Deus nos livra do perigo

sábado, 28 de junho de 2014

A Bem Aventurança dos Humildades

Bem aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus (Mateus 5.3)

A humildade é uma qualidade moral que embeleza o caráter do verdadeiro cristão. Segundo o texto em estudo, o Reino dos céus é dos humildes, isto porque, de acordo com o apóstolo Pedro, "Deus resiste aos soberbos, contudo, aos humildes concede a sua graça" (I Pe 5.5).

A humildade é bem-vinda em qualquer área do viver humano, o contrário disso é sinônimo de dificuldade de convivência, pois não é fácil lidar com pessoas arrogantes, iracundas, coléricas, intolerantes e orgulhosas. Nossa humildade é autenticada pela intensidade da nossa devoção a Deus.

I. BEM AVENTURADOS OS HUMILDES DE ESPIRITO

Jesus nos revelou que devemos obedecer seu ensino, aprendendo com Ele a ser manso e humilde. Isso nos revela que, a humildade é uma virtude a ser aprendida! Como Jesus ensinava o conceito de humildade?
Por parábolas, fazendo comparações e, sobretudo, pelo exemplo de vida. Ele ensinou, por exemplo, no lava-pés a humildade e serviço voluntário ao próximo. Pedro, por outro lado, manifestou autocon-fiança, presunção, soberba antes de negá-lo por três vezes.

A tradução da palavra humilde, vem do original ptochoi to pneumati, e a tradução de ptochós é literalmente pedinte, pobre, miserável, impotente; Já a palavra pneuma significa espírito e está em foco o espírito com a parte da personalidade humana ou representativa da vida anterior, ou ainda a pessoa em si. É a vista da pobreza espiritual.

A humildade se manifesta em nosso relacionamento com o próximo: "Nada façais por partidarismo ou vanglória, mas por humildade, consi-derando cada um os outros superiores a si mesmo" - principalmente a Deus!

Quem se considera auto suficiente ou independente de Deus é orgu-lhoso e dificilmente receberá algo Dele. Por outro lado, é feliz quem se considera um ninguém, um "zero à esquerda", completamente vazio e falido espiritualmente, sem nada, arrasado e alquebrado diante da grandeza de Deus. Apenas o humilde percebe o quanto está distante do padrão de excelência e caráter de Cristo.

Deus somente poderá agir em nós quando estivermos vazios de nós mesmos (ego). 

II. "PORQUE DELES É O REINO DOS CÉUS"

Portanto, o reino dos céus pertence aos humildes! Sendo assim, resiste aos soberbos. O reino dos céus é dos humildes e dos humilhados, porque eles esperam Deus agir em seu favor. Está escrito que quem se humilha será exaltado, ou seja, quem faz de Deus seu "vingador" e entrega em suas mãos todos os agravos e injustiças sofridos e no tempo ou ocasião oportuno Ele age, fazendo a devida reparação e restabelecendo nosso direito. Ex. José do Egito

PROVÉRBIOS 29.23 " A soberba do homem o abaterá, mas o humilde de espírito obterá a honra".

III. CONCLUSÃO
Todo cristão renascido é um peregrino na terra e sua jornada consiste no permanente aprendizado. Deus está construindo o caráter de Cristo em nós. Quanto mais cheios do Espírito Santo, tanto mais humildes seremos.  

Podemos afirmar que assim que uma pessoa se converte, ela será "humilhada" quantas vezes for necessário até aprender a ser humilde nos olhos de Deus.

A natureza do velho homem não gosta de ser humilhada.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

revendo valores

Reverencia no Culto a Deus