Deus nos livra do perigo

segunda-feira, 8 de setembro de 2014

O Missionario Desconhecido



“... havia em Damasco um discípulo chamado Ananias...” Atos cap. 9.

Introdução

          Encontramos na Bíblia Sagrada o registro de quatro personagens de nome Ananias. O primeiro Ananias citado é o avô de Azarias (Ne 3.23), o segundo Ananias é um cristão de Jerusalém, marido de Safira (At 5.1). O pecado de Ananias e Safira sua mulher é o primeiro pecado relatado novo Testamento, e esse pecado é fruto da ganancia, tanto de Ananias como de Safira sua mulher. O terceiro Ananias da Bíblia é um piedoso cristão de Damasco que foi instrumento da cura da cegueira de Saulo (At 9.10). O quarto Ananias citado nas Sagradas Escrituras é um Sumo Sacerdote que ordenou que batessem em Paulo quando estava preso pelo Sinédrio.
          Apesar de serem quatro os Ananias da Bíblia Sagrada vamos nos ater no Ananias de Atos dos Apostolo 9.10. Este personagem do Novo Testamento ilustrará estre artigo que agora está em suas mãos; o Ananias do Novo Testamento aparece apenas por duas vezes nas páginas da Bíblia. A primeira vez é quando Deus lhe ordena que vá até onde está Saulo orando para lhe curar da cegueira e a última vez quando Paulo faz referências a ele como sendo um piedoso cristão que tinha bom testemunho dos judeus.
         É bem possível que Ananias estivesse em Damasco como refugiado pois, ele conhecia a reputação de Saulo como perseguidor dos cristãos e temia-o. Muitos dos cristãos de Jerusalém fugiram para Damasco com o intento de escapar de Saulo que tinha a missão de massacrar os cristãos. É bem provável que Saulo estivesse a caminho de Damasco para capturar os cristãos que fugiram de sua perseguição.
          
          O Missionário Desconhecido

          Enquanto Ananias dormia Deus lhe revelou em sonhos que ele deveria ir até Saulo na Rua chamada Direita para dar-lhe as boas-vindas na comunhão cristã. Ananias venceu o medo e foi ao encontro de Saulo e impondo sobre ele as suas mãos o curou da cegueira. Ananias o aceitou no “caminho” (com de o se referiam aos cristãos daquela época) e explico-lhe o sentido de sua experiência na estrada para Damasco. Saulo foi imediatamente batizado e saiu pregando o Evangelho fazendo uso de seu nome latino de “Paulo”, como ficou conhecido de nós todos.
          No livro de 2º Reis no capitulo 5 vemos a ação de um missionário desconhecido, a história de alguém que é relatada em breves palavras; uma menina que havia sido levada cativa para a Síria que quando viu a enfermidade do esposo de sua senhora (pois ela estava como escrava), falou-lhe a respeito de um profeta residente em Samaria que curaria seu esposo caso ele fosse ao encontro do profeta. Esta garota agiu de modo extraordinário contribuindo para a cura do esposo de sua senhora.
         Em Jeremias 38 vemos Ebede-Meleque pedindo ao rei Zedequias que lhe desse permissão para libertar Jeremias do cárcere.  No Evangelho de João capitulo 6 vemos um garoto que tinha cinco pães e dois peixinhos, os quais serviram para alimentar uma multidão, logicamente depois que Jesus Cristo os multiplicou.
          Nós precisamos lembrar esses missionários desconhecidos, pois, a história fala deles apenas uma vez, só que de um modo extraordinário, pois a ação e os atos por eles praticados abençoaram vidas, muitas pessoas foram alvas por intermédio de suas ações.
          Quando analisa-se esse tema percebe-se claramente que nas páginas da Bíblia Sagrada muitos homens e muitas mulheres foram levantados por Deus e usados por Deus para fazerem grandes obras, existe homens que aparecem que aparecem apena por um momento no cenário bíblico, aparecem em uma única ação, em um único gesto. Mas, esta ação e este gesto perduram até este contexto hodierno. Nós temos neste caso muitos exemplos bíblicos de missionários que não foram famosos e que fizeram apenas algo muito simples para Deus, mas seus atos causaram uma grande repercussão como por exemplo a menina que era escava na casa de Naamã (2º Rs 5). A Bíblia diz que pelo simples fato dela falar algo para a esposa de Naamã acerca do profeta que estava em Samaria, diz a Bíblia que a mulher de Naamã lhe comunicou que ele poderia ser curado de sua lepra, caso fosse ao encontro do profeta. Esta é a única vez que esta adolescente aparece no cenário bíblico, depois disso nunca mais se ouviu falar dela, mas a ação por ela praticada foi tão extraordinária que hoje em pleno século 21 nós estamos falando sobre ela, ela simplesmente falou no poder de Deus e de sua vontade de curar a humanidade. Como não falar do etíope que ao saber que o profeta Jeremias estava no cárcere, a Bíblia diz que este etíope simplesmente foi falar com o rei e o rei lhe permitiu tirar Jeremias da cisterna (Jr 38). Por que não. Porque não citarmos aqui também o garoto de João capitulo 6 que trazia na sua lancheira cinco pães e dois peixinhos, a Bíblia relata que através destes pães Jesus Cristo alimentou uma multidão.
          Amados, existe por ai muita gente que só está preocupada em aparecer, muita gente querendo colocar seu nome na história, mas aprenda agora esta lição: Se Deus te chamou, se Deus tem algo para realizar através da sua vida, você pode estar fazendo a coisa mais simples que for, mas fica sabendo que isto vai ficar na história porque é o nome de Jesus cristo que você está glorificando, se você está agindo da maneira que Deus quer que você haja, Ele está te vendo e vai te honrar. Porque não lembrarmos também de Hur o companheiro de Moisés no capítulo 17 de Exodo que relata a batalha contra os amalequitas; Hur percebendo que Moisés estava cansado e que quando os braços de Moises se abaixavam a nação de Israel perdia e quando Moises levantava os braços Israel ganhava, Hur junto com Arão ofereceram seus ombros amigos para ajudar a Moisés.
          Há aqui uma grande lição para nós dada por estes missionários anônimos, eles tão somente serviram de base para que outas pessoas fossem abençoadas; eu estou falando aqui de pessoas que não eram as primeiras, pessoas que não estavam em evidencias nas, aprouve a Deus mudar a história porque para o homem você pode estar em último lugar, só que quando chega a hora de Deus na sua vida tudo muda. São missionários anônimos que surgiram nas páginas da Bíblia Sagrada, mas nessa mensagem eu quero apenas concentrar a atenção para o missionário anônimo chamado Ananias. Existem quatro Ananias na Bíblia Sagrada; em Atos capitulo 23 nós encontramos um sumo sacerdote chamado de Ananias, que ordenou que Paulo fosse esbofeteado na ocasião em que este se encontrava preso pelo Sinédrio, há também o Ananias de At 5 que junto com sua esposa Safira morreu por mentir ao Espírito Santo. Mas vamos nos ater naquele Ananias que aparece por duas vezes nas Sagradas Escrituras e a tradição diz que mais tarde ele se t4ornou o bispo de Damasco, ele morreu como mártir, mas o que mais impressiona na vida deste Ananias é o fato de que ele apareceu tão-somente para orar por um escolhido de Deus. Uma coisa que me deixa feliz na trajetória da história de Ananias é o fato de ele ter sido usado para profetizar para um escolhido de Deus, ele aparece apenas para orar, para falar dizendo: Deus trem algo na sua vida. Ananias aparece apenas cumprindo um mandado de Deus e logo em seguida desaparece do cenário bíblico, mas a sua obra, o seu feito aparece até hoje.
          A grandeza do Evangelho não é apenas pregar para uma igreja cheia e ser famoso. A grandeza do Evangelho é orarmos em favor dos escolhidos de Deus (por todos de um modo geral) porque um dia os pregadores de hoje vão passar, um dia todos nós vamos passar. uma noite enquanto meditava nesse tema comecei a perceber a preocupação de Deus em levantar substitutos para os que hoje estão em evidencia, mas que um dia vão passar. Mas quero dizer que Deus vai levantar pessoas para substituir os de hoje quando nós estivermos orando pelos que virão no futuro, é preciso que oremos e jejuemos pelos novos pregadores para que a exemplo dos que estão hoje em evidencias eles venham brilhar no encargo de pregar o Evangelho no futuro. Tem muitos que só querem receber, só querem tirar proveito, quando alguém lhe pede ajuda vira as costas e não são capazes de estender a mão. Precisamos aprender com Ananias, ele foi orar por Saulo e não havia inveja em seu coração, mesmo depois do fato de Deus ter-lhe revelado que usaria Saulo em grandes obras. Deus mandou ele ir e ele foi, não passou por seu coração o seu tempo como cristão, seu tempo de ministério, ele simplesmente obedeceu a voz de Deus e foi. Ananias tinha convicção de que Deus chamou Saulo, que Deus escolheu a Saulo.
          Sabe qual é o nosso problema? É o ciúme, ficamos com ciúme quando alguém prega melhor do que nós e quando canta melhor que a gente, tem muitos que até sentem vontade de ir embora de tanto ciúme que sente. Ananias é um homem que o seu coração não estava preso nem enclausurado naquilo que o homem está fazendo; foi Deus quem disse vai lá.
          Então quando Deus começar a levantar alguém não fique triste, mesmo que você tenha dez ou vinte anos aguardando o seu momento. Não questione com Deus, pare de sofrer por antecipação e falar mal dos ouros nos lugares por onde você andar, pois foi Deus quem levantou e se você realmente tem uma chamada de Deus em sua vida espere que um dia o seu momento vai chegar. Não questione: porque ele e não eu! Veja que Ananias morava em Damasco onde dois crentes se destacam nessa igreja: Judas (não o que traiu) que recebera Saulo em sua casa e Ananias que orou por Saulo.
          A Bíblia faz menção destes dois crentes. Saulo vinha com o intuito de prender e até mesmo matar os crentes que encontrasse em Damasco, e saiba você que na lista negra de Saulo constava os nomes destes dois crentes, Saulo vinha com todo o seu aparato, armas, soldados e dinheiro e tudo quanto mais era necessário para destruir a igreja. Mas diz a Bíblia em Atos 9 que quando Saulo se aproxima da cidade Jesus Cristo aparece pra ele e foi o próprio Deus quem Salvou a Saulo. Veja que Deus não usou ninguém para convencer a Saulo, foi o próprio Deus quem o converteu. Só que na profecia do ministério Deus usou Ananias. Foi o próprio Deus quem salvou Saulo e agora Saulo entra na cidade humilhado, cego e carregado e ainda por cima vai se se hospedar na casa de um crente, crente este que ele pretendia matar.
          Deus é tão poderoso, é tão maravilhoso e tão extraordinário que Ele muda a trajetória da vida dos seus escolhidos, Deus muda sua história. Saulo se dirigia a Damasco para matar crentes e agora o crente que ele ia matar é quem lhe hospeda. Deus inverteu a situação da história deste homem, aos que ele desejava matar Deus colocou-o para por eles ser servido.
          Veja a participação humana junto com a divina na conversão de uma pessoa. Na conversão de uma pessoa há tanto a participação divina como a humana. Qual a participação de Deus aqui? A participação de Deus aqui é a voz que Saulo ouviu do céu e a sua cegueira; esta é a participação divina neste episódio, a participação humana aqui é Ananias indo orar por Saulo. Para Deus salvar uma alma faz-se necessária a participação divina e a humana. Deus poderia salvar pessoas sem usar a mim ou a você, mas Deus é tão bondoso que compartilha isso conosco, ou seja você é o escolhido que com a ajuda de Deus vai conquistar almas para Jesus Cristo. Deus reparte com você esta alegria, veja o que Saulo era arrogante e perseguidor, mas quando esse mesmo Saulo se encontra na casa de Judas cego e necessitando da ajuda de outros, Deus enviou Ananias para orar por ele, sabe qual é o problema de muitos crentes? É que eles reclamam de tudo: da casa, do carro, etc. as coisas dos outros parecem melhores que as deles, quando não conseguem as coisas iguais as das outras pessoas começam a falar mal e desprezar os outros quando deveriam não questionar seus ministérios e muito menos a chamada de outros irmãos, pois foi para esta hora que Deus te chamou. Deus ainda vai criar uma situação para mudar a sua vida, se realmente você não se preocupa com a fama e não se importar de não ser reconhecido e se contenta em ser anônimo e tem um relacionamento íntimo e pessoal com Deus, é o que vai te levar a ter os seus atos e suas obras registradas no livro das obras; isto é suficiente.
          O missionário desconhecido tem um relacionamento íntimo com Deus. Se você não está preocupado em ser famoso Deus vai fazer do seu ministério um sucesso e sua estrela vai brilhar para a gloria de Deus. Vamos considerar a obediência uma característica importante na vida daquele que quer agradar a Deus. A obediência a Deus é a principal característica de um missionário anônimo. Em Atos 9.10, Deus fala a Ananias e ele responde: eis-me aqui no verso 11 de Atos 9, Deus diz a Ananias levanta e vai, Ananias questiona, mas já no verso 15 Deus diz: vai porque este é para mim um vaso escolhido para levar o evangelho aos gentios, parece que Ananias quis lembrar para Deus quem era Saulo, mas não há quem conheça o coração do homem mais do que o próprio Deus. No mesmo texto temos duas expressões da ordem de Deus! Deus está dizendo vai. Ananias questiona, mas Deus diz vai. Aqui aprendemos que a principal característica do missionário desconhecido é a obediência. A obediência é a causa primeira da nossa vitória. Deus não trabalha com desobedientes, Deus não trabalha com murmuradores, com questionadores, aqueles que julgam as pessoas e em dado momento Ananias julgou Saulo. Mas Deus o queria e o tinha escolhido. Deus ordena a Ananias vai e ele obedece e a obediência é a principal característica de quem quer agradar a Deus. Por isso se Deus mandou meu irmão, não questione, obedeça, faça, se o seu pai mandou faça seja obediente.
          Sabemos que existem muitos crentes desobedientes, crentes que não aceitam conselho nem do pastor da igreja quanto mais de outro irmão, muitos rapazes e moças que estão dando trabalho para seus pais já nem respeitam mais seus pais, são desobedientes em tudo. Mas vemos que Ananias foi, ele obedeceu a voz de Deus. Se Deus está te mandando pregar pro traficante vai pregar pro traficante, não tenha medo se Deus está mandando ir pregar para a prostituta vai, mesmo que o traficante seja perigoso vai, é Deus que está mandando. Se você que r receber vitória seja obediente; obedeça a seu pai e sua mãe, obedeça seu pastor porque tua obediência vai te levar a receber a vitória.
          Mas sabe o que acontece hoje? Essas mocinhas de 12 a 15 anos de idade estão querendo namorar e os rapazes dessa idade também, muitos fazem tatuagens corta o cabelo tipo moicano, as calças na metade das pernas, cueca aparecendo, umbigo de fora, e quando alguém os encontra e em lugares impróprios e lhes perguntam se não vão no culto eles ficam zangados e respondem: quem manda na minha vida sou eu. Mas quando quebram a cara ai vão correndo aos pais, ao pastor pedir socorro. O melhor remédio continua sendo a obediência. A obediência tem que começar em nossas casas; não adianta nada pular dentro da igreja fazendo aviãozinho se lá dentro de casa é um mal esposo, é um mal filho é encrenqueiro e desobediente, um mal caráter. A obediência começa dentro de casa. Se você concorda com isso glorifique a Deus. A obediência é um caso tão sério que pela desobediência Moises não entrou na terra prometida. O que foi que Deus disse para Moises quando ele orou lá no deserto de Zim após 38 anos de caminhada rumo a terra prometida; quando Moises orou a Deus dizendo que o povo estava pedindo água Deus mandou Moises fazer três coisas: a 1ª coisa que Deus mandou Moises fazer foi reunir o povo, e Moises reuniu o povo; a 2ª coisa que Deus mandou Moises fazer foi pegar seu cajado na mão e Moises pegou seu cajado; a 3ª coisa que Deus mandou fazer foi fala a Rocha. Moises tinha acabado de orar ele estava na presença de Deus e quando ele si da presença de Deus e ver o povo ele grita: todos vocês se reúnam, juntem-se a mim! A primeira coisa que Deus mandou que fizesse ele fez (mesmo estando irado), em seguida pegou o cajado na mão; que maravilha, nessa altura todos pensavam que Moises faria aquilo que Deus tinha lhe ordenado. Mas a Bíblia diz: “... E Moises ardendo em ira...”, veja que Moises tinha acabado de sair da presença de Deus, com isso dá para se imaginar quanto sofremos entre o mundo espiritual e o mundo material. Muito rapidamente a gente si de um e entra no outro. Está es espirito recebendo a presença de Deus e quando sai da presença de Deus, as vezes por motivos banais a gente sai do espiritual e entra no carnal. Todo cuidado é pouco para que a ira não domine o coração, veja que a Bíblia diz que Moises estava ardendo em ira e quando olha para o povo diz: vocês são rebeldes. Só que Deus não mandou Moises chamar o povo de rebelde nem tampouco de desobedientes. Moises disse por acaso eu vou dar água a vocês? Quem foi que disse que era Moises que daria água ao povo. Era Deus quem daria a água ao povo. Moises feriu a Rocha por duas vezes e a água brotou. Mas Deus não perdoou a Moises na mesma hora Deus lhe chama e diz: “Como você não me glorificou na frente dos filhos de Israel, você não irá entrar na terra”. Veja que não estamos falando de outra pessoa e sim de Moises o homem que tinha intimidade com Deus, ele falava com Deus face a face. Moises foi o libertador de Israel no Egito, Moises era íntimo de Deus, mas ele não glorificou a Deus por isso não entrou na terra prometida.
          Sabe porque Moises não entrou na terra prometida? Parque desobedeceu a Deus. Deus o mandou falar a Rocha e não ferir a Rocha. A desobediência nos tira da terra prometida, a desobediência nos tira do céu. Você pode pular, saltar cambalhota, mas se sua vida e de desobediência não lhe adianta nada você não vai ter vitória. É a Bíblia Sagrada quem diz que Moises ficou entre Deus e a gloria, e Deus jamais permite que alguém fique entre Ele e sua gloria; Deus o mandou falar a Rocha para que a água saísse e o povo glorificasse a Deus.
           Existe muita gente querendo ficar entre Deus e a Sua gloria, querendo aparecer muito mais do que Deus, com isso querendo glorificação ao em vez de glorificar a Deus. Saiba que Deus jamais aceita isso: a gloria é de Deus, a honra é de Deus. No texto em hebraico Moises achava que Deus mudaria de ideia. Moises por três vezes orou a Deus, mas Sua resposta foi não. Deus leva em conta os serviços que Moises prestou ao povo de Israel e isso contou muito a seu favor. Saiba que Deus vai te tirar do anonimato e vai fazer você aparecer. Deus levou Moises ao monte Pisga e lhe mostrou a terra prometida e logo em seguida Moises morreu e foi sepultado para depois aparecer a Jesus Cristo no monte da transfiguração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

revendo valores

Reverencia no Culto a Deus