Deus nos livra do perigo

quarta-feira, 11 de junho de 2014

Agitadores de Jeová


Agitadores de Jeová

            “E, vendo seus senhores que a esperança do seu lucro estava perdida, prenderam a Paulo e Silas e os levaram, a praça a presença dos magistrados, e apresentando-os aos magistrados disseram: Estes homes, sendo judeus, perturbaram a nossa cidade, e nos expõem costumes que nos não é licito receber e nem praticar, visto que somos romanos” (At 16.19-21 - Bíblia Versão Digital).  “Percebendo que a sua esperança de lucro tinha se acabado, os donos da escrava agarraram Paulo e Silas e os arrastaram para a praça principal, diante das autoridades. E, levando-os aos magistrados, disseram: Estes homens são judeus e estão perturbando a nossa cidade, propagando costumes que a nós romanos, não é permitido aceitar nem praticar” (Bíblia NVI).

             A Colônia Augusta Júlia Philipenses; Filipos era uma das cidades mais importantes da Macedônia; estava localizada nas margens da estrada principal que se estendia das províncias orientais até Roma, a Via Egnácia. A estrada passava em frente ao fórum da cidade e era a estrada principal para sua prosperidade e importância política.
            A 16 km ao litoral ficava o Porto de Neapolis, porto esse onde Paulo desembarcou após navegar de Trôade atendendo a visão que tivera acerca da Macedônia.
            Como cidade de destaque na região aurífera (produtora de ouro) da Macedônia, Filipos tinha uma história de causar orgulho. Seu nome homenageava ao rei Filipe II, pai de Alexandre Magno; posteriormente Filipos foi homenageada com o nome de Júlio Cesar e de Augusto; muitos colonos italianos provenientes das legiões militares engrossavam as fileiras de cidadãos deixando Filipos vigorosa e poliglota (seus habitantes falavam vários idiomas).
            Filipos passou de povoação pequena a uma cidade de dignidade e privilégios; entre estes privilégios havia o “Ilus Itali cum” que lhe concediam direitos jurídicos equivalentes aos das cidades italianas. Filipos era uma próspera colônia romana e isso significava que os cidadãos de Filipos eram também cidadãos de Roma, eles se orgulhavam de serem romanos (At 16.21), eles vestiam-se como os romanos e a maioria de seus moradores falavam o Latim.
            Foi sem dúvida neste contexto que Paulo se referiu a cidade celestial dos crentes mais tarde em sua carta “Mas, a nossa cidade está nos céus donde também esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo” (Fl 3.20). A maioria dos habitantes de Filipos era composta de militares romanos aposentados que tinha recebido doações oficiais de terras naquela região, e por sua vez serviam de presença militar nessa cidade fronteiriça.    
             O fato de Filipos ser uma colônia romana e não haver ali judeus suficientes para justificar a existência de uma sinagoga, é o porquê de Paulo não citar o Antigo Testamento na carta que mais tarde escrevera para eles.
             Pelo fato de haver poucos judeus em Filipos, lá não existia uma sinagoga, de modo que os judeus que lá moravam realizavam suas reuniões de oração a beira do rio Gangítes; naquela época tinha-se o costume de usar lugares ao ar livre próximo a águas correntes para este propósito.  
              Eram necessários dez chefes de família judeus para a fundação de uma sinagoga judaica; não havendo este número o culto forçadamente era realizado ao ar livre.
              Lídia era uma mulher de negócios no ramo de púrpura e mel, ela era temente a Deus, e assim como Cornélio era gentia, mas cria no Deus verdadeiro e seguia os ensinamentos morais das Escrituras Sagradas, não era, porém, plenamente convertida ao judaísmo, mas abriu seu coração.
             Depois da ressurreição a mente dos discípulos foi aberta para compreenderem as Escrituras (Lc 24.45). De modo semelhante o coração de Lídia estava aberto para compreender a mensagem do Evangelho que Paulo pregava.   
         Por não haver ali em Filipos uma sinagoga, Paulo e seus companheiros de jornada iam à beira do rio Gangítes para fazer suas orações e prestar culto a Deus; “E aconteceu que, indo nós à oração, nos saiu ao encontro uma jovem que tinha espírito de adivinhação, a qual, adivinhando, dava grande lucro aos seus senhores. Esta seguindo a Paulo e a nós clamava dizendo: Estes homens, que nos anunciam o caminho da salvação, são servos do Deus Altíssimo” (At l6. 16).

        Vejamos algumas referências a respeito do espírito de Píton pelo qual aquela moça fazia suas adivinhações:
1.    Pitonisa – Pítia - Mulher que vive de predizer o futuro;
2.    Píton – Espírito pelo qual se predizia o futuro;
3.    Píton – Uma das duas cidades-celeiros edificadas pelos israelitas escravizados no tempo de Ramsés II rei do Egito;
4.    Píton – Mágico, adivinho, mago, necromante, etc.
5.    Píton – Serpente mitológica morta pelo deus Apolo
6.    Píton – Espírito demoníaco
7.    Píton – Um neto de Meribe-Baal (1º Cr 8.35; Ex 1.11)

         O Píton era uma serpente mítica adorada em Delfos e associada ao oráculo délfico; o termo “Píton” veio a ser aplicado às pessoas pelas quais o espírito de Píton supostamente falava (O termo Pitonisa origina-se também de Píton com o significado de sacerdotisa de Apolo e necromante). Como essas pessoas falavam involuntariamente o termo ventríloquo era empregado em referência a elas. Não se sabe realmente até que ponto elas prediziam o futuro.
        
             No passado os crentes sofriam perseguições e eram proibidos de propagar o evangelho de Jesus Cristo, eram presos e muito humilhados; mas, inevitavelmente havia o crescimento, e a expansão da igreja era notada em todos os seguimentos da sociedade.
             Muita gente: ricos, pobres, negros e brancos eram impactados pela Palavra pregada com poder e autoridade pelos servos do Senhor que destemidamente enfrentavam o poder das trevas e prevaleciam contra o inimigo das nossas almas.
             A eficácia da mensagem de salvação era vista através dos milagres e prodígios realizados através das orações de crentes simples, mais, comprometidos com a verdade, crentes que buscavam o favor e o consolo do Todo Poderoso, homens e mulheres que tinham as mesmas necessidades que nós temos hoje, só que as dificuldades deles eram ainda maiores que as que enfrentamos; mas, estes crentes apesar das dificuldades eram felizes e não sentiam falta de nada, pois, constantemente eram surpreendidos por milagres, Deus sempre enviava o necessário para suas vidas. Estes crentes eram cheios de poder, unção e autoridade, ali não era necessário gritar e nem tão pouco ameaçar para que os demônios obedecessem a sua voz que era cheia da autoridade de Deus; veja o caso de Paulo; diz a Bíblia que ele ficou muito perturbado com a ação do diabo na vida daquela jovem escrava, ao ponto de usar sua autoridade e expulsar o espírito que a atormentava.
             Liberta a moça teve uma mudança significativa na sua vida, de escrava do diabo a nova criatura em Cristo, Aleluia. Agora tudo seria diferente, ela passou a viver em família, a primeira coisa que o diabo tenta fazer é destruir as famílias, pois este é o único modo de enfraquecer a igreja, a família é o alicerce da sociedade, sem família não existe harmonia e com isso a igreja enfraquece.
            Se observarmos com detalhe o modo como Deus agiu neste episódio perceberemos que Deus estava preocupado não só com a escrava que tinha o espírito maligno que dominava sua vida; observe a preocupação de Deus com a família do carcereiro nas palavras ditas por Paulo “crer no Senhor Jesus e serás salvo tu e a tua casa” (At 16.31). Observe que Paulo e Silas estavam orando e cantando, estavam adorando ao Senhor; mesmo eles estando todos machucados estavam sentindo as delícias que só a intimidade com Jesus Cristo gera no coração dos salvos. Quem sabe Paulo estava com os lábios inchados e as dores eram muito fortes, mas, eles não deixaram de bem dizer ao Senhor e lhe agradecer por Deus lhes conservar a vida. Esta atitude de Paulo e Silas diante da situação em que se encontravam moveu o coração do Deus Todo-Poderoso.
             Deus se levanta do seu trono e ordenou que as forças das trevas fossem derrotadas.
             Deus mandou um terremoto. Um terremoto tão forte e poderoso que fez com que as cadeias dos infernos fossem quebradas e os servos do Senhor foram libertos, em contra partida proporcionou aos outros presos através de Paulo e Silas a oportunidade de se redimir diante de Deus aceitando a Jesus Cristo como Senhor e Salvador de suas vidas.
            Ao ver que todas as cadeias dos presos haviam sido soltas o carcereiro quis matar-se, pois se ele não fizesse com certeza seus superiores o fariam, e também destruiriam seus filhos, pois, a fuga de prisioneiros naquela época era punida desta forma.
             Observe que quando Paulo lhe disse para que não fizesse nenhum mal contra si, pois todos os prisioneiros estavam ali; entendendo que isto era uma ação direta de Deus, que o ocorrido era a ação do sobrenatural divino operando ali naquele momento, ao tomar conhecimento deste fato o carcereiro pergunta a Paulo e a Silas: “senhores o que é necessário que eu faça para me salvar”?
             A resposta foi simples; pois nem ele nem ninguém precisaria fazer nada, pois, nada que você faça pode lhe dar a salvação! E então o que é que me garante salvação? Simples. “Crer no Senhor Jesus Cristo e serei salvo, juntamente com a minha casa”. E é isto meus queridos e amados irmãos que devemos fazer, precisamos a exemplo de Paulo e Silas perturbar os moradores da terra, como disse o profeta Joel (Jl 2.1), devemos tocar a buzina em nossa cidade, precisamos deixar as pessoas enxergarem que Deus está trabalhando nas nossas vidas. As pessoas devem ficar perturbadas em ver como Deus está nos abençoando, nos fazendo prosperar, como Deus opera milagres nas nossas vidas, como somos capazes de levar o amor e a paz para os aflitos.
             Agite e perturbe as pessoas que convivem com você, faça com que elas percebam Deus na sua vida, deixe Deus te usar, dê lugar ao Espírito Santo, pois, com toda certeza Deus tem algo reservado para fazer através de você.
             Paulo e Silas agitaram a cidade de Filipos e você? Você está agitando em algum lugar? Seja um agitador de Jeová e veja como sua vida vai mudar.
             Eu sei o quanto é difícil é fazer a obra de Deus, mas, eu procuro fazer assim mesmo, pois, fazer a obra de Deus me dá satisfação.     
            Sinto-me um miserável por não fazer mais ainda, Deus sabe que tenho dificuldades, sabe dos problemas que enfrento. Mas Deus está fazendo grandes milagres na minha vida.

Seja você também um agitador de Jeová.

revendo valores

Reverencia no Culto a Deus