Deus nos livra do perigo

sábado, 28 de junho de 2014

Lo debar nunca mais


Muitas vezes somos expostos a sentimentos, emoções e situações que geram feridas profundas em nossa alma e acabam por influenciar nossas atitudes, a forma como nos relacionamos com outras pessoas e até mesmo nossa condição de vida.

 Em I Samuel 18:1-4, vemos o estabelecimento de um pacto de amor entre Jonatas, filho do rei Saul e príncipe herdeiro do trono, e Davi, ungido por Deus para ser o próximo rei de Israel. No capítulo 31:2 vemos a morte de Jonatas e, em II Samuel 1:26 vemos Davi chorando a morte de Jonatas.

 Em II Samuel 4:4 somos apresentados a Mefibosete, filho de Jonatas que, aos cinco anos de idade, tornou-se aleijado devido a uma queda quando sua ama saiu às pressas, após receber a notícia da morte de Saul e Jonatas. Esse menino, neto do rei e filho do príncipe herdeiro, estaria destinado à sucessão do trono de Israel, caso seu pai não tivesse morrido. Agora, aleijado, já não teria mais o direito de pleitear ao trono. Não teve uma infância normal. Não correu com as outras crianças. Foi levado a Lo Debar, e lá ficou e foi levando sua vida. Já não possuía mais a riqueza de Saul e Jonatas. No esquecimento, na obscuridade, vivia em Lo Debar.

Porém, muitos anos depois, Davi lembrou-se daquela aliança com Jonatas e procurou saber se havia algum descendente vivo, para que pudesse usar de bondade para com ele (II Samuel 9:1-13). Falaram-lhe sobre Mefibosete. Imediatamente, pediu que o trouxessem à sua presença. Mefibosete apresenta-se como “um cão morto”. Aqui vemos a autoestima de um homem que não tinha mais perspectiva alguma na vida. Um cão morto. Nem se considerava mais gente. Simplesmente um cão morto.
Naquele momento, por amor a Jonatas, Davi lhe restitui tudo que pertencia à sua família, ao seu pai e ao seu avô. Davi também determina que, daquele dia em diante, ele comeria todos os dias à sua mesa e seria tratado como um de seus próprios filhos. De cão morto em Lo Debar a filho do rei em Jerusalém.

Assim Deus faz conosco. Por amor a Jesus, que morreu por nossos pecados, Deus nos chama de Lo Debar, aquele mundinho que criamos para nos escondermos das circunstâncias adversas da vida e acabamos nos acostumando à miséria, auto-comiseração, mediocridade, inércia, medo, frustração, falta de perspectiva.
Deus nos chama de Lo Debar para o Seu palácio onde, por amor de seu filho, ele nos oferece sua mesa, para que dela comamos todos os dias, em sua presença. Na mesa do rei está todo o suprimento que necessitamos. E está lá, à nossa disposição. Somos tratados como filhos e já não temos mais nada a ver com Lo Debar. A única coisa que temos que fazer é comer da mesa do rei. Nos alimentarmos da Sua Palavra, em sua presença, todos os dias de nossas vidas.


Nesse momento, tudo o que vivemos em Lo Debar já não conta. Entretanto, muitas vezes nós saímos de Jerusalém e retornamos a Lo Debar. Quando não damos ouvidos à Palavra de Deus, quando não entramos em sua presença em oração e permitimos que os velhos medos, frustrações, desesperos, falta de perspectiva ocupem novamente nossas mentes.
A boa notícia do evangelho é clara: LO DEBAR NÃO É MAIS O SEU LUGAR! Você foi chamado pelo rei para comer da sua mesa. Deixe Lo Debar para trás e nunca mais retorne para lá, você não precisa mais disso. Jesus já pagou o preço, sofreu em nosso lugar, para que agora tenhamos acesso ao trono do Pai

A Bem Aventurança dos Humildades

Bem aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus (Mateus 5.3)

A humildade é uma qualidade moral que embeleza o caráter do verdadeiro cristão. Segundo o texto em estudo, o Reino dos céus é dos humildes, isto porque, de acordo com o apóstolo Pedro, "Deus resiste aos soberbos, contudo, aos humildes concede a sua graça" (I Pe 5.5).

A humildade é bem-vinda em qualquer área do viver humano, o contrário disso é sinônimo de dificuldade de convivência, pois não é fácil lidar com pessoas arrogantes, iracundas, coléricas, intolerantes e orgulhosas. Nossa humildade é autenticada pela intensidade da nossa devoção a Deus.

I. BEM AVENTURADOS OS HUMILDES DE ESPIRITO

Jesus nos revelou que devemos obedecer seu ensino, aprendendo com Ele a ser manso e humilde. Isso nos revela que, a humildade é uma virtude a ser aprendida! Como Jesus ensinava o conceito de humildade?
Por parábolas, fazendo comparações e, sobretudo, pelo exemplo de vida. Ele ensinou, por exemplo, no lava-pés a humildade e serviço voluntário ao próximo. Pedro, por outro lado, manifestou autocon-fiança, presunção, soberba antes de negá-lo por três vezes.

A tradução da palavra humilde, vem do original ptochoi to pneumati, e a tradução de ptochós é literalmente pedinte, pobre, miserável, impotente; Já a palavra pneuma significa espírito e está em foco o espírito com a parte da personalidade humana ou representativa da vida anterior, ou ainda a pessoa em si. É a vista da pobreza espiritual.

A humildade se manifesta em nosso relacionamento com o próximo: "Nada façais por partidarismo ou vanglória, mas por humildade, consi-derando cada um os outros superiores a si mesmo" - principalmente a Deus!

Quem se considera auto suficiente ou independente de Deus é orgu-lhoso e dificilmente receberá algo Dele. Por outro lado, é feliz quem se considera um ninguém, um "zero à esquerda", completamente vazio e falido espiritualmente, sem nada, arrasado e alquebrado diante da grandeza de Deus. Apenas o humilde percebe o quanto está distante do padrão de excelência e caráter de Cristo.

Deus somente poderá agir em nós quando estivermos vazios de nós mesmos (ego). 

II. "PORQUE DELES É O REINO DOS CÉUS"

Portanto, o reino dos céus pertence aos humildes! Sendo assim, resiste aos soberbos. O reino dos céus é dos humildes e dos humilhados, porque eles esperam Deus agir em seu favor. Está escrito que quem se humilha será exaltado, ou seja, quem faz de Deus seu "vingador" e entrega em suas mãos todos os agravos e injustiças sofridos e no tempo ou ocasião oportuno Ele age, fazendo a devida reparação e restabelecendo nosso direito. Ex. José do Egito

PROVÉRBIOS 29.23 " A soberba do homem o abaterá, mas o humilde de espírito obterá a honra".

III. CONCLUSÃO
Todo cristão renascido é um peregrino na terra e sua jornada consiste no permanente aprendizado. Deus está construindo o caráter de Cristo em nós. Quanto mais cheios do Espírito Santo, tanto mais humildes seremos.  

Podemos afirmar que assim que uma pessoa se converte, ela será "humilhada" quantas vezes for necessário até aprender a ser humilde nos olhos de Deus.

A natureza do velho homem não gosta de ser humilhada.



Salmo 37.23,24

Os passos de um homem bom são confirmados pelo Senhor, e ele deleita-se no seu caminho. Ainda que caia, não ficará prostrado, pois o Senhor o sustem com a sua mão.

O Segredo da Vitória: é a fé! creia!!
“A fé é a certeza de que vamos receber as coisas que esperamos e a prova de que existem coisas que não podemos ver.” (Hebreus 11. 1)

Tudo que está acontecendo com você é treinamento de Deus para você chegar onde Deus quer.
Creia! Deus está no controle! O milagre vai chegar.

Você pode dizer - "Está todo mundo contra mim. "Eu não sei o que vou fazer..." " Está difícil demais."
Creia! Você está dentro do propósito de Deus. Mesmo que a luta seja grande. Pela Fé eu declaro que você vai chegar até o lugar que Deus quer que você chegue!!

Certa feita ao passar perto de um pântano, um grupo de turistas foi atraído por um irresistível aroma, curiosos saíram da estrada, para encontrar tão agradável cheiro.
Ao se aproximarem do pântano viram surpresos em meio a lama, um lindo lírio branco como a neve!
Ficaram observando por algum tempo, E VIRAM A CAUSA DO AGRADÁVEL CHEIRO; enquanto o vento batia no lírio, o empurrava contra um espinho, e ao ser machucado ele exalava o delicioso cheiro.

As lutas que vem sobre tua vida são como o espinho, te machucam, é verdade! Mas; as tuas lágrimas e o louvor, são o suave cheiro que agradam o jardineiro... 

Permaneça na fé e na esperança; pois DEUS é o teu fiel jardineiro, e não vai te desamparar e nem deixar tua fé morrer; pelo contrário, a tua alma vai conhecer um DEUS maravilhoso e que recompensa aqueles que são provados!


Você é Um Lírio Muito Especial para DEUS!!!

As portas de Jerusalém


No Antigo Testamento (AT), as portas das casas e das cidades eram de ferro, de madeira ou de cobre (I Sm 4:18, At 12:10-13). As portas da cidade eram os lugares de maior afluência do povo para negócios, processos judiciais, conversas, passatempos (Gn 19:1, Dt 17:5, Rt 4:1-12, II Sm 15:2, II Rs 7:1, Jó 29:7, Pv 31:23, Am 5:10-12). Essas portas tinham conselhos e escritórios junto a elas. Eram de dois batentes, cerravam-se com fechaduras e ainda com barras de ferro. As cidades importantes eram muradas e tinham uma ou mais portas que eram de máxima importância para a sua segurança. Como não havia praças nas antigas cidades da Palestina, o povo se encontrava junto às portas que começaram a ser sinônimo de lugar público. Para os Hebreus, a porta era como a ágora dos gregos e o fórum para os romanos. Na ocasião das guerras, a guarnição de defesa era redobrada junto às portas, quando se conquistavam as portas era sinal de que a cidade fora subjugada. Deus ama as portas antigas e gloriosas de Jerusalém porque protegem a cidade santa e a guardam em paz e segurança (Sl 24:7-9, 87:2, 147:12 e 13). 

SIGNIFICADOS:

    1)    Porta Do Vale - Ne 2:13. "De noite saí pela Porta do Vale, para a banda da Fonte do Dragão, e para a Porta do Monturo, e contemplei os muros de Jerusalém, que estavam assolados, cujas portas tinham sido consumidas pelo fogo."
Significado: Lugar por onde saíam as impurezas, representando que a Cidade Santa deveria estar sempre limpa.
"Raça de víboras, como podeis falar coisas boas, sendo maus? Porque a boca fala do que está cheio o coração. O homem bom tira do tesouro bom coisas boas; mas o homem mau do mau tesouro tira coisas más." Mt 12:34 e 35.
Esta porta representa a limpeza que devemos fazer em nosso coração, pois para que o Espírito de Deus habite em nós, é necessário que a nossa vida esteja no altar de Deus. Como ramos da videira que produzem frutos bons, é necessário que sejamos constantemente limpos para que venhamos a produzir mais fruto ainda. Daí a importância de estarmos com o coração aberto para que o Senhor purifique a nossa vida.

    2)    Porta Da Fonte (águas) - Ne 2:14. "Passei à Porta da Fonte, e ao açude do rei; mas não havia lugar por onde passasse o animal que eu montava."
Significado: Simboliza a bênção divina constantemente a brotar da nascente.
"Aquele, porém, que beber da água que eu lhe der, nunca mais terá sede, para sempre; pelo contrário, a água que eu lhe der será nele uma fonte a jorrar para a vida eterna." Jo 4:14.
A Porta da Fonte representa para nós a necessidade da presença do Espírito Santo, porque assim como no deserto a água é um elemento indispensável para a vida, o Espírito de Deus é fundamental para o sustento de nossa alma. Por isso é importante que nós estejamos buscando esta fonte que é Jesus, pois Ele nos dará água da vida, que é o Espírito Santo. "Como suspira a corça pelas correntes das águas, assim, por Ti ó Deus, suspira a minha alma." Sl 42:1.

    3)    Porta Das Ovelhas (gado) - Ne 3:1. "Então se dispôs Eliasibe, o sumo sacerdote, com os sacerdotes seus irmãos, e reedificaram a Porta da Ovelhas; consagraram-na, assentaram-lhes as portas, e continuaram a reconstrução até à Torre dos Cem e à Torre de Hananeel."
Significado: Por ser a única porta consagrada, era a mais importante. Representava a expiação dos pecados de Israel. "Mas Ele foi traspassado pelas nossas transgressões, e moído pelas nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre Ele, e pelas Suas pisaduras fomos sarados. Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo caminho, mas o Senhor fez cair sobre Ele a iniquidade de todos nós. Ele foi oprimido e humilhado, mas não abriu a boca; como cordeiro foi levado ao matadouro; e como ovelha muda perante os Seus tosquiadores, Ele não abriu a Sua boca." Is 53:5-7. 
Esta porta representa o sacrifício perfeito de Jesus pela humanidade, ensinando que devemos morrer para o mundo, para que também a vida de Jesus se manifeste em nossa carne mortal, pois devemos com Ele morrer, para que também com Ele tenhamos a vida eterna.

 4)    Porta Do Peixe - Ne 3:3. "Os filhos de Hassenaá edificaram a Porta do Peixe; colocaram-lhes as vigas, e lhe assentaram as portas com seus ferrolhos e trancas."
Significado: Simboliza a dedicação de pescadores ao trabalho de proclamar as boas novas de salvação.
"Caminhando junto ao Mar da Galiléia, viu dois irmãos, Simão chamado Pedro, e André, que lançavam rede ao mar, porque eram pescadores. E lhes disse: Vinde após Mim, e Eu vos farei pescadores de homens." Mt 4:18 e 19.
Esta porta representa para nós a preocupação de pregar o evangelho para toda a criatura, pois os peixes representam as almas sedentas que estão no mundo e nós somos chamados como pescadores para levá-los ao Reino de Deus.

    5)    Porta Velha - Ne 3:6. "Joiada, filho de Paseia, e Mesulão, filho de Besodias, repararam a Porta Velha; colocaram-lhe as vigas, e lhe assentaram as portas com seus ferrolhos e trancas."
Significado: Representa a tradição e a história falada dos Hebreus, mantendo as gerações informadas acerca de sua origem, da sua proteção miraculosa da parte do Deus vivo, do Deus de Israel que os escolhera para serem o Seu povo.
"Tão-somente guarda-te a ti mesmo, e guarda a tua alma, que te não esqueças daquelas coisas que os teus olhos têm visto, e se não apartem do teu coração todos os dias da tua vida, e os farás saber a teus filhos e aos filhos de teus filhos. Não te esqueças do dia em que estiveste perante o Senhor teu Deus em Horebe, quando o Senhor me disse: Reúne este povo, e os farei ouvir as minhas palavras, a fim de que aprendam a temer-Me todos os dias que na Terra viverem, e as ensinarão a seus filhos." Dt 4:9 e 10. Esta porta simboliza para nós a responsabilidade que temos de passar para os nossos filhos os mandamentos que Senhor nos deu, fazendo-os conhecer o que Deus tem feito por nós e orientando-os a obedecer a Sua Palavra. "Ensina a criança no caminho em que deve andar, e ainda quando for velho não se desviará dele." Pv 22:6.

    6)    Porta Dos Cavalos - Ne 3:28. "Para cima da Porta dos Cavalos repararam os sacerdotes, cada um defronte das suas casas."
Significado: Simboliza as batalhas e lutas. "Que diremos, pois, à vista destas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós? Aquele que não poupou a Seu próprio Filho, antes, por todos nós O entregou, porventura não nos dará graciosamente com Ele todas as coisas? Quem intentará acusação contra os eleitos de Deus? É Deus quem os justifica. Quem os condenará? É Cristo quem morreu, ou antes, Quem ressuscitou, o Qual está à direita de Deus, e também intercede por nós. Quem nos separará do amor de Cristo? Será a tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada? Como está escrito: Por amor de Ti somos entregues à morte o dia todo; fomos considerados como ovelhas para o matadouro. Em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou. Porque eu estou bem certo de que nem a morte, nem a vida, nem anjos, nem principados, nem coisas do presente, nem do porvir, nem poderes, nem altura, nem profundidade, nem qualquer outra criatura poderá separar-nos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor." Rm 8:31-39.
A Porta dos Cavalos representa na nossa vida as lutas que enfrentamos diariamente. Sendo que a maior destas lutas é contra a nossa carne, pois ela milita contra o espírito com a intenção de nos afastar de Deus, sendo que em pecado fomos concebidos e o nosso coração tende para o mal.

    7)    Porta Oriental - Ne 3:29. "Depois deles reparou Zadoque, filho de Imer, defronte de sua casa, e depois dele, Semaías, filho de Secanias, guarda da Porta Oriental."
Significado: Representa a volta do Senhor Jesus. "Porquanto o Senhor mesmo, dada a Sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta de Deus, descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro; depois nós, os vivos, os que ficarmos, seremos arrebatados juntamente com eles, entre as núvens, para o encontro do Senhor nos ares, e assim estaremos para sempre com o Senhor." 1 Ts 4:16 e 17.
Esta porta por representar a volta do Senhor, significa que devemos estar prontos para o grande dia do arrebatamento, onde iremos nos encontrar com o Senhor nos ares. Devemos estar firmes no Senhor, pois Ele nos garante: "Sê fiel até á morte, e dar-te-ei a coroa da vida." Ap 2:10.

8) Porta Da Guarda - Ne 3:31. "Depois dele reparou Malquias, filho dum ourives, até à casa dos servos do templo e mercadores, defronte da Porta da Guarda, até ao eirado da esquina."
Significado: Guardar e vigiar. Devemos guardar a Palavra de Deus em nosso coração para não pecarmos contra Ele, vigiando e orando em todo o tempo, para que não venhamos a cair em tentação, pois o espírito está pronto mas a carne é fraca.

CONCLUSÃO

    1)    Literalmente, as portas apontam para a posição geográfica na rota de acesso que ligava a cidade em diferentes partes.

    2)    Profeticamente, apontam para as atividades e compromisso que cada cristão deve ter para com Deus.

    3)    Espiritualmente, cada porta ilustra responsabilidade e dedicação desempenhadas por cada cristão.

    4)    Historicamente, sugere a ideia de superabundância, que provém de uma raiz hebraica - engordar ou desfrutar.

    Que ao estudarmos sobre os significados de cada porta possamos receber preciosas lições para a nossa vida espiritual.


sexta-feira, 27 de junho de 2014

Jejun, fome de Deus

O jejum é uma prática milenar, porém em desuso na igreja cristã contemporânea. O jejum está presente tanto no Antigo como no Novo Testamento. Os profetas, os apóstolos, Jesus e muitos homens de Deus ao longo da história experimentaram os benefícios espirituais por intermédio do jejum.
Os santos de Deus em todos os tempos e em todos os lugares não somente creram no jejum, como também o praticaram. Hoje, porém, são poucos os crentes que jejuam com regularidade e ainda há muitas dúvidas acerca da sua necessidade e de seu funcionamento.
O que é jejum? É a abstenção de alimento por um período definido para um propósito definido. O jejum não é apenas abstinência de alimento. Não é um regime para emagrecer. Ele deve ter propósitos espirituais claros. Jejum é fome de Deus, é saudade do céu.
A Bíblia diz que comemos e bebemos para a glória de Deus e também jejuamos para a glória de Deus (1Co 10.31). Se comemos para a glória de Deus e jejuamos para a glória de Deus, qual é a diferença entre comer e jejuar? Quando jejuamos nos alimentamos do pão da terra, símbolo do Pão do céu; mas quando jejuamos não nos alimentamos do símbolo, mas da essência, ou seja, nos alimentamos do próprio Pão do céu. Jejuar é amar a realidade acima do emblema. O alimento é bom, mas Deus é melhor (Mt 4.4; Jo 4.32.)
A comunhão com Deus deve ser a nossa mais urgente e apetitosa refeição. Nós glorificamos a Deus quando o preferimos acima dos seus dons.
O maior obstáculo para o jejum não são as coisas más, mas as coisas boas. Nem sempre nos afastamos de Deus por coisas pecaminosas em si mesmas. Os mais mortíferos apetites não são pelos venenos do mal, mas pelos simples prazeres da terra, os deleites da vida (Lc 8.14; Mc 4.19). "Os prazeres desta vida" e "os desejos por outras coisas" não são um mal em si mesmos. Não são vícios. São dons de Deus
. No entanto, todas elas podem tornar-se substitutos mortíferos do próprio Deus em nossa vida. Jesus disse que antes de sua volta as pessoas estarão vivendo desatentas como a geração que pereceu no dilúvio. E o que elas estavam fazendo? Comendo e bebendo, casando-se e dando-se em casamento (Mt 24.37-39). Que mal há em comer e beber, casar e dar-se em casamento? Nenhum! Mas, quando nos deleitamos nas coisas boas e substituímos Deus pelas dádivas de Deus estamos em grande perigo.
O jejum não é fome de coisas boas; o jejum é fome de Deus. O jejum não é fome de coisas que Deus dá; o jejum é fome do Deus doador. Nossa geração corre atrás das bênçãos de Deus em vez de buscar o Deus das bênçãos. Deus é melhor do que suas dádivas. O abençoador é melhor do que a bênção.
O propósito do jejum não é obter o favor de Deus ou mudar a sua vontade (Is 58.1-12). Tampouco impressionar os outros com uma espiritualidade farisaica (Mc 6.16-18). Nem é para proclamar a nossa própria espiritualidade diante dos homens. Jejum significa amor a Deus. Jejuar para ser admirado pelos homens é ter uma motivação errada.
Jejum é fome do próprio Deus e não por aplausos humanos (Lc 18.12). É para nos humilharmos diante de Deus (Dn 10.1-12), para suplicarmos a sua ajuda (2Cr 20.3; Ed 4.16) e para voltarmo-nos para Deus com todo o nosso coração (Jl 2.12,13). É para reconhecermos a nossa total dependência divina (Ed 8.21-23). O jejum é um instrumento para fortalecer-nos com poder divino, em face dos ataques do inferno (Mc 9.28,29).
É tempo da igreja jejuar! É tempo da igreja voltar-se para Deus de todo o seu coração, com jejuns e com pranto. É tempo de buscar um reavivamento verdadeiro que traga fome de Deus em nossas entranhas, que traga anseio por um profundo despertamento da realidade de Deus em nossa igreja, em nossa cidade, em nossa nação!

revendo valores

Reverencia no Culto a Deus