Deus nos livra do perigo

domingo, 12 de outubro de 2014

amigo verdadeiro



“Em todo o tempo, ama o amigo; e na angustia nasce o irmão” Provérbios 17.17.

           Ninguém vive sozinho. Todos nós precisamos ter amigos; tudo quanto se faz ou se deseja fazer necessita da participação de terceiros, quer seja para ajudar na concretização do projeto ou até mesmo para simplesmente fazer um elogio; Não tem nada que satisfaça mais o ego de uma pessoa do que ela obter reconhecimento de algo que acaba de realizar; é a satisfação, e realização pessoal, é o sonho que se concretizou; quando alguém nos dá os parabéns pelos nossos feitos nos sentimos bem intimamente, e nos sentimos forte para dar andamento em qualquer outro projeto que tenhamos em mente.
            É. Uma amizade sincera faz-nos sentir útil e feliz, da-nos a oportunidade de ser-mos companheiros, ensina-nos a compaixão, da-nos o prazer de aprender a amar o próximo e o privilégio de sentir-mo-nos amados; é a sensação de estabilidade e segurança tão importantes na vida dos seres humanos.

            E aconteceu que, em um daqueles dias, estava ensinando, e estavam acentados ali fariseus e doutores da lei que tinham vindo de todas as aldeias da Galiléia e da Judéia, e de Jerusalém. E a virtude do Senhor estava com ele para curar. E eis que uns homens transportaram numa cama um homem que estava paralitico e procuravam fazê-lo entrar e pô-lo diante dele. E, não achando por onde o pudessem levar, por causa da multidão, subiram ao telhado e, por entre as telhas, o baixaram com a cama até ao meio diante de Jesus. E, vendo-lhes a fé, Jesus disse ao paralitico: Homem, os teus pecados te são perdoados” (Lc 5. 17-20).
            A priori todo o cristão tem o dever de levar às pessoas a presença do Senhor Jesus Cristo para que elas sejam participantes dos benefícios da libertação e por meio da fé em Jesus Cristo e d’Ele receba a salvação que nos é proposta por Deus mediante o sacrifício vicário de Cristo.
            Nós observamos no relato bíblico de Lucas que este homem que se achava paralítico gozava de bons relacionamentos e de boas amizades, aja vista que os quatro homens que o transportaram a presença de Jesus Cristo fizeram grandes esforços para obter êxito no propósito de fazêlo chegar até onde estava aquele que podia restaura-lhe a saúde.
            Amizade e dedicação são frutos de equilíbrio emocional, só pessoas equilibradas emocionalmente conseguem se relacionar com outras pessoas sem que haja atritos, um verdadeiro amigo é aquele que a exemplo destes quatro homens da narrativa de Lucas, não medem esforços para ajudar ao amigo necessitado.
            Eu tive um amigo na minha juventude, quando ainda estaca no colégio em Boca da Mata, cidade onde me criei. Tito era um cara legal, era companheiro fiél; aprontávamos juntos tudo o que se pode imaginar na área de travessuras, nós morávamos na mesma rua estudávamos na mesma escola. Tínhamos muitas coisas em comum, exceto gostar de futebol, eu, nunca me interessei por este esporte para torcer por algum time ou até mesmo para práticalo, o meu negócio era outro. Um dia me envolvi numa briga com alguns rapazes da nossa escola, o Tito fez uma coisa que chamou a atenção de todos, ele movimentou quase todo o colégio em meu favor, ele mais parecia ser meu irmão mais velho pela forma como ele agiu para me ajudar; ele cuidou de mim como se cuida de um irmão mais novo e eu sou mais velho que ele três ou quatro anos. “Em todo o tempo, ama o amigo; e na angustia nasce o irmão” Pv 17.17.

            Quando eu viajei para o estado de São Paulo em 1988 para trabalhar eu fiquei muito triste, a dor da separação de um amigo leal é muito grande, sem contar que eu não tinha um bom relacionamento com minhas irmãs, então o Tito era amigo e irmão ao mesmo tempo; era com ele que eu conversava. Depois de alguns meses em Lençóis Paulista SP, perdemos o contato e depois disso poucas vezes o vi, pois dificilmente eu vou a Boca da Mata.
            O paralitico contou com a ajuda de quatro amigos fiéis, dispostos a enfrentar qualquer obstáculo para lograr êxito no propósito de ajudalo. É a amizade sincera, o amigo sente a necessidade do outro, as dores dele são as suas dores.
             Existem quatro coisas que voce pode fazer para obter êxito nos seus projetos que são:

·         Ser perseverante,
·         Ser paciente,
·         Ser corajoso e
·         Ser cheio de fé.
           
            Estes são os requisitos básicos da vida de um crente vencedor. Eu costumo dizer que os amigos do paralitico se chamavam: Amor, Fé, Coragem e Persistência.

1.     O Amor - não teme diante dos obstáculos, tudo supera. O amor pelo paralitico fez com que seus amigos subissem ao telhado e fizessem um buraco para introduzililo na casa.

2.     A Fé - é corajosa e tem convicção de ser capaz de lograr êxito em seus objetivos. A é a convicção de que se chega ao lugar que se deseja ir.

3.     A Coragem - promove ânimo e fortalece os joelhos cansados e as mãos que desfalecem forçando-os a prosseguir, pois eles precisavam subir ao telhado e fazer um buraco para descer seu amigo até a presença de Jesus Cristo.

4.     Persistência - a persistência é ainda mais forte que a insistência. Não desiste de nada e ainda se prover da certeza de que por meio da Fé conseguem-se tudo que deseja.

          É por isso que tanto eu como voce precisamos ter bons amigos. O Amor, a , a Coragem e a Persistência para que possamos nos aproximar de Jesus Cristo e obter dele por meio da Fé tudo que desejamos e o que precisamos para ser-mos cristãos abençoados.

          “Em todo o tempo ama o amigo, que na angustia nasce o irmão” Pv 17.17 “Há amigos que são mais chegados que um irmão, o homem que tem muito amigos pode congratulasse” Pv 18.24.

           

revendo valores

Reverencia no Culto a Deus