Deus nos livra do perigo

quinta-feira, 22 de outubro de 2015

UM NOVO COMEÇO DE DEUS.



Isaías 43.19: “Eis que faço coisa nova, que está saindo à luz; porventura, não o percebeis? Eis que porei um caminho no deserto e rios, no ermo”.


INTRODUÇÃO:


Neste capítulo, e nos outros, nesta seção de Isaías, Deus revela os Seus planos de esperança e sua frustração com relação a Israel.

Aqui, Deus afirma que Israel era a sua testemunha, o servo que Ele tinha escolhido para revelar às nações pagãs o verdadeiro caráter e natureza de Deus: que Ele era o Senhor, e não havia nenhum salvador além Dele! (v. 10-11). Mas, como a figueira coberta de folhas e sem fruto, em Israel se achou apenas pretensiosa folhagem. Enquanto as nações esperavam obter a vida do Deus de Israel, Israel O manteve escondido do mundo por suas próprias ações e prioridades.

Apesar da infidelidade humana, Deus reafirma a sua fidelidade e declara: “Eis que faço coisa nova, que está saindo à luz; porventura, não o percebeis? Eis que porei um caminho no deserto e rios, no ermo” (Isaías 43.19).

Acredito que todos nós desejamos um novo começo de Deus, porém, não devemos e não podemos esquecer que Deus exige (Ele pode exigir) alguns requisitos, algumas condições para alcançarmos UM NOVO COMEÇO DE DEUS.


I. REQUISITOS NECESSÁRIOS PARA UM NOVO RECOMEÇO COM DEUS:


1. O primeiro requisito é o arrependimento.


a) Na verdade João Batista, precursor do Senhor Jesus iniciou a sua pregação dizendo: (Mateus 3.1-2) “Arrependei-vos, porque está próximo o reino dos céus”.


b) O Senhor Jesus Cristo iniciou o Seu ministério pregando o arrependimento. (Marcos 1:14-15) “Depois de João ter sido preso, foi Jesus para a Galiléia, pregando o evangelho de Deus, dizendo: O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo; arrependei-vos e crede no evangelho””


c) A Igreja também iniciou a sua missão aqui na terra proclamando o arrependimento. (Atos 2:37-38.) “Ouvindo eles estas coisas, compungiu-se lhes o coração e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: Que faremos irmãos? Respondeu-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo”.


2. O segundo requisito é a fé, de que Deus, pode e vai realizar um novo começo.


Precisamos entender que nós não temos nenhuma capacidade para realizarmos coisa alguma sem a ajuda e permissão de Deus.

O apóstolo Paulo reconheceu essa verdade quando declarou: (RM 7.18-19) “Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem nenhum, pois o querer o bem está em mim; não, porém, o efetuá-lo. Porque não faço o bem que prefiro, mas o mal que não quero, esse faço”.



O Senhor prometeu: (Is 43.19) “Eis que faço coisa nova”. Não há do que duvidar, pois a Palavra do Senhor se cumpre a cada momento.

Existe um texto no livro de números que nos mostra claramente que o Senhor cumpre com Sua Palavra: (Nm 11:18-23) “Dize ao povo: Santificai-vos para amanhã e comereis carne; porquanto chorastes aos ouvidos do SENHOR, dizendo: Quem nos dará carne a comer? Íamos bem no Egito. Pelo que o SENHOR vos dará carne, e comereis. Não comereis um dia, nem dois dias, nem cinco, nem dez, nem ainda vinte; Mas um mês inteiro, até vos sair pelos narizes, até que vos enfastieis dela, porquanto rejeitastes o SENHOR, que está no meio de vós, e chorastes diante dele, dizendo: Por que saímos do Egito? Respondeu Moisés: Seiscentos mil homens de pé é este povo no meio do qual estou; e tu disseste: Dar-lhes-ei carne, e a comerão um mês inteiro. Matar-se-ão para eles rebanhos de ovelhas e de gado que lhes bastem? Ou se ajuntarão para eles todos os peixes do mar que lhes bastem? Porém o SENHOR respondeu a Moisés: Ter-se-ia encurtado a mão do SENHOR? Agora mesmo, verás se se cumprirá ou não a minha palavra”!


II. O QUE DEUS TEM A FAZER DE NOVO EM NOSSO BENEFÍCIO JÁ ESTÁ ÀS CLARAS.


1. A Palavra de Deus afirma: (Isa 43.19) “EIS QUE FAÇO COISA NOVA, QUE ESTÁ SAINDO À LUZ; PORVENTURA, NÃO O PERCEBEIS? Eis que porei um caminho no deserto e rios, no ermo”.



2. Precisamos pedir misericórdia a Deus para que os nossos olhos se abram e possamos ver. - Vejamos a profunda oração que o salmista fez ao Senhor. (Sl119.18) “Desvenda (Abra) os meus olhos, para que eu contemple as maravilhas da tua lei”. Outro registro maravilhoso que encontramos na Palavra de Deus está no livro de II Reis capítulo 6.

Vejamos: II Reis 6:8-17: “O rei da Síria fez guerra a Israel e, em conselho com os seus oficiais, disse: Em tal e tal lugar, estará o meu acampamento. Mas o homem de Deus mandou dizer ao rei de Israel: Guarda-te de passares por tal lugar, porque os siros estão descendo para ali. O rei de Israel enviou tropas ao lugar de que o homem de Deus lhe falara e de que o tinha avisado, e, assim, se salvou, não uma nem duas vezes. Então, tendo-se turbado com este incidente o coração do rei da Síria, chamou ele os seus servos e lhes disse: Não me fareis saber quem dos nossos é pelo rei de Israel? Respondeu um dos seus servos: Ninguém, ó rei, meu senhor; mas o profeta Eliseu, que está em Israel, faz saber ao rei de Israel as palavras que falas na tua câmara de dormir. Ele disse: Ide e vede onde ele está, para que eu mande prendê-lo. Foi-lhe dito: Eis que está em Dotã. Então enviou para lá cavalos, carros e fortes tropas; chegaram de noite e cercaram a cidade. Tendo-se levantado muito cedo o moço do homem de Deus e saído, eis que tropas, cavalos e carros haviam cercado a cidade; então, o seu moço lhe disse: Ai! Meu senhor! Que faremos? ELE RESPONDEU: NÃO TEMAS, PORQUE MAIS SÃO OS QUE ESTÃO CONOSCO DO QUE OS QUE ESTÃO COM ELES. OROU ELISEU E DISSE: SENHOR, PEÇO-TE QUE LHE ABRAS OS OLHOS PARA QUE VEJA. O SENHOR ABRIU OS OLHOS DO MOÇO, E ELE VIU QUE O MONTE ESTAVA CHEIO DE CAVALOS E CARROS DE FOGO, EM REDOR DE ELISEU”.


CONCLUSÃO: (Is 43.19) “Eis que faço coisa nova, que está saindo à luz; porventura, não o percebeis? Eis que porei um caminho no deserto e rios, no ermo”.



UM NOVO COMEÇO DE DEUS. - Deus quer mudar as coisas em sua vida, mas Ele espera sua total cooperação. Raramente suas circunstâncias mudarão sem que algo mude primeiramente em você mesmo.

Se necessário for para que haja um novo começo o Senhor fará milagres para a Sua Palavra se cumprir. Observem que o texto de Isaias fala em milagres. (Is 43.19) “Eis que faço coisa nova, que está saindo à luz; porventura, não o percebeis? Eis que porei um caminho no deserto e rios, no ermo”.


1) O milagre de por um caminho no deserto. - Não podemos nos esquecer que deserto é: Despovoado; sem gente. Região que se caracteriza habitualmente pela extrema aridez, por vegetação escassa adaptada à ausência prolongada das chuvas. Lugar solitário.



2) O milagre de colocar rios no ermo. - Precisamos também nos lembrar que ermo é: Que se encontra ou está sem companhia; solitário.
Diz-se de ou local inóspito, afastado, desabitado. Ex. “ele preferia viver naquela floresta, isolado no ermo”.

Que fique totalmente entendido que o Senhor, se necessário for, fará milagres para que haja UM NOVO COMEÇO DE DEUS.


Pr. Jorge Dantas.

domingo, 18 de outubro de 2015

Conhecendo Deus pessoalmente



O que é preciso para se iniciar um relacionamento com Deus?

Esperar que um raio caia? Devotar-se a obras de caridades em diferentes religiões? Tornar-se uma pessoa melhor para ser aceita por Deus?

NADA disso. Deus deixou muito claro na Bíblia como podemos conhecê-lo. Aqui estão Quatro Princípios que irão explicar como você pode iniciar um relacionamento pessoal com Deus, agora mesmo…

PRIMEIRO PRINCÍPIO: Deus ama você e tem um plano maravilhoso para sua vida.

O AMOR DE DEUS

“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (João 3.16).

O PLANO DE DEUS

Cristo afirma: “…eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância”  [Uma vida completa e com propósito] (João 10.10).

Por que a maioria das pessoas não estão experimentando essa “vida em abundância”?

Porque…

SEGUNDO PRINCÍPIO: O homem é pecador e está separado de Deus; por isso não pode conhecer nem experimentar o amor e o plano de Deus para sua vida.

O HOMEM É PECADOR

“Pois todos pecaram e carecem da glória de Deus” (Romanos 3.23).

O homem foi criado para ter um relacionamento perfeito com Deus, mas por causa de sua desobediência e rebeldia, escolheu seguir seu próprio caminho e seu relacionamento com Deus se desfez. Esse estado de independência de Deus, caracterizado por uma atitude de rebelião ou indiferença, é evidência do que a Bíblia chama de pecado.

O HOMEM ESTÁ SEPARADO

Porque o salário do pecado é a morte…” [separação espiritual de Deus] (Romanos 6.23).

Deus é santo e o homem pecador. Um grande abismo separa os dois. O homem está continuamente procurando alcançar a Deus e a vida abundante, através de seus próprios esforços: vida reta, boas obras, religião, filosofias, etc…

A Terceira Lei nos mostra a única resposta para o problema dessa separação…

TERCEIRO PRINCÍPIO: Jesus Cristo é a única solução de Deus para o homem pecador. Por meio dele você pode conhecer e experimentar o amor e o plano de Deus para sua vida.

ELE MORREU EM NOSSO LUGAR

“Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores” (Romanos 5.8).

ELE RESSUSCITOU DENTRE OS MORTOS

“…Cristo morreu pelos nossos pecados… foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras, e apareceu a Pedro e depois aos Doze. Depois disso apareceu a mais de quinhentos..” (1 Coríntios 15.3-6).

ELE É O ÚNICO CAMINHO

“Respondeu Jesus: Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim” (João 14.6).

Deus tomou a iniciativa de ligar o abismo que nos separa dele ao enviar seu Filho, Jesus Cristo, para morrer na cruz em nosso lugar, pagando o preço de nossos pecados.

Mas não é suficiente conhecer essas três leis…

QUARTO PRINCÍPIO: Precisamos receber a Jesus Cristo como Salvador e Senhor, por meio de um convite pessoal. Só então poderemos conhecer e experimentar o amor e o plano de Deus para nossa vida.

PRECISAMOS RECEBER A CRISTO

“Contudo, aos que o receberam, aos que creram em seu nome, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus” (João 1.12).

RECEBEMOS A CRISTO PELA FÉ

“Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus; não por obras, para que ninguém se glorie” (Efésios 2:8-9).

RECEBEMOS A CRISTO POR MEIO DE UM CONVITE PESSOAL

Cristo afirma: “Eis que estou à porta e bato. Se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei…” (Apocalipse 3.20).

Receber a Cristo implica arrependimento, significa deixar de confiar em nossa capacidade para nos salvar, crendo que Cristo é o único que pode perdoar nossos pecados. Apenas saber que Jesus Cristo é o Filho de Deus e que morreu na cruz pelos nossos pecados, não é suficiente. É necessário receber a Cristo pela fé, por meio de uma decisão pessoal.

Há dois círculos representando dois tipos de vida:

1.    A vida controlada pelo “EU”. O “EU” no centro da vida. Cristo fora da vida. Interesses controlados pelo “EU”, geralmente, causando discórdias e frustrações.
2.    A vida controlada por Cristo. CRISTO no centro da vida. O”EU”  fora do centro. Interesses controlados por Cristo, resultando em harmonia com o plano de Deus.
Qual dos dois círculos representa melhor sua vida? Qual deles você gostaria que representasse sua vida?
Gostaria de explicar como você pode receber a Cristo.

VOCÊ PODE RECEBER A CRISTO AGORA MESMO EM ORAÇÃO (ORAR É FALAR COM DEUS)

Deus conhece seu coração e está mais interessado na atitude de seu coração do que em suas palavras. A oração seguinte serve como exemplo:

Jesus, eu preciso do Senhor. Abro a porta da minha vida e O recebo como meu Salvador e Senhor. Obrigado por ter morrido na cruz para perdoar meus pecados, por me dar a vida eterna, e por me aceitar como eu sou. Toma conta da minha vida e faça de mim a pessoa que deseja que eu seja. Amém”.

Você gostaria de receber a Cristo agora?  Se for assim, faça essa oração e Cristo entrará em sua vida, como prometeu.

O que vem a seguir é uma longa jornada de mudança e crescimento enquanto você conhece melhor a Deus, lendo a Bíblia, orando e interagindo com outros Cristãos, durante toda a sua vida.

revendo valores

Reverencia no Culto a Deus