Deus nos livra do perigo

domingo, 27 de dezembro de 2015

As três profecias de Zacarias acerca Jesus Cristo, o Messias



Zacarias 6.12,13; 9.9 e11.12-13
Zacarias 6.12-13: E fala-lhe, dizendo: Assim fala e diz o SENHOR dos Exércitos: Eis aqui o homem cujo nome é Renovo; ele brotará do seu lugar e edificará o templo do SENHOR.
13 Ele mesmo edificará o templo do SENHOR, e levará a glória, e assentar-se-á, e dominará no seu trono, e será sacerdote no seu trono, e conselho de paz haverá entre ambos.;

Zacarias 9.9 Alegra-te muito, ó filha de Sião; exulta, ó filha de Jerusalém; eis que o teu rei virá a ti, justo e Salvador, pobre e montado sobre um jumento, sobre um asninho, filho de jumenta.

E Zacarias 11.12-13 E eu disse-lhes: Se parece bem aos vossos olhos, dai-me o que me é devido e, se não, deixai-o. E pesaram o meu salário, trinta moedas de prata.
13 O SENHOR, pois, me disse: Arroja isso ao oleiro, esse belo preço em que fui avaliado por eles. E tomei as trinta moedas de prata e as arrojei ao oleiro, na Casa do SENHOR.

Introdução: Jesus em toda sua vida cumpriu a vontade e a palavra de Deus. As promessas da Palavra Deus se concretizaram em Cristo. Vejamos três profecias de Zacarias acerca de Jesus Cristo:

1- Seu ministério: Zacarias 6.12,13
Efésios 2.20-22: edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que Jesus Cristo é a principal pedra da esquina; 21 no qual todo o edifício, bem ajustado, cresce para templo santo no Senhor, 22 no qual também vós juntamente sois edificados para morada de Deus no Espírito.

Zacarias profetizou que Jesus seria rei e sacerdote de forma plena.
Como Rei dos reis governaria a humanidade com justiça e poder.
Isaias 33.17Os teus olhos verão o Rei na sua formosura e verão a terra que está longe.
Mateus 27.11 E foi Jesus apresentado ao governador, e o governador o interrogou, dizendo: És tu o Rei dos judeus? E disse-lhe Jesus: Tu o dizes.
Mateus 27.37 ESTE É JESUS, O REI DOS JUDEUS.
Como Sacerdote traria o perdão dos pecados e intercederia pelos pecadores.
O ministério de Jesus foi nos abençoar!

Hebreus 5.5-6 Assim, também Cristo não se glorificou a si mesmo, para se fazer sumo sacerdote, mas glorificou aquele que lhe disse: Tu és meu Filho, hoje te gerei. Como também diz noutro lugar: Tu és sacerdote eternamente, segundo a ordem de Melquisedeque.

2- Sua entrada triunfal em Jerusalém: Zacarias 9.9
A entrada de Jesus em um jumentinho foi anunciada muito antes por Zacarias. Quando Jesus entrou em Jerusalém, o povo reconheceu que era o Messias adorando-o

Mateus 2:1 Ora, tudo isso aconteceu para que se cumprisse o que foi dito pelo profeta, que diz:  Dizei à filha de Sião: Eis que o teu Rei aí te vem, humilde e assentado sobre uma jumenta e sobre um jumentinho, filho de animal de carga.

Mateus 21.9 E as multidões, tanto as que iam adiante como as que o seguiam, clamavam, dizendo: Hosana ao Filho de Davi! Bendito o que vem em nome do Senhor! Hosana nas alturas!.

Isaias 60. 9 Certamente, as ilhas me aguardarão, e, primeiro, os navios de Társis, para trazer teus filhos de longe, a sua prata e o seu ouro com eles, na santificação do nome do SENHOR, teu Deus, e do Santo de Israel, porquanto te glorificou

Receba Jesus em sua vida!

3- A traição contra sua vida: Zacarias 11.12,13
Jesus foi traído por um de seus discípulos, Judas que o vendeu por trinta moedas de prata como foi predito pelo profeta Zacarias.

Zacarias 11.12-13 12 E eu disse-lhes: Se parece bem aos vossos olhos, dai-me o que me é devido e, se não, deixai-o. E pesaram o meu salário, trinta moedas de prata.
13 O SENHOR, pois, me disse: Arroja isso ao oleiro, esse belo preço em que fui avaliado por eles. E tomei as trinta moedas de prata e as arrojei ao oleiro, na Casa do SENHOR.

Salmo 41.9 Até o meu próprio amigo íntimo, em quem eu tanto confiava, que comia do meu pão, levantou contra mim o seu calcanhar.

Salmos 55.12-14 12 Pois não era um inimigo que me afrontava; então, eu o teria suportado; nem era o que me aborrecia que se engrandecia contra mim, porque dele me teria escondido, 13 mas eras tu, homem meu igual, meu guia e meu íntimo amigo. 14 Praticávamos juntos suavemente, e íamos com a multidão à Casa de Deus.

Jesus foi vendido como um escravo, mas na verdade é o Senhor dos Senhores Filipenses 2.11 e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai.

João 13.13 Vós me chamais Mestre e Senhor e dizeis bem, porque eu o sou.

1 Coríntios 8.6 todavia, para nós há um só Deus, o Pai, de quem é tudo e para quem nós vivemos; e um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual são todas as coisas, e nós por ele.
Reconhece Jesus como Senhor!

Conclusão: Receba o ministério sacerdotal e o reinado de Jesus em sua vida. Deixe Jesus entrar em seu coração e não o venda por nada, mas o reconheça como Senhor em sua vida.

revendo valores

Reverencia no Culto a Deus