Deus nos livra do perigo

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Cristãos Autênticos Rompendpo em Fé


9 - Por esta razão, nós também, desde o dia em que ouvimos, não cessamos de orar por vós, e de pedir que sejais cheios do pleno conhecimento da sua vontade, em toda a sabedoria e entendimento espiritual;
10 - para que possais andar de maneira digna do Senhor, agradando-lhe em tudo, frutificando em toda boa obra, e crescendo no conhecimento de Deus;
11 sendo fortalecidos com todo o poder, segundo a força da sua gloria, em toda a perseverança e longanimidade com alegria. (Cl 1. 9 - 11. Versão Atualizada)

9 - Por esta razão, nós também, desde o dia que o ouvimos, não cessamos de orar por vós e pedir que sejais cheios do conhecimento da sua vontade, em toda a sabedoria e inteligência espiritual;
10 - para que possais andar dignamente diante do Senhor, agradando-lhe em tudo, frutificando em toda boa obra e crescendo no conhecimento de Deus;
11 - corroborados em toda a fortaleza, segundo a força da sua gloria, em toda a paciência e longanimidade, com gozo. (Cl 1.9 e 11. Versão Revista e Corrigida)

A igreja da cidade de Colossos era formada principalmente pelos gentios, pois, eram muito poucos os judeus de elite convertido naquela cidade.
A fé dos Colossenses novos convertidos estava sendo distorcida por misteriosas e místicas religiões gregas e, perturbada por leis e costumes judaicos.
Epafras levou ao conhecimento de Paulo, dando-lhe noticias que heresias haviam sido introduzidas naquela igreja como vemos no verso sete do seu primeiro capítulo: Segundo fostes instruído por Epafras, nosso amado conservo e, quanto a vós outros, fiel ministro de Cristo.
Estas heresias foram definidas no próprio texto da carta por ser multiforme e difícil de entender.

Na carta aos Colossenses, Paulo refuta os quatro itens heréticos principais que são os desvios de conduta derivados das religiões gregas e dos costumes e leis judaicas; Basicamente, os pontos abordados por Paulo em sua carta aos novos convertidos e toda a igreja de Colossos foram:
1º - Determinados tipos de comidas e bebidas;
2º - O afastamento da supremacia (senhorio) de Cristo e sua suficiência para todos;
3º - A negação da humanidade de Cristo;
4º - E o Super conhecimento de Cristo, jactando-se (se gabavam) de sabedoria e percepção adicional.

Tanto o apóstolo Paulo como todos os irmãos que estavam juntos com ele, afirmaram aos novos convertidos da igreja da cidade de Colossos e, a todas as igrejas a quem esta carta se destina, que estavam orando continuamente por eles, para que o Senhor lhes concedesse todos os requisitos necessários para que eles permanecessem fieis e se tornassem cristãos autênticos e verdadeiros.
Pois, um verdadeiro cristão é aquele crente que vivência todos os dias boas experiências com Deus, e por isso apresenta um autêntico testemunho de vitória 
Paulo escreveu aos Colossenses esta epistola desta maneira tendo em vista que aqueles cristãos antes de se converterem a Jesus Cristo eram todos adoradores de anjos, de elementos Gnósticos e também tinham uma exagerada preocupação pela observância de rituais e cerimoniais.
E é por isso que nesta noite Deus quer nos levar a refletir acerca do que é uma autêntica experiência de conversão e o que isto pode representar na vida do crente.
       
Cristãos Autênticos, Rompendo em Fé.
É isto que o nosso Deus deseja que nós sejamos.
"Cristianismo verdadeiro e autêntico" é sobre esse assunto que vamos tratar nesta noite

Todos os dias nós vemos como é grande a quantidade de produtos falsificados que estão disponibilizados para a venda nas bancas postas em cima das calçadas da nossa cidade e em algumas lojas de artigos de C$ 1.99?
Numa viagem que fiz á São Paulo ano passado, tive a oportunidade de andar numa rua próxima ao Teatro Municipal no centro da cidade, por onde era difícil se caminhar devido à quantidade de vendedores ambulantes e camelôs gritando com toda sua voz na tentativa de chamar a atenção dos transeuntes para suas mercadorias
E uma coisa que muito chamou a minha atenção foi à quantidade de roupas e tênis de grifes famosas a venda por preços tão baixos.
Porém, todos aqueles produtos eram falsificados.
E é bem provável que tenhamos aqui nessa noite dentro da igreja uma ou mais pessoas usando objetos falsificados; ou seja, adquiridos nestas condições!
E se por caso aqui na igreja se encontre alguém na condição de cristão nominal, não autêntico fique sabendo que nesta noite Deus pode mudar a sua vida, pois, através do seu Espírito Santo Deus vai te ensinar como fazer para que você se torne um Verdadeiro Discípulo de Jesus Cristo um cristão autêntico que rompe em fé,
Porque se você continuar dessa maneira será sempre um fracassado.
Olha aqui meu querido amigo eu quero te dizer que só depende de você, basta que você tome a decisão de entregar sua vida a Jesus Cristo e, aceita-Lo como seu único e suficiente salvador convertendo-se, tornando-se filho do reino do seu amor, através de uma genuína e verdadeira conversão.
É por esta razão que eu quero te dizer que para ser um cristão autentico que rompe em fé, é necessário antes de qualquer coisa que você seja fruto de uma verdadeira experiência de conversão em Jesus Cristo.
O cristão autentico que rompe em fé é alguém que foi selado com Espírito Santo de Deus.
O cristão autêntico que rompe em fé é aquele crente que irradia o brilho da glória de Jesus Cristo através da sua vida e por onde ele passa causa impacto nas pessoas deixando-as com o desejo de conhecer a fonte da felicidade da qual ele é portador
Cristão autêntico que está rompendo em fé é aquele crente que transmite confiança para as pessoas que o cercam, porque elas vêem nele as características de Jesus Cristo o Filho de Deus.
Cristãos Autênticos, Rompendo em Fé. É isto que nosso Deus deseja que nós sejamos
Mas, infelizmente, hoje em dia existem muitos cristãos que não são autênticos.
É por isso que o apóstolo Paulo orava, advertia e instruía os cristãos da igreja de Colossos, para que fossem cristãos autênticos e não falsificados.
A palavra AUTÊNTICO tem o significado de: Ser Verdadeiro, Ser Aprovado, Ser Genuíno, de apresentar resistência necessária para uma tarefa para a qual fora designado a fazer como também Ser Confiável.
Paulo descreve a conversão verdadeira e genuína aos Colossenses em termos muito bem claros em sua carta.
E o que significa uma conversão autêntica e verdadeira? 
Significa ser redimido e perdoado de todos os pecados como lemos no verso quatorze: "Em quem temos a redenção, pelo seu sangue, a saber, a remissão dos pecados". Esta redenção é explicada no capítulo dois, onde no verso quatorze nos lemos: "Havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contraria e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz.".
Conversão autêntica significa ser tirado do poder das trevas como escrito no verso treze: “O qual nos tirou da potestade das trevas, e nos transportou para o reino do Filho do seu amor”.
       
A nossa condição antes de ter-mos Jesus Cristo como nosso Senhor e Salvador, era de servir ao diabo, era de vivermos em meio às trevas.
Quando nós nos decidimos a servir a Jesus Cristo, e se realmente houve uma conversão genuína e não falsificada, surgiu então tanto no reino espiritual como no reino físico; a afirmação de que fomos transportados do reino das trevas, para o reino da luz, ou seja, para o reino do Seu amor.
E como isso acontece?  A resposta é simples, vamos ver o que Paulo nos diz em Romanos capitulo cinco do verso oito ao nove: “Mas Deus dá prova do seu amor para conosco, em que, quando éramos ainda pecadores, Cristo morreu por nós (passado). Logo muito mais, sendo agora justificados pelo seu sangue (presente), seremos por ele salvos da ira (futuro)”.
Conversão autêntica e genuína significa ser redimido e perdoado de todos os seus pecados conforme podemos ver em Colossenses capitulo um no verso catorze: “Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a saber, a remissão dos pecados”;
Mas se faz necessário que venhamos a entender o que é ser redimido.
A palavra Redenção significa: Ato ou recurso capaz de livrar ou salvar alguém de situações aflitas ou perigosas.
E foram esse ato e recurso que Jesus Cristo usou na cruz, trazendo a nossa libertação da escravidão do pecado.
Conversão autentica significa morrer para o mundo e nascer para Cristo como nós vemos no capitulo dois e no verso doze da carta aos Colossenses que diz assim: “Sepultados com ele no batismo, nele também ressuscitastes pela fé no poder de Deus, que o ressuscitou dentre os mortos”.
E para complementar a verdade dos fatos e que verdadeiramente somos salvos e redimidos por Jesus Cristo. Vamos ler o que Paulo diz na sua segunda carta aos Coríntios no capitulo cinco e no verso dezessete: “Pelo que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo”.
Um cristão autêntico é o crente que já experimentou uma grande libertação e que vive em novidade de vida, que sabe que todos os seus pecados já foram por Deus perdoados.
Há ainda outra característica do cristão autêntico e verdadeiro que nós precisamos reconhecer.
Pois um verdadeiro cristão tem um autêntico testemunho de vitória. 
Quando o apóstolo Paulo escreveu sua epistola aos romanos ele disse que o povo de Deus não é apenas vencedor, e sim, mas "mais do que vencedores" como vemos no capitulo oito e verso trinta e sete: “Mas em todas essas coisas somos mais que vence dores, por aquele que nos amou”.
Quem é apenas vencedor, se deleita somente com aquilo que esta a sua volta, porém quem é “mais que vencedor” é beneficiado por todas as coisas que Deus criou.
Na carta aos Colossenses encontramos ainda mais duas razões para que um verdadeiro cristão dê um autêntico testemunho de vitória:
1º - Nós somos mais que vencedores, “porque Jesus é o criador de tudo e de todos: “porque nele foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades; tudo foi criado por ele e para ele. “Ele é antes de todas as coisas, e nele subsistem todas as coisas; também ele é a cabeça do corpo, da igreja; é o princípio, o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a preeminência”. É isso que lemos em Colossenses capitulo um e versos dezesseis ao dezoito.
2º Somos mais que vencedores “porque Jesus despojou principados e potestades: “e, tendo despojado os principados e potestades, os exibiu publicamente e deles triunfou na mesma cruz” é o que está escrito na carta aos Colossenses capitulo dois e verso quinze. "e foi na cruz que Cristo tirou o poder dos governos e das autoridades espirituais. Ele fez desses poderes um espetáculo público, levando-os prisioneiros no seu desfile de vitória"  (Bíblia na Linguagem de Hoje).
Em sua segunda carta aos Coríntios capitulo dois no verso quatorze o apóstolo Paulo dá graças a Deus por participarmos da vitória de Jesus: “Graças a Deus, que sempre nos fez triunfar em Cristo e, por meio de nós, manifesta em todo lugar o cheiro do seu conhecimento.
Paulo aqui aproveita-se da figura de um general que sai vitorioso numa batalha travada contra o inimigo:
Quando um general romano voltava vitorioso de uma batalha marchava cidade adentro com uma longa procissão, precedida pelos magistrados da cidade.
Os magistrados eram seguidos pelos trombeteiros, depois vinham os espólios tomados do inimigo, em seguida os cativos liderados pelo rei do país que foi  conquistado, em seguida os oficiais do exército vitorioso e os músicos cantando e dançando e, por fim, o próprio general em cuja honra estava se fazendo aquela procissão.
Paulo se sentia um soldado do general vitorioso, partilhando da sua vitória.
Havia em sua vida o "cheiro" da vitória, em face da queima de plantas aromáticas.
Um verdadeiro cristão é alguém que, tendo passado por uma autêntica conversão, demonstra um autêntico testemunho da vitória de Cristo em sua vida.
Eu não posso concordar com um soldado do exército de Cristo dominado pela depressão, pela angústia, pelo medo, pelo desespero.
Se sua vida não tem sido vitoriosa, alegre, reaja em nome de Jesus!
Assuma sua condição de soldado de Cristo.
Clame ao Senhor para que o Seu Espírito Santo atue em sua vida e você passe a “andar de maneira digna do Senhor, agradando-lhe em tudo, frutificando em toda boa obra...”  (Cl 1.10).
E se você ainda não é um soldado de Cristo, eu te convido agora venha se alistar nesse exercito de vencedores, o seu ingresso no batalhão da vitória se dará nesse momento basta você entregar sua vida a Jesus Cristo e confiar na sua salvação.
Não perca tempo nem a oportunidade que Deus te concede venha agora, Jesus está de braços abertos terem esperando

 Cantemos agora o cântico Rompendo em Fé

Cada vez que a minha fé é provada
Tu me das à chance de crescer um pouco mais
As montanhas e vales, desertos e mares
Que atravesso me levam prá perto de Ti.
Minhas provações não são maiores que o meu Deus
E não vão me impedir de caminhar
Se diante de mim não se abrir o mar
Deus vai me fazer andar por sobre as águas
Rompendo em fé, minha vida se revestirá do Teu poder
Rompendo em fé, a cada dia vou mover o sobrenatural
Vou lutar e vencer, vou plantar e colher
A cada dia vou viver rompendo em fé
Cada vez que a minha fé é provada
Tu me das a chance de crescer um pouco mais
As montanhas e vales, desertos e mares
Que atravesso me levam prá perto de Ti.
Minhas provações não são maiores que o meu Deus
E não vão me impedir de caminhar
Se diante de mim não se abrir o mar
Deus vai me fazer andar por sobre as águas.
Rompendo em fé, minha vida se revestirá do Teu poder
Rompendo em fé, com ousadia vou mover o sobrenatural
Vou lutar e vencer, vou plantar e colher
A cada dia vou viver rompendo em fé.
Rompendo em fé, minha vida se revestirá do Teu poder
Rompendo em fé, com ousadia vou mover o sobrenatural
Vou lutar e vencer vou plantar e colher
A cada dia vou viver rompendo em fé

Nenhum comentário:

Postar um comentário

revendo valores

Reverencia no Culto a Deus