Deus nos livra do perigo

quinta-feira, 17 de julho de 2014

O cristão e o amor ao proximo

            “E eis que se levantou certo doutor da lei, tentando-o e dizendo: Mestre, que farei para herdar a vida eterna? E ele lhe disse: Que está escrito na lei? Como lês? E, respondendo ele, disse: Amarás ao Senhor, teu Deus... disse, pois, Jesus: Vai e faze da mesma maneira” (Lc 10.25-37).

            O caos social em que o Brasil se encontra deve despertar os cristãos verdadeiros para ação, na busca dos perdidos, pois, muitas pessoas estão às margens da sociedade ansiando por auxílio e por misericórdia.

            Devemos tirar a capa da religião.

 1.         A religiosidade dos homens não supre a nossa principal necessidade. - “Sou um judeu comerciante que, numa de minhas viagens pela perigosa estrada de Jerusalém a Jericó fui vítima de um grupo de salteadores. Quando estava prostrado à beira da estrada, passaram por mim um sacerdote e um levita. Porém, não pararam para me socorrer; passaram de largo"!

            Justamente dois profissionais da religião falharam no quesito “amor ao próximo”. Hoje há cristãos que bem se assemelham àqueles religiosos. São insensíveis à dor e à miséria do próximo. Podem até falar de Deus com empolgação, mas as suas obras indicam que desconhecem a Deus (quem não ama a seu próximo não conhece a Deus 1ª Jo 4.7-8).

 2.         O cristão verdadeiro tem compaixão. - Compaixão é o sentimento que impulsiona alguém a auxiliar um necessitado.  É a capacidade de “sentir a dor de outrem”. 

            “Meu próximo, o samaritano, sentiu a minha dor e por isso se dispôs a me socorrer com tamanha bondade”.

             A compaixão precisa ser maior do que o preconceito! Creio que na igreja de hoje tem muitos que agem conforme os discípulos do Senhor em Mc 6. 35-37. Eles tentaram se desvencilhar da responsabilidade de alimentar a multidão. 

            Há sempre um jeito de racionalizar a omissão e torná-la confortável.

 3.        O cristão verdadeiro investe em vidas. - “Meu próximo poderia ter simplesmente chorado por mim e partido. Ou melhor, poderia ter derramado algumas lágrimas e orado por mim e seguido viagem. Mas a sua compaixão fez com que agisse em meu favor”.

             Ser cristão é ser altruísta: “melhor coisa é dar do que receber”. - Há um ministério esperando por você: o de auxiliar ao próximo.   

            Consagre sua vida ao Senhor e coloque sua capacidade à disposição d’Ele para investir naqueles que esperam pelo auxílio, que está ao alcance da sua misericórdia.

         Os verdadeiros cristãos amam até mesmo aos que jazem à margem da sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

revendo valores

Reverencia no Culto a Deus