Deus nos livra do perigo

quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Saída para o estresse



Transito infernal, corrida contra o relógio, problemas financeiros, hostilidade generalizada - eis ao principais ingredientes de um mal moderno chamado “estresse”. Para a maioria das pessoas, ele é inevitável. Mas pode ser controlado, até certo ponto, se você aprender a conviver com ele.
Uma saída é esforçasse por desenvolver uma via equilibrada. É claro que, em um mundo adverso, isso não é fácil. Há, contudo, um pacote de atitudes que pode dar certo.
Você sabe que o homem é um todo composto dos aspectos físico, mental, social e espiritual. O desenvolvimento harmonioso desses quatro aspectos não é nada mais nada menos do que uma vida equilibrada.
A Bíblia Sagrada afirma que o corpo é o “templo do Espírito” 1ª Co 6.19. Se ele é um templo, deve ser preservado.
A coisa porém, vai mais longe, pois o corpo e a mente estão em intimo relacionamento. O que afeta um, afeta o outro. Por isso a mente deve ser positiva. Jogar as tensões pra escanteio é fruto d atitude de penar em “tudo que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama” Fl 4.8.
E para que você tenha um bom ritmo, é necessário manter um relacionamento social saudável, sem ódio e hostilidades. Aqui entra a ética cristã, que se baseia no amor verdadeiro, que “tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta” 1ª Co 13.7. o amor ao próximo – espécie de óleo que amacia as tensões sociais, é resultado de outra realidade: o amor de Deus, a dimensão espiritual.
Esses quatro aspectos, quando bem desenvolvidos, contribuem para você dominar as suas tensões. E para completar o ritmo da sua vida, Deus ainda lhe concede um dia de descanso semanal – o sábado que “foi que foi estabelecido por causa do homem e não o homem por causa do sábado” Mc 2.27. diz ainda a Bíblia Sagrada: “E havendo terminado no dia sétimo a Sua obra, que fizera, descansou nesse dia de toda a Sua obra que tinha feito. E abençoou Deus o dia sétimo e o santificou; porque nele descansou de toda a obra que, como criador fizera” Gn 2.2-3.
O sábado é uma pausa repousante, em que você refaz as forças físicas, mentais e espirituais, para o confronto com as tensões da vida moderna

Saída para a insuficiencia humana



O avanço cientifico e tecnológico não resolveu, nem resolverá jamais, o problema existencial do ser humano - essa sensação de que há algo sempre faltando, mesmo depois de termos concretizado nossos sonhos.
Para preencher esse vazio da alma humana, muitos procuram a companhia de outras pessoas. Mas o companheirismo que os amigos podem oferecer é muito pequeno para preencher o espaço infinito do coração humano.
Outros se dedicam diuturnamente a acumular riquezas. Mas o dinheiro também não resolve o problema. Podemos conquistar fortunas incalculáveis, e ainda que fosse possível conquistar o mundo todo, restaria ainda a ânsia de novas e maiores aquisições, nessa sede insaciável de preencher de preencher o vazio infinito do coração. Sexo, casamento, educação, são outras alternativas que o homem procura, na tentativa de encontrar a realização total, mas que produzem sempre o mesmo resultado: Uma e inexplicável sensação de vazio e insuficiência.

A solução que todos nós buscamos não está nesse mundo. Se estivesse a humanidade já o teria encontrado. A solução plena é produto de segurança absoluta e de paz interior, que só Deus pode dar. Só um Deus infinito pode preencher, com o seu amor, o espaço infinito do coração humano. E essa conquista espiritual está ao alcance de todos os que reconhecendo a sua insuficiência, aceitam o presente que o céu oferece – a vida eterna, através de Jesus Cristo: “Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus nosso senhor” Rm 6.23.
A salvação, portanto, é um presente que Deus oferece ao homem, não se pode pagar esse presente. Tudo o que se tem a fazer é aceita-lo.
Podemos aceita-lo assim como estramos, mas jamais permaneceremos como estamos. Porque ele irá transformar-nos. Irá operar em nós: “tanto o querer quanto o realizar, segundo a sua boa vontade” Fl 2.13. A obediência não nos salva. É a salvação que nos torna obedientes por meio de Cristo.

Saída para a morte



A morte é uma preocupação para todos nós. Na tentativa de evita-la, a ciência tem procurado novas fontes medicinais. Porém, quando a morte chega, o que se pode fazer? Ninguém mais da jeito.

Pelo fato de não podermos vence-la, desde a antiguidade tem-se cultivado ideias para aliviar sua gravidade. Os egípcios embalsamaram os corpos dos seus mortos, na esperança de reintegra-los à rotina da vida. Os egípcios e outros povos pagãos acreditam na imortalidade e na transmigração das almas, e invocam em favor das “almas desencarnadas” que eles consideravam “perdidas”.
Jesus assume uma atitude diferente diante da morte. Quando tomou conhecimento do falecimento de Lázaro, simplesmente disse: “Nosso amigo Lazaro adormeceu, mas vou para desperta-lo” Jo 11.11.
Jesus compara a morte ao sono e essa colocação confere com Eclesiastes 9.5: “Porque os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem coisa alguma”.
Jesus sabe o que realmente é a morte por isso a enfrenta com serenidade. Ele despertou Lazaro da morte e, ainda dispõe de poder para ressuscitar qualquer pessoas. “Não vos maravilheis disto, porque vem a hora em que todos que se acham no túmulo ouvirão a sua voz e sairão. Os que tiverem feito o bem, para a ressurreição da vida, e os que tiverem praticado o mal, para a ressurreição do juízo” Jo 5.28-29.
A more é um estado de sono, sem gloria e sem tormento. A saída está naquele que é a fonte da vida. “Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda eu morra viverá” Jo 11.25.

revendo valores

Reverencia no Culto a Deus