Deus nos livra do perigo

sábado, 7 de junho de 2014

Cumpre o teu ministério



Ninguém consegue construir uma obra exterior sem primeiro fazê-la crescer em seu interior. Assim como o engenheiro ao desenhar o projeto a construção já existe na sua mente; também nós cristão-obreiros se quisermos edificar uma grande igreja, devemos tela primeiramente construída em nossos corações. Quanto maior for o edifício, maior e mais fundo devem ser os alicerces, pois, só conhecemos a segurança da estrutura de um edifício quando este sofre uma tempestade.

            Todos os projetos para a igreja devem ser fundamentados e embasados na Palavra de Deus, caso contrário estarão fadados ao fracasso. A nossa cultura deve ser usada como ponte para nos aproximar das pessoas, enquanto que a doutrina bíblica deve ser usada como bússola orientando-nos em nossa caminhada em todas as horas obscuras da nossa vida.

           Em hipótese alguma devemos afastar a Bíblia de nenhuma das tarefas elaboradas para a igreja de Cristo. “Toda escritura divinamente inspirada é proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir com justiça, para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda boa obra” (2ª Tm 3. 16-17).


            “Conjuro-te, pois, diante de Deus e do Senhor Jesus Cristo que há de julgar vivos e mortos na sua vinda e no seu reino. Que pregues a palavra inste a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas, e exortes com toda longanimidade e doutrina. Porque virá o tempo em que não sofrerão a sã doutrina, mas, tendo comichões nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscência. E desviarão os ouvidos da verdade voltando às fábulas. Mas tu sê sóbrio em tudo, sofre as aflições, faze a obra de um evangelista, cumpre o teu ministério” 
(2ª Timóteo 4.1-5).           

 A palavra ministério vem do grego “diacronia” que equivale ao cargo ou ao trabalho de um diácono; a palavra Ministério deriva também do hebraico “diáconos”, que significa: Servo, auxiliar, assistente “diácono”. Aquele que presta trabalho servil, ou ajudante que presta serviços voluntários, sem referências ao seu caráter.


            O termo ministério é usado uma vez em referência aos anjos como espíritos ministradores (Hb 1:14), quando a referência é para o homem o termo grego é “Dollos” (escravo), ou o hebraico “oikets” (servo doméstico) ou ainda “Mithios” (servo contratado).



           Vamos dar início ao nosso estudo falando acerca da vida de um homem que apesar de ser um simples pescador, Jesus o chamou para compor seu ministério; seu nome é Simão, que depois de ter um encontro com Cristo passou a ser chamado de “Pedro”. As primeiras palavras que Jesus Cristo falou para Pedro foram: “vinde após mim” (Mt 4: 19; Mc 1.17), este foi um chamado especifico para Pedro se tornar seu discípulo. Já as últimas palavras de Jesus dirigidas a Pedro foram: “segue-me” (Jo 21,22). Nós observamos que em nenhum momento da vida de Pedro ele abandonou estes dois desafios, mesmo apesar de muitas vezes ter tropeçado, Pedro foi até as últimas conse-quências fazendo a obra d’Aquele que o chamou.


             Quando Jesus Cristo entrou na vida de Pedro, ele transformou-se de um simples pescador em um novo homem com novos objetivos e novas prioridades; entretanto não era perfeito, jamais deixou de ser apenas “Simão”.


             Será que seriamos capazes de imaginar o que Jesus viu em Simão para lhe atribuir em potencial um novo nome “Pedro” que significa “Pedra”.


            Com seu temperamento impulsivo Pedro, certamente não agia com a firmeza e a segurança de uma rocha na maioria das vezes. Só que Jesus Cristo ao escolher seus seguidores não estava procurando pessoas com ideias ou ideais radicais. O Senhor Jesus procurou e escolheu homens que poderiam ser mudados, lapidados e transformados por Seu amor, para posteriormente os enviar a transmitir o Seu evangelho, demonstrando que sua receptividade estava disponível a todos, até mesmo para aqueles que caiam com frequência.

         
    Você seria capaz de imaginar o que Jesus ver em mim e em você para ter-nos convidado a segui-lo? Sabemos que Ele aceitou a Pedro que mesmo apesar de muito errar, Jesus cristo o escolheu para liderar a igreja primitiva, a igreja de Jerusalém. E este Pedro realizou grandes coisas para o reino de Deus. Será que mesmo cometendo tantos erros a exemplo de Pedro estamos dispostos a seguir Jesus e permitir que Ele através do seu infinito amor, mude e transforme o nosso caráter e a nossa vida?



            Vejamos algumas referências Bíblicas à cerca do “caráter” de Pedro.



·           Impulsivo por natureza - “... Senhor, se és tu, manda-me ir ter contigo por cima das aguas” Mt 14.28; “E Pedro, tomando a palavra, disse a Jesus: Senhor, bom é estarmos aqui; se queres, façamos aqui três tabernáculos, um para Ti, um para Moisés e um para Elias” 17:4; veja também João 21.17. 

    Compassivo e afetuoso - “Disse-lhe Simão Pedro: Senhor, não só os pés, mas também as mãos e a cabeça” Jo 13.9; veja também Jo 21.15-17.

·        
   Cheio de contradições e às vezes presunçoso - “Então Simão Pedro, que tinha a espada, desembainho-a e feriu o servo do sumo sacerdote, cortando-lhe fora a orelha direita ...”  Jo 18.10.

·     
      Tímido e às vezes covarde - “Mas, sentindo o vento forte, teve medo, e, começando a ir para o fundo, clamou, dizendo: Senhor, salva-me” Mt 14.30; veja também Mt 26,69-72)

·        
   Lento na compreensão das verdades mais profundas - “E, Pedro tomando a palavra, disse-lhe: Explica-nos esta parábola” Mt 15.15.

·    
       Capaz de fazer grandes confissões de sua fé - “E Simão Pedro, respondendo, disse: Tu és o Cristo filho do Deus Vivo” MT 16.16; “E nós temos crido e conhecido que Tu és o Cristo, o Filho de Deus” Jo 6: 69.

·        
   Covarde e negava conhecer a Jesus - “Então a parteira disse a Pedro: não és tu também dos discípulos deste homem? Disse ele, Não sou”; Jo 18.17.



Referências aos motivos da queda de Pedro

     Presunção - “Mas Pedro, respondendo, disse-lhe: ainda que todos se escandalizem em Ti, eu nunca me escandalizarei” Mt 26.33.
·           
     Violência – “Então Simão Pedro, que tinha a espada, desembainho-a e feriu o servo do sumo sacerdote Jo 18.10.

·           
    Negar abertamente que conhecia a Jesus – “... Disseram-lhe, pois: não és também tu um de seus discípulos? Ele negou e disse não sou” Jo 18.25)



     Depois do batismo pentecostal, Simão Pedro foi trans-formado de uma vara quebradiça em uma “Rocha”, cumprindo a Palavra escrita no Evangelho de Mateus 16.18, João 1.42 e Atos 1: 8, tornando-se um dos maiores líderes espirituais daquela época; valoroso e inabalável entre todos os discípulos de Jesus (At 4.19).

            E você Está pronto para cumprir com seriedade o seu ministério conforme determina a Palavra de Deus?

            Sem esperar por qualquer recompensa humana, mas, crendo que a cada tarefa executada sem visar seus próprios benefícios Deus as está registrando lá nos céus para em seu devido tempo lhe recompensar no que seus feitos forem merecedores.

revendo valores

Reverencia no Culto a Deus