotos são caracteri-zados por terem o fêmur das pernas posteriores grandes e fortes lhes permitindo se deslocarem em grandes saltos. Voam em nuvens com cerca de dez bilhões de insetos devastando plantações inteiras.     
        Os gafanhotos são polígafos, ou seja, se alimentam de vários tipos de plantas; como as lagartas comeram as folhas, agora vem na mesma planta, ou seja, a vida do desobediente e infiel, outro demônio, e sendo já as folhas retiradas pelas lagartas, agora estes insetos chegam para comerem a ponta dos galhos.

        Revelação: Isso nos mostra que estes demônios devoram todas as expectativas de uma vida de futuro tirando todas as possibilidades de crescimento, minando sonhos e tirando a esperança que outrora havia; por isso vemos que ainda em nossos dias muitas pessoas morrerem física e espiritualmente, por que os pastores devem pregar uma palavra que sustente as suas ovelhas, mas ao invés disso ficam se envolvendo com politicagem, usando os altares para atirarem pedras em outros ministérios, buscando enriquecer.

         A locusta ou Devorador - Chegamos ao terceiro estágio. Agora já se foram às folhas comidas pelas lagartas, e também não há mais a ponta dos galhos, onde estavam os brotos, assim se foi a beleza e o crescimento de uma vida. Agora vem a locusta, que devora os galhos inteiros, e com uma fome voraz. Nesse estágio adulto da lagarta com seus dentes fortes (se assim podemos dizer) e crescidos, eles comem todos os galhos da vida da pessoa desobediente e infiel ao Senhor.

        Revelação: Aqui vemos o ataque dos demônios levando falência para a vida. Os demônios querem fazer com todos, como fez com Jó, levando nossas vidas a uma falência em todas as áreas que nos sustentam como o nosso psicológico, sentimental, profissional, familiar e financeiro.
        Muitas famílias rompem casamentos de anos, levando todos, filhos e pais a se jogarem nas drogas, na prostituição, no adultério, na lama do pecado, pois já, não há mais beleza, não há mais possibilidade de crescimento nem sonhos, por isso a bola da vez é a falência de toda uma vida.
        Dizem que a maior igreja da terra é a igreja dos desviados, ou seja, aqueles que se afastaram da presença de Deus. Creio que isso possa ser verdade, pois em meu trabalho tenho visto muitos que outrora foram servos do Rei Altíssimo, agora jazem jogados na sarjeta, e às vezes na lama de um presídio, das drogas e das bebidas.

         - O Pulgão ou Destruidor - Chegamos ao último estágio da vida desse inseto nocivo. Aqui no contexto de Joel chamado de pulgão. O que seria também o último estágio da vida do desobediente e infiel, que agora quase não é mais nada. Quando o pulgão chega à vida de uma pessoa, veja o que ela encontra.

        Revelação: Vemos nesse estágio demoníaco do ataque do inimigo, o que na gíria popular diríamos: “O tiro da misericórdia”. Agora já não há beleza nem crescimento, tudo está falido, então chega a hora da morte. Sim uma morte física e espiritual, pois se o inimigo chegar a ter vitória nesse estágio tudo pode estar perdido para sempre. Agora o que sobrou foram as cascas (v. 7), o pulgão começa a comê-la. Sim as cascas são a comida da vez. Essa era a ultima possibilidade daquela vida se levantar se reerguer, mas o pulgão quer matar a árvore.
        Creio que todos já conhecemos alguém que depois de ter sido atacado pela lagarta, pelo gafanhoto, pela locusta também foi atacado pelo pulgão. E isso é como o cupim alojado dentro de uma madeira, assim tirando toda e qualquer possibilidade de restauração de uma família, vida, igreja e ministério. Então vem a morte.

        Conclusão: Não posso terminar esta mensagem sem dizer para você experimentar o poder da Palavra revelada de Deus revelado para as nossas vidas.
       Neste momento meu caro amigo eu quero ser um profeta de Deus para sua vida. Joel significa “Jeová é Deus”, e sendo Ele Deus, como sei que é Ele não deixará você sozinho neste momento. Talvez você esteja agora sendo atacado por estes insetos (demônios) e sua vida é só choro e tristeza, mas este humilde profeta vai lhe dar ainda a última palavra, a Palavra de Deus para a sua vida. Talvez você não saiba, mas o gafanhoto não se reproduz no calor, e por isso me levanto para dizer para você que o fogo do Espírito Santo de Deus vai envolver sua vida.
        Quando o profeta Joel está profetizando, ele chega ao que para nós é o capítulo dois, e no versículo dezoito o próprio Deus começa a fazer promessas de paz e prosperidade para a vida daqueles que se voltarem e se converterem a Ele e se tornarem fieis a sua Palavra. Com esta promessa eu quero encerrar esta mensagem, com a promessa de Deus para a vida daqueles que após se alimentarem dessa mensagem, decidir se tornarem obedientes e fieis.


 “E restituir-vos-ei os anos que comeu o gafanhoto, a locusta, e o pulgão e a lagarta, o meu grande exército que enviei contra vós. E comereis abundantemente e vos fartareis, e louvareis o nome do SENHOR vosso Deus, que procedeu para convosco maravilhosamente; e o meu povo nunca mais será envergonhado. E vós sabereis que eu estou no meio de Israel, e que eu sou o SENHOR vosso Deus, e que não há outro; e o meu povo nunca mais será envergonhado” (Jl 2.25-27).


             Esta é a promessa de Deus para nossas vidas receba, tome posse e viva esta palavra em sua vida. Ainda que tudo pareça perdido, em sua vida, família, ministério, igreja, empresa, seja o que for o Senhor Jeová não mudou, Ele pode reverter esta situação, pois ele te ama. Seja obediente e

revendo valores

Reverencia no Culto a Deus