Deus nos livra do perigo

quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

Transformando tragédia em vitória


Este é o escopo da mensagem que preguei no culto da vitória nesta quinta feira em nossa igreja aqui em Lençóis.

II Reis 4:1-7:” E uma mulher das mulheres dos filhos dos profetas, clamou a Eliseu dizendo: Meu marido, teu servo, morreu; e tu sabes que o teu servo temia ao SENHOR; e veio o credor a levar-me os meus dois filhos para serem servos.  E Eliseu lhe disse: Que te hei de eu fazer? Declara-me que é o que tens em casa. E ela disse: Tua serva não tem nada em casa, senão uma botija de azeite. Então, disse ele: Vai, pede para ti vasos emprestados a todos os teus vizinhos, vasos vazios, não poucos. Então, entra, e fecha a porta sobre ti e sobre teus filhos, e deita o azeite em todos aqueles vasos, e põe à parte o que estiver cheio.  Partiu, pois, dele e fechou a porta sobre si e sobre seus filhos; e eles lhe traziam os vasos, e ela os enchia. E sucedeu que, cheios que foram os vasos, disse a seu filho: Traze-me ainda um vaso. Porém ele lhe disse: Não há mais vaso nenhum. Então, o azeite parou. Então, veio ela e o fez saber ao homem de Deus; e disse ele: Vai, vende o azeite e paga a tua dívida; e tu e teus filhos vivei do resto.

Introdução:
· Nós servimos ao Deus do impossível! Quando enfrentamos situações aparentemente impossíveis, como momentos de tragédia, Deus está ao nosso lado tão disposto como pronto a nos ajudar e nos livrar de todas as aflições.
  Essa mulher estava enfrentando um momento muito difícil; primeiro a perda do marido, segundo os credores batendo à porta para levarem seus filhos como escravos. Vejam só que tragédia…
·  Essa história nos ensina que Deus é capaz de mudar as coisas e transformar as tragédias em bênçãos.

Veja agora as 7 etapas que antecedem a transformação de tragédias em bênçãos: 

I. Reagir a situação
A. Ela fez algo sobre a sua situação: Ela não sentou-se e ficou esperando que as coisas acontecessem. Foi proativa como ela enfrentou a tragédia: a morte de seu marido e a possibilidade de seus filhos se tornarem escravos.

B. Coisas a evitar:
1. Fatalismo - O que tem de acontecer, acontecerá,

2. Auto piedade - Porque essas coisas sempre acontecem comigo,

3. A condenação e a acusação - Deus não me você, eu não sou bom.

C. Exemplos: Josafá (2 Cr 20:3
Então, Josafá temeu e pôs-se a buscar o SENHOR; e apregoou jejum em todo o Judá) ficou alarmado e buscou o Senhor, Davi em Ziclague (1Sm 30:6 Davi muito se angustiou, porque o povo falava de apedrejá-lo, porque o ânimo de todo o povo estava em amargura, cada um por causa dos seus filhos e das suas filhas; todavia, Davi se esforçou no SENHOR, seu Deus) Davi se fortaleceu no Senhor.

II. Pedir a Deus
A. Ela clamou ao homem de Deus - Eliseu: Ele era o profeta, líder em Israel, o líder da escola de profetas.

B. Elizeu quis saber como ajudá-la: Eliseu sabia o que ela queria, mas permite a ela fazer o pedido. Precisamos ter objetivos claros e sermos específicos quando pedimos algo a Deus.

III. Sempre reconhecer o que você tem
A. O que você tem em sua casa? No primeiro momento ela disse que não tinha absolutamente nada. Não podemos desprezar o pouco que temos? (Zc 4:10a Porque quem despreza o dia das coisas pequenas?)

B. Geralmente a chave para a benção está conosco: Moisés tinha uma vara, Davi uma simples funda, os discípulos o lanche de um menino. Seu divino poder nos deu tudo que precisamos para a vida e piedade (2 Pe 1:3 “
Visto como o seu divino poder nos deu tudo o que diz respeito à vida e piedade, pelo conhecimento daquele que nos chamou por sua glória e virtude”).

IV. Sempre considerar a Palavra de Deus.
A. Ela ouviu atentamente as instruções: Isto é evidenciado pela sua obediência. Muitas vezes pedimos a Deus, mas não conseguimos ouvir as instruções. Suas instruções foram muito específicas.

B. O sucesso vem de ouvir atentamente a Palavra de Deus: Josué 1:8:
Não se aparte da tua boca o livro desta Lei; antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme tudo quanto nele está escrito; porque, então, farás prosperar o teu caminho e, então, prudentemente te conduzirás

V. Sempre colocar em pratica as instruções dadas por Deus
A. Ela fez o que o homem de Deus disse: Isso é muito mais difícil do que apenas ouvir. Aqui é onde você encontra a estrada. Talvez tenha sido constrangedor para ela ir aos seus vizinhos e pedir vasos emprestados.

B. Ela foi aos vizinhos, pegou os vasos, fechou a porta, e derramou óleo em todas as vasilhas; Ela obedeceu implicitamente.
Muitos recipientes vazios eram necessários. Você não pode encher os vasos que já estão cheios. Para recebermos a unção devemos nos esvaziar. Ela teve que fechar a porta e fechar as distrações e obstáculos na sua obediência a Deus.

VI. Sempre volte a pedir a Deus mais instruções
A. Ela não se tornou presunçosa após o sucesso: Depois que os vasos foram cheios ela teve uma grande abundância, mas teve o cuidado de continuar buscando a Deus para mais instruções. Ela não se baseou em seu sucesso para o futuro. Manteve sua dependência de Deus.

VII. Receba as bênçãos
A. A abundância de Deus: Sua necessidade era pagar a dívida para que seus filhos não fossem tomados como escravos.
Ela conquista isso e muito mais. Deus responde a oração com mais do que ela precisava. Efésios 3:20 diz: “Ora, àquele que é poderoso para fazer infinitamente mais do que pedimos ou pensamos, segundo o seu poder que opera em nós”.

B. Exemplos: Salomão pediu sabedoria para governar Israel; quatro amigos levaram um paralítico a Jesus para que Ele o curasse; o ladrão morrendo queria ser lembrado no reino de Jesus e Cornélio queria ouvir a Palavra de Deus. Eles receberam mais do que pediram.

Conclusão: Deus é um Deus redentor. Não importa a tragédia ou a situação, mesmo que seja aparentemente impossível de enfrenta-la, Deus é capaz de transformá-la em sucesso para as nossas vidas.

revendo valores

Reverencia no Culto a Deus