Deus nos livra do perigo

terça-feira, 24 de abril de 2018

Uma reflexão para sua vida! Ser cético, é sinal de sabedoria?

     Quando pensa no discípulo de Jesus chamado Tomé, uma palavra vem à mente: Duvida. Porém, seria mais correto chamar Tomé de “cético”, ao invés de incrédulo ou duvidador. Ceticismo nem sempre é algo ruim. Diz-se que ceticismo é o primeiro passo que uma pessoa pode dar em direção a verdade.

     O ceticismo nem sempre é um sinal de que uma pessoa esteja errada; o ceticismo pode ser um indicador de que essa pessoa está refletindo sobre o assunto. E, francamente eu acho que alguns cristãos deveriam usar um pouco mais de ceticismo, porque as vezes somos rápidos demais para acreditar em qualquer coisa que aparece. Nas coisas que nos são impostas supostamente como sendo verdades.

     Tomé só queria saber por si mesmo, a verdade sobre o que estavam lhe falando (Vimos o SENHOR; João 20.25). Ele não queria se basear na fé de outras pessoas, e eu admiro muito a pessoa portadora dessa qualidade (pessoa que não é tipo Maria vai com as outras). De fato, sabemos que ele perdeu a primeira aparição de Jesus quando veio aos seus discípulos.

     Então quando os discípulos quando viram Tomé e lhe contaram que Jesus tinha aparecido para eles, ele disse: Se eu não vir o sinal dos cravos em suas mãos e não meter o dedo no lugar dos cravos, e não meter a minha mão no seu lado, de maneira nenhuma o crerei(João 20.25).

     Na próxima vez que aconteceu o encontro entre Jesus e os discípulos, Tomé estava presente. Então Jesus convidou a Tomé a olhar e sentir as suas feridas, mas Tomé não precisou tocar nas feridas de Jesus; e o que foi que aconteceu? – O que aconteceu foi que Tomé disse: “Senhor meu e Deus meu”! E isso quer dizer então que Tomé não era simplesmente um incrédulo ou duvidador. Ele acreditou quando visualizou a realidade dos fatos. Tomé era um cético, porém, crente! Em uma outra ocasião em que Jesus disse aos discípulos que iria para Betânia, depois da morte de Lazaro, eles pensavam que a vida de Jesus estrava em perigo (Disseram-lhe os discípulos: Rabi, ainda agora os judeus procuravam apedrejar-te, e tornas para lá? João 11.8). Mas: Disse, pois, Tomé, chamado Dídimo, aos condiscípulos: Vamos nós também para morrermos com ele(João 11.16). Tomé estava disposto a sacrificar a sua própria vida em defesa de sua fé, e de fato ele o fez, pois, de acordo com a tradição da igreja, Tomé morreu como um mártir.

     Agora na minha simplicidade de cristão, como seu irmão em Cristo, eu pergunto a você que é cristão, sim a você que está sempre frequentando a igreja, participando dos cultos, participando da escola dominical, a voce que é dizimista e sempre contribui com as campanhas humanitárias realizadas pela sua igreja, você que contribui com a construção da nova sede do ministério; sim você mesmo! Você está disposto a sacrificar a sua própria vida em defesa da fé que voce diz ter em Deus? - Você é crente ou incrédulo?

     Você é capaz de acolher as pessoas que estão desesperadas em busca de solução para os problemas existenciais de suas vidas? Como você reage diante de uma pessoa que pede sua ajuda? - Você é crente ou incrédulo? Como você tem levado a sua vida de cristão? Você tem feito a sua parte como pessoa humana e como cristão você está ajudando o seu próximo?


Tauá 24 de abril de 2017
Pr João Correia


revendo valores

Reverencia no Culto a Deus