Deus nos livra do perigo

quarta-feira, 27 de março de 2019

A HISTORIA DE RAABE



          O  oitavo livro da Bíblia Sagrada, Rute, leva o nome de uma estrangeira. Quando  iniciarmos sua leitura descobrimos que na época dos Juizes houve uma grande fome na terra; isso fez com que Elimeleque, homem da tribo de Judá, se mudasse para as campinas de Moabe com sua família para fugir da fome, ele era casado com Noemi e tinha dois filhos, os quais tomaram para si mulheres moabitas; e era o nome de uma Orfa, e o nome da outra, Rute; eles ficaram ali quase dez anos. Algum tempo depois Elimeleque morreu e personagens Noemi ficou sozinha com seus dois filhos, Malom e Quiliom, os quais tambem morrerm, ficando assim esta mulher desamparada dos seus dois filhos e de seu marido.

          Rute narra uma história com quatro personagens enigmáticos que são: Raabe, Boaz, Rute e Noemi.
          Mesmo não tendo seu nome registrado no livro de Rute, a prostituta Raabe é a sua primeira personagem, ela é mãe de Boaz (Mt 1.5: e Salmom gerou de Raabe a Boaz, e Boaz gerou de Rute a Obede).
          A segunda personagem é Boaz filho filho de Raabe (Mt 1.5: e Salmom gerou de Raabe a Boaz, e Boaz gerou de Rute a Obede). Assim que Boaz é inserido na história, nós descobrimos que ele é um homem muito rico e poderoso (Rt 2.1: E tinha Noemi um parente de seu marido, homem valente e poderoso, da geração de Elimeleque; e era o seu nome Boaz), Boaz no entanto era solteiro (talvez seu celibato se dê ao fato de ser ele filho de uma prostituta).
          A terceira personagem é Rute, uma jovem viuva estrangeira em terras tribais (Rt 1.16a: Disse, porém, Rute: Não me instes para que te deixe e me afaste de ti). A única amiga que ela tinha era sua sogra, que por coincidência também era viuva, seu nome é Noemi (Rt 1.2: “... e o nome de sua mulher, Noemi, ...),
          Noemi, a sogra de Rute passa a ser então a quarta personagem da história. Noemi era muito idosa e já não podia mais ter filhos. Quando Elimeleque seu marido e os seus dois filhos (Malon e Quilom) morreram, ela ficou só (Rt 1.3-5: E morreu Elimeleque, marido de Noemi; e ficou ela com os seus dois filhos, ... E morreram também ambos, Malom e Quiliom, ficando assim esta mulher desamparada dos seus dois filhos e de seu marido).
          Obserrve você que temos aqui como já disse uma história com quatro personagens enigmáticos. Quatro pessoas regeitadas pela sociedade, nós também podemos ver que essas quatro pessoas são sozinhas sem ninguém para compartilhar seus sentimentos e quem sabe as suas revoltas, porém, elas foram alcansadas pela prrovidência divina.
          O livro de Rute narra da história dessas quatro e como você pode ver eu estou contando a história como se ela fosse uma parabola (como fazia o também o Senhor Jesus), e isto para trazer aos seus olhos a clareza da excelência e da grandeza do amor providêncial de Deus para a humanidade caida.

          São quatro as personagens que fazem parte dessa narrativa, vamos supor hipoteticamente que estas quatro pessoas sejam os desfiados fios de um novêlolo de lã no fundo de um cesto de tricô, deixados ali a espera de serem jogados fora pelo Mestre Tecelão. Mas, Ele, o Mestre Tecelão não os descartou. O Mestre os pegou e os teceu juntos e agora nós podemos ver o resultado da obra do Mestre Tecelão.

          Agora que Boaz o filho solteirão da prostituta Raabe, encontra-se com a viuva estrangeira que deixou sua própria pátria para acompanhar sua sogra Noemi (Rt 1.16-17: Disse, porém, Rute: Não me instes para que te deixe e me afaste de ti;  ...; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus....).

          Noemi a sogra de Rute reconheceu em Boaz, seu parente solteirão como um presente de Deus para suas vidas, ela instruiu Rute para que se mostrasse acessivel a Boaz. Rute o faz e os dois se casam.

          Agora o solteirão filho da prostituta Raabe tem uma esposa. A jovem e estrangeira viuva agora tem um marido e um filho. Noemi, sua sogra também viuva e idosa agora tem um neto.  E aqui eu vejo o retrato do amor providencial de Deus na vida destas quatro pessoas.

          Essa é a história de Raabe escondida nas entre-linhas do livro de Rute. É também a história de Boaz, Rute e Noemi. Você conheceu Raabe no livro de Josué quando ela acolheu e escondeu os espias de Josué enviados a Jericó. Rute fica conhecida no início do livro como uma jovem viuva estrangeira em terras tribais, ela é nora da também viuva Noemi. Boaz é o filho de uma prostituta. A prostituta como já vimos é Raabe, aquela que escondeu os dois espias de Josué; Raabe mesmo não sendo mencionada neste livro é citada no evangelho de Mateus capitulo 1 e verso 5, que diz: ”e Salmom gerou de Raabe a Boaz, e Boaz gerou de Rute a Obede, e Obede gerou a Jessé .Salmom era o pai de Boaz e a mãe de Boaz era Raabe”.

          Agora eu te pergunto: Você sabe é a maravilha mostrada nesta história?

      O maravilhoso é que ninguém jamais poderia imaginar que uma prostituta faria parte da árvore genealógica de Jesus O Filho de Deus, mas essas coisas acontecem na Bíblia. E nós nos alegramos muito que seja assim. Nos alegramos muito em saber que Deus o Mestre Tecelão tem um lugar garantido para cada um de nós em seus planos.

Pr João Correia

revendo valores

Reverencia no Culto a Deus