Deus nos livra do perigo

sábado, 12 de maio de 2018

A Construção do Templo


1ª Crônicas 22

1 E disse Davi: Esta será a Casa do SENHOR Deus, e este será o altar do holocausto para Israel.
2 E deu ordem Davi que se ajuntassem os estranhos que estavam na terra de Israel; e ordenou cortadores de pedras, para que lavrassem pedras de cantaria, para edificar a Casa de Deus.  
3 E aparelhou Davi ferro em abundância, para os pregos das portas das entradas e para as junturas, como também cobre em abundância, que nem foi pesado;  
4 e madeira de cedro sem conta, porque os sidônios e tírios traziam a Davi madeira de cedro em abundância.
5 Porque dizia Davi: Salomão, meu filho, ainda é moço e tenro, e a casa que se há de edificar para o SENHOR se há de fazer magnífica em excelência, para nome e glória em todas as terras; eu, pois, agora, lhe prepararei materiais. Assim, preparou Davi materiais em abundância, antes da sua morte.
6 Então, chamou a Salomão, seu filho, e lhe ordenou que edificasse uma Casa ao SENHOR, Deus de Israel.  
7 E disse Davi a Salomão: Filho meu, quanto a mim, tive em meu coração o edificar casa ao nome do SENHOR, meu Deus.  
8 Porém a mim a palavra do SENHOR veio, dizendo: Tu derramaste sangue em abundância e fizeste grandes guerras; não edificarás casa ao meu nome; porquanto muito sangue tens derramado na terra, perante a minha face.  
9 Eis que o filho que te nascer será homem de repouso; porque repouso lhe hei de dar de todos os seus inimigos em redor; portanto, Salomão será o seu nome, e paz e descanso darei a Israel nos seus dias.  
10 Este edificará casa ao meu nome; ele me será por filho, e eu a ele por pai; e confirmarei o trono de seu reino sobre Israel, para sempre.  
11 Agora, pois, meu filho, o SENHOR seja contigo, e prospera e edifica a Casa do SENHOR, teu Deus, como ele disse de ti.  
12 O SENHOR te dê tão-somente prudência e entendimento e te instrua acerca de Israel; e isso para guardar a Lei do SENHOR, teu Deus.  
13 Então, prosperarás, se tiveres cuidado de fazer os estatutos e os juízos, que o SENHOR mandou a Moisés acerca de Israel; esforça-te, e tem bom ânimo, e não temas, nem tenhas pavor.  
14 Eis que na minha opressão preparei para a Casa do SENHOR cem mil talentos de ouro, e um milhão de talentos de prata, e de cobre e de ferro que nem foi pesado, porque em abundância é; também madeira e pedras preparei, e tu, supre o que faltar.  
15 Também tens contigo oficiais mecânicos em multidão, e cortadores, e artífices em obra de pedra e madeira, e toda sorte de sábios em toda sorte de obra.  
16 Do ouro, e da prata, e do cobre, e do ferro não há número; levanta-te, pois, e faze a obra, e o SENHOR seja contigo.
17 E Davi deu ordem a todos os príncipes de Israel que ajudassem a Salomão, seu filho, dizendo:  
18 Porventura, não está convosco o SENHOR, vosso Deus, e não vos deu repouso em roda? Porque tem entregado na minha mão os moradores da terra; e a terra foi sujeita perante o SENHOR e perante o seu povo.  
19 Disponde, pois, agora, o vosso coração e a vossa alma para buscardes ao SENHOR, vosso Deus; e levantai-vos e edificai o santuário do SENHOR Deus, para que a arca do concerto do SENHOR e os utensílios sagrados de Deus se tragam a esta casa, que se há de edificar ao nome do SENHOR. 

Introdução:

      No livro de 1ª Crônicas capítulo 22, nós vemos que Esdras, o cronista, mostra como Davi soube transformar um erro cometido no passado, em uma grande oportunidade para agradar a Deus. 

     Nasceu no coração de Davi o desejo de construir uma casa e consagra-la como Templo de adoração ao Senhor seu Deus.

     Esdras nos mostra com detalhes as providencias que Davi tomou para a construção, juntando uma grande quantidade de materiais, e reunindo muitos trabalhadores para a obra da construção.

     Mostra ainda que Além disso, o rei Davi chamou Salomão seu filho, conversou com ele sobre as instruções de Deus para essa construção, e que seria ele quem deveria construir o Templo.

     Esdras diz que Davi convocou todo o povo para uma reunião solene e os apresentou Salomão e incentivou o povo a ajuda-lo na obra da construção do templo que iria servir de lugar de adoração para o Senhor Deus de Israel.

     Veja que aqui nós aprendemos com o rei Davi que os nossos erros podem ser transformados em grandes oportunidades. Basta simplesmente que nós venhamos nos arrepender e abandonar a prática do pecado.
  
   Satanás havia influenciado Davi a contar o povo de Israel, e isso muito desagradou a Deus. Mas passado esse episódio, Davi ao se arrepender, procurou agradar a Deus, ele propôs no seu coração construir um Templo para a adoração ao senhor seu Deus.

     Nós também podemos ter a mesma atitude d Davi; procurar agradar a Deus. Quero, porém que voce saiba que essa atitude não compensará os nossos erros do passado, mas mostrará que realmente estamos arrependidos.

     Quero agora aqui destacar os três pontos básicos que contribuíram para a realização do sonho do rei Davi; o sonho de construir uma casa para a morada de Deus; um Templo de adoração ao Senhor.  Pois, vemos que:
·        Em primeiro lugar Davi preparou todos os materiais para a construção do Templo;
·        Em segundo lugar Davi chamou a Salomão, seu filho, para uma conversa, e nesta conversa Davi lhe fala dos seus propósitos de construção de uma casa para Deus, confessando-lhe então que foi impedido por Deus, de realizar esse empreendimento, através do profeta Natã que lhe entregou uma Palavra de Deus contrariando seus planos, e que Salomão seu filho, é quem seria o responsável pela realização desse projeto de construção da casa de Deus,   
·        E em Terceiro lugar Davi deu todas as instruções do projeto de construção a Salomão, para que ele cuidasse da execução do projeto desse empreendimento.

     A construção do Templo foi executada por Salomão filho de Davi, mas o projeto do Templo teve origem no desejo de Davi, tanto de agradar, como mostrar sua adoração a Deus, como forma de agradecimento por todas as bênçãos d’Ele recebidas.

     Pois, bem, feita a introdução do tema, passo agora a sua argumentação, comentando os três pontos fundamentais extraídos de 1º Crônicas capitulo 22, que dão base para o assunto da matéria em questão, a qual estarei apresentando aos meus queridos irmãos. Seguem-se os três tópicos em que foi dividido o tema:
I - Davi prepara os matérias para a construção do Templo - 22. 1 -  5;
II – Davi conversa com Salomão - 22. 6 - 13
III -  Davi instrui Salomão - 22. 14 - 19

I - Davi prepara os matérias para a construção do Templo – 1- 5
     Esdras, o escritor de 1º Crônicas, muito se alegrou em falar sobre os esforços do rei, e das exortações de Davi a Salomão seu filho, e aos líderes do povo de Israel para encorajá-los no empreendimento da tarefa sagrada da construção do Templo do Senhor.

     Logo no primeiro verso do capitulo 22, Davi diz, que ali na eira de Ornã, o jebuseu, no Monte Moriá, seria construída a casa do Senhor, que aquele lugar seria o altar do holocausto para Israel. Ali seria o local que em breve o Templo do Senhor seria construído por Salomão seu filho, como registrado em 2º Cr 3. 1, que diz: E começou Salomão a edificar a Casa do SENHOR em Jerusalém, no monte Moriá, onde o SENHOR se tinha mostrado a Davi, seu pai, no lugar que Davi tinha preparado na eira de Ornã, o jebuseu.

     Davi diz que no Monte Moriá, seria construída a casa do Senhor, e foi no Monte Moriá, bem no seu pico que Abraão estivera pronto para sacrificar seu filho Isaque, isso a quase 1.200 anos antes, como registrado em Gn. 22. 2, que diz: E disse: Toma agora o teu filho, o teu único filho, Isaque, a quem amas, e vai-te à terra de Moriá; e oferece-o ali em holocausto sobre uma das montanhas, que eu te direi.

     Quero abrir um parêntese aqui, e falar que o supremo teste da fé e da obediência de Abraão veio depois da partida de Ismael, e isso quando todas as esperanças de Abraão para o futuro estavam todas depositadas em Isaque. Isaque era o filho da promessa.

     No capítulo 22 de Gênesis está registrado que Deus pôs Abraão à prova. O verbo hebraico: nissa (provar ou tentar), significa um teste que revelaria a fé de Abraão, como nada ainda o conseguira fazer.

     Abraão tinha que dar provas de obediência absoluta e incontestada fé em Deus, obedecendo até mesmo de olhos fechados, passo a passo, até que a fé se destacasse clara como o sol do meio-dia.

     Abraão passou pelo mais ardente fogo, ele permaneceu firme sob as maiores pressões e suportou as mais difíceis tensões, para depois da prova emergir em completo triunfo.  

     Nós sabemos que nenhum teste seria mais severo do que aquele que Deus lhe impunha. E nenhuma obediência seria mais perfeita do que a de Abraão. Quando Deus o chamou, o patriarca obedeceu imediatamente; Mesmo não sabendo o que estaria à sua frente; no verso 5 ele disse calmamente aos seus servos: “Esperai aqui... eu e o rapaz iremos até lá e, havendo adorado, voltaremos para junto de vós”. A fé de Abraão no Deus que vê e se encarrega de tudo, garantiu-lhe que tudo estava bem. Ele confiou em Deus para a execução de Suas promessas; pois, veja que em Hebreus 11. 17-19, o escritor disse que: “Pela fé ofereceu Abraão a Isaque, quando foi provado; sim, aquele que recebera as promessas ofereceu o seu unigênito. Sendo-lhe dito: Em Isaque será chamada a tua descendência, considerou que Deus era poderoso para até dentre os mortos o ressuscitar. E daí também em figura ele o recobrou”. Fecha parênteses.

     Eu quero novamente abrir um parêntese para fazer a inserção do Salmo 30, argumentando que me parece, que este Salmo escrito por Davi, foi usado “na dedicação do templo”, porque se encaixa historicamente neste ponto. Pois, seus quinto e sexto versículos resumem muito bem as experiências de Davi registradas em I Crônicas 21, quando ele diz assim:  “Porque a ira do Senhor dura só um momento; mas no seu favor está a vida”; e continua dizendo: “o choro pode até durar uma noite, mas a alegria virá pela manhã”. E diz mais: “na minha prosperidade, jamais vou vacilar”. Novamente fecho parêntese.

     E volto dizendo que no verso 2, nós vemos Davi ordenando que se juntassem todos os “estrangeiros residentes em Israel”. A tradução da palavra “estranhos”, não é exata, mas no hebraico pode significar “residente tolerado”. Esses “estranhos” era parte do resto dos antigos habitantes cananeus em Israel e não haviam abraçado o culto a Deus e, portanto, a sua presença no país não baseava no direito, mas na tolerância.

     O tratamento que Davi dispensou a esse povo, “os estrangeiros”, antecipa a política de Salomão de enviar esse povo ao Líbano, como cortadores e lavradores de pedras (veja 1Rs 5.13-18 e 2Cr 2.17). Pois, naquela época, as condições que rodeavam esse tipo de trabalho (cortar pedras) eram tão duras que não eram consideradas como próprio para homens livres.

     O verso 3 mostra que Davi juntou ferro em abundância, para os pregos das portas das entradas e para as junturas, como também cobre em abundância, que nem foi pesado.

     O verso 4 fala que Davi “providenciou mais toras de cedro do que se podia contar, pois os sidônios e os tírios haviam trazido muito cedro para Davi”.

     Já no verso 5 vemos que Davi tem consciência da inexperiência de Salomão, pois ele diz: “Salomão, meu filho, ainda é moço e tenro”. E de fato o era, pois, me parece que Salomão era o quarto filho de Davi com Bate-Seba, como registrado no capitulo 3 e verso 5 deste livro. Portanto, se havia nascido no ano 990 A.C., devia ter vinte anos quando ascendeu ao trono do reinado de Israel.
II – Davi conversa com Salomão – Cap. 22. 6 – 13
     O verso 6, diz que: “Davi chamou a Salomão, e lhe deu ordens concernentes a edificação de uma Casa para o SENHOR, Deus de Israel”. Num discurso formal, falando com Salomão, Davi expressa mais uma vez o desejo de edificar o Templo, fala sobre estar desqualificado por ter derramado muito sangue, e da promessa de Deus de que seria Salomão quem iria edificar a casa de Deus. Davi pediu ao Senhor que estivesse com seu filho, dando-lhe prudência e entendimento, Davi disse a Salomão que o sucesso de sua vida dependia da obediência as leis de Deus.

     No vero 7, Davi fala para Salomão que: “Teve em seu coração o desejo de construir uma casa ao nome do SENHOR, seu Deus”. Deus disse a Davi, por intermédio do profeta Natã, que ele não seria ele quem construiria o templo, mas essa tarefa estava designada para seu filho Salomão; ai nós vemos que Davi aceitou com graça este “não” de Deus. Davi não sentiu ciúmes pelo fato de que seria seu filho quem teria a honra de construir o templo de Deus, e muito feliz fez todos os preparativos para que Salomão levasse a cabo sua tarefa.

     Da mesma maneira, devemos dar os passos para preparar o caminho de nossos filhos para que encontrem e cumpram o chamado de Deus em suas vidas. Cedo ou tarde nossos filhos terão que tomar suas próprias decisões.

     E como nós podemos ajuda-los? Nós podemos ajudá-los proporcionando-lhes as ferramentas apropriadas: ensinando-lhes como orar e, como estudar a Palavra de Deus, ajudando-lhes a conhecer a diferença entre o bem e o mal e a importância de ser membro de uma igreja.

     Em seguida no verso 8, Davi fala para Salomão que Deus o impediu de levar a diante o seu empreendimento, porque “ele havia derramado muito sangue e feito muitas e grandes guerras”.

     Davi diz para Salomão que a palavra do Senhor veio a ele trazida pelo profeta Natã, dizendo: “Vai e dize a Davi, meu servo: Assim diz o SENHOR: Tu não edificarás casa para Deus morar”. Natã, foi enviado por Deus para dar estas instruções a Davi muito antes do nascimento de Salomão.

      Davi havia feito muitas e grandes guerras. Não que a guerra não fosse necessária nem justa, como passamos a entender depois que lemos os capítulos 14.10, que diz: “Então, consultou Davi a Deus, dizendo: Subirei contra os filisteus, e nas minhas mãos os entregarás? E o SENHOR lhe disse: Sobe, porque os entregarei nas tuas mãos”. E também no cap. 19, verso 13, que diz: “Esforça-te, e esforcemo-nos pelo nosso povo e pelas cidades do nosso Deus, e faça o SENHOR o que parecer bem aos seus olhos”

     Mas eu vos digo que o motivo que levou Deus a impedir Davi de construir o Templo, não foi as guerras que ele fez, o problema é que Davi fora longe demais; ele era culpado de derramar sangue inútil, como por exemplo, 2º Sm 8. 2, que diz: “Também feriu os moabitas, e os mediu com cordel, fazendo-os deitar por terra, e os mediu com dois cordéis para os matar, e com um cordel inteiro para os deixar em vida; ficaram, assim, os moabitas por servos de Davi, trazendo presentes”.

     Aqui a expressão: “e os mediu duas vezes com cordel”, talvez signifique que ele tenha poupado as crianças, mas matado os adultos cuja altura se aproximava do comprimento de dois cordéis.

     No verso 9, Davi fala da promessa feita por Deus de que ele “teria um filho, e esse filho seria seu sucessor no trono e teria repouso no seu reinado; porque Deus lhe daria repouso de todos os seus inimigos em redor”; e que, portanto, Davi devia “dar-lhe o nome de Salomão”, e Deus iria dar “paz e descanso a Israel nos seus dias”. O nome Salomão em hebraico, significa “pacífico”.

      No verso 10 a Palavra de Deus diz: “Este edificará casa ao meu nome; ele me será por filho, e eu a ele por pai; e confirmarei o trono de seu reino sobre Israel, para sempre”.

     A expressão: “Este edificará casa ao meu nome . . . estabelecerei para sempre o trono do seu reino”. Faz alusão direta a citação do cap. 17, do verso 12 ao 14, que é a profecia de Natã a Davi, dizendo que não ele, mas Salomão seu filho, é quem seria o construtor do Templo.

     As cláusulas do meio, entretanto, “ele me será por filho, e eu lhe serei por pai”, referem-se a Cristo (Eu lhe serei por pai, e ele me será por filho; e a minha benignidade não desviarei dele, como a tirei daquele que foi antes de ti. 1ª Cr 17:13). As Escrituras parecem tê-las incluído aqui simplesmente para as associar as relevantes passagens que as precedem e as que seguem.

     No verso 11, Davi diz: “Agora, pois, meu filho, o SENHOR seja contigo”, Davi deseja ainda que Salomão “seja prospero, e edifique a Casa do SENHOR, seu Deus”, como Deus havia falado a respeito dele.

     No verso 12, Davi diz que: O SENHOR lhe dará prudência e entendimento e o instruirá acerca de Israel; para que Salomão guarde a Lei do SENHOR”.

     A expressão: O Senhor te dê tão somente prudência e entendimento. Aqui eu digo acreditar que essa oração de Davi inspirou a prece de Salomão do capitulo 1 verso 7 a 10 de 2ª Cr, que diz: “Naquela mesma noite, Deus apareceu a Salomão e disse-lhe: Pede o que quiseres que eu te dê. E Salomão disse a Deus: Tu usaste de grande beneficência com Davi, meu pai, e a mim me fizeste rei em seu lugar. Agora, pois, ó SENHOR Deus, confirme-se a tua palavra, dada a Davi, meu pai; porque tu me fizeste rei sobre um povo numeroso como o pó da terra. Dá-me, pois, agora, sabedoria e conhecimento, para que possa sair e entrar perante este povo; porque quem poderia julgar a este teu tão grande povo”?

      No vero 13 Davi diz a Salomão que ele: “prosperar, se tiver o cuidado de cumprir os estatutos e os juízos, que foram dados pelo SENHOR a Moisés acerca de Israel”; Davi, diz ainda: “esforça-te, e tem bom ânimo, e não temas, nem tenhas pavor”.

      Eu vou ccomparar a recomendação feita por Davi a Salomão com a recomendação de Deus a Josué, registrada em seu livro no cap. 1 verso 7, que diz: “Tão-somente esforça-te e tem mui bom ânimo para teres o cuidado de fazer conforme toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que prudentemente te conduzas por onde quer que andares”.
III -  Davi instrui Salomão – Cap. 22. 14 – 19
      Iniciando o terceiro tópico, que é o último, ou seja, põe fim aos meus comentários de A Construção do Templo, prossigo dizendo que vemos no verso 14 Davi dizendo que “Na sua opressão preparou cem mil talentos de ouro, e um milhão de talentos de prata”, Davi diz: “olha, o cobre e o ferro nem foi pesado, porque é em grande abundância”; Davi ainda fala para Salomão que preparou “madeira e pedras, e que se faltasse alguma coisa, além do que fora preparado, ele suprisse para a construção da Casa do SENHOR”.

     Quando Davi diz: Na minha opressão, provavelmente ele e refere aos muitos anos e perplexidades do seu reinado.

     Eu faço a observação de que se tomarmos literalmente, os algarismos contidos neste verso 14, eles fariam de Davi um rei muito mais rico do que Salomão, o que é contrário a todo o teor das Escrituras. Por isto é melhor considerá-los como sinônimos de grandes, enormes, incontáveis riquezas.

     Opressão aqui quer dizer “com penoso trabalho”, ou com “muitas dificuldades”. Os recursos de Davi provavelmente excederam os de seu proverbialmente filho rico; observe o que se diz em 2ª Cr. 9. 13: “E era o peso do ouro, que vinha em um ano a Salomão, de seiscentos e sessenta e seis talentos ouro”, isso hoje equivale a soma de 92.000.000 de libras, respectivamente. Esse valor pelos padrões modernos seriam de aproximadamente uns US$ 6.000.000.000, porém, o seu equivalente em capacidade negociável nos tempos bíblicos, eram muito maiores!

     No verso 15 Davi diz para Salomão que ele tem a sua disposição todos os profissionais capacitados para aquela obra, ou se voce preferir, “oficiais e mecânicos em multidão, e cortadores, e artífices em obra de pedra e madeira, e toda sorte de sábios em toda sorte de obra”.

      O verso 16 diz que não foi contado o número de artífices para trabalhar em “ouro, prata, cobre e ferro”; diz ainda que é para Salomão se levantar e “fazer a obra da construção, e que o SENHOR seja com ele”.

     Quero voltar um pouco atrás, mais precisamente ao verso 15 quando ele diz: Do ouro... não há número, deve-se retirar o ponto final, juntar os versos 15 e 16 e ler assim: e toda sorte de sábios em toda sorte de obra do ouro, e da prata, e do cobre, e do ferro não há número. Entendendo-se então que Davi não havia contado esses profissionais, ou seja, esses artífices.

     O verso 17 informa-nos que Davi “ordenou a todos os príncipes de Israel” que ajudassem ao rei Salomão, seu filho em tudo o que fosse necessário.

     Já no verso 18 Davi pergunta para o povo: “Porventura, não está convosco o SENHOR, vosso Deus”? E prossegue dizendo que Deus havia dado repouso em roda por todos os limites de Israel, dizendo que: “Deus tinha entregado nas mãos dele todos os moradores da terra; e a terra foi sujeita perante o SENHOR e perante o seu povo”.

     O verso 18 traz a certeza de que o reino de Israel atingiu o seu resplendor. Tendo começado da escravidão no Egito, Israel agora tinha o seu próprio território, seu povo e um governo estável. O favor de Deus era manifesto, e comprovamos isso, quando vemos Davi falar que “Deus tinha entregado nas mãos dele todos os moradores da terra; e a terra foi sujeita perante o SENHOR e perante o seu povo”.

     Termino a minha argumentação, mas, antes quero fazer com que voce entenda que Deus sempre esteve tanto disposto como pronto a nos conceder o que deseja o nosso coração; quero que voce entenda também que nós precisamos estar enquadrados com os preceitos e as ordenanças de Deus; pois, a vontade Soberana de Deus, e não a Permissiva, deve guiar os nossos passos.

     Davi não foi privilegiado com a ação de ser o construtor do Templo de Deus, porque por muitas vezes não ficou no centro da vontade absoluta de Deus, a Vontade Soberana; ele fez guerras, cometeu um adultério. Mandou assassinar Urias, o geteu, e mandou contar o povo de Israel.

     Esses são alguns dos motivos que o levou a ter muitos problemas, tanto no seu reinado sobre Israel, bem como no seio de sua família: Amon, seu filho estuprou a Tamá, sua irmã, pois era filha do rei e irmã de Absalão, que tentou usurpar o reino e matar a Davi seu pai. Fique atento, procure ser fiel e tente não cometer erros, mas se isso acontecer, voce tem o Espírito Santo que intercede por voce e um advogado diante de Deus que está sempre intercedendo por nós. Voce pode me perguntar: como posso acreditar em suas palavras? E, eu te respondo dizendo: Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o Justo. E ele é a propiciação pelos nossos pecados e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo (1ª João 1. 1-2).
     Encerro dizendo que no verso 19, Davi diz ao povo que: “disponham o coração e a alma para buscar ao SENHOR, o Deus e Israel”; Davi continua dizendo ao povo: que eles se levantassem e edificassem o santuário do SENHOR Deus, “para que a arca do concerto do SENHOR e os utensílios sagrados de Deus fossem trazidos para a casa, que se havia de edificar para Templo ao nome do SENHOR”.

     Construir um uma casa para ser o Templo de Deus em Jerusalém, foi talvez, o maior projeto de Davi. Ele queria colocar no Templo, construído para a adoração a Deus, a Arca da aliança do Senhor e, com a construção do Templo o seu sonho, tempos depois de sua morte foi concretizado. Seu filho Salomão concluiu a obra do Templo e o dedicou a Deus.


revendo valores

Reverencia no Culto a Deus