Deus nos livra do perigo

sábado, 7 de junho de 2014

Cumpre o teu ministério



Ninguém consegue construir uma obra exterior sem primeiro fazê-la crescer em seu interior. Assim como o engenheiro ao desenhar o projeto a construção já existe na sua mente; também nós cristão-obreiros se quisermos edificar uma grande igreja, devemos tela primeiramente construída em nossos corações. Quanto maior for o edifício, maior e mais fundo devem ser os alicerces, pois, só conhecemos a segurança da estrutura de um edifício quando este sofre uma tempestade.

            Todos os projetos para a igreja devem ser fundamentados e embasados na Palavra de Deus, caso contrário estarão fadados ao fracasso. A nossa cultura deve ser usada como ponte para nos aproximar das pessoas, enquanto que a doutrina bíblica deve ser usada como bússola orientando-nos em nossa caminhada em todas as horas obscuras da nossa vida.

           Em hipótese alguma devemos afastar a Bíblia de nenhuma das tarefas elaboradas para a igreja de Cristo. “Toda escritura divinamente inspirada é proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir com justiça, para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda boa obra” (2ª Tm 3. 16-17).


            “Conjuro-te, pois, diante de Deus e do Senhor Jesus Cristo que há de julgar vivos e mortos na sua vinda e no seu reino. Que pregues a palavra inste a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas, e exortes com toda longanimidade e doutrina. Porque virá o tempo em que não sofrerão a sã doutrina, mas, tendo comichões nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscência. E desviarão os ouvidos da verdade voltando às fábulas. Mas tu sê sóbrio em tudo, sofre as aflições, faze a obra de um evangelista, cumpre o teu ministério” 
(2ª Timóteo 4.1-5).           

 A palavra ministério vem do grego “diacronia” que equivale ao cargo ou ao trabalho de um diácono; a palavra Ministério deriva também do hebraico “diáconos”, que significa: Servo, auxiliar, assistente “diácono”. Aquele que presta trabalho servil, ou ajudante que presta serviços voluntários, sem referências ao seu caráter.


            O termo ministério é usado uma vez em referência aos anjos como espíritos ministradores (Hb 1:14), quando a referência é para o homem o termo grego é “Dollos” (escravo), ou o hebraico “oikets” (servo doméstico) ou ainda “Mithios” (servo contratado).



           Vamos dar início ao nosso estudo falando acerca da vida de um homem que apesar de ser um simples pescador, Jesus o chamou para compor seu ministério; seu nome é Simão, que depois de ter um encontro com Cristo passou a ser chamado de “Pedro”. As primeiras palavras que Jesus Cristo falou para Pedro foram: “vinde após mim” (Mt 4: 19; Mc 1.17), este foi um chamado especifico para Pedro se tornar seu discípulo. Já as últimas palavras de Jesus dirigidas a Pedro foram: “segue-me” (Jo 21,22). Nós observamos que em nenhum momento da vida de Pedro ele abandonou estes dois desafios, mesmo apesar de muitas vezes ter tropeçado, Pedro foi até as últimas conse-quências fazendo a obra d’Aquele que o chamou.


             Quando Jesus Cristo entrou na vida de Pedro, ele transformou-se de um simples pescador em um novo homem com novos objetivos e novas prioridades; entretanto não era perfeito, jamais deixou de ser apenas “Simão”.


             Será que seriamos capazes de imaginar o que Jesus viu em Simão para lhe atribuir em potencial um novo nome “Pedro” que significa “Pedra”.


            Com seu temperamento impulsivo Pedro, certamente não agia com a firmeza e a segurança de uma rocha na maioria das vezes. Só que Jesus Cristo ao escolher seus seguidores não estava procurando pessoas com ideias ou ideais radicais. O Senhor Jesus procurou e escolheu homens que poderiam ser mudados, lapidados e transformados por Seu amor, para posteriormente os enviar a transmitir o Seu evangelho, demonstrando que sua receptividade estava disponível a todos, até mesmo para aqueles que caiam com frequência.

         
    Você seria capaz de imaginar o que Jesus ver em mim e em você para ter-nos convidado a segui-lo? Sabemos que Ele aceitou a Pedro que mesmo apesar de muito errar, Jesus cristo o escolheu para liderar a igreja primitiva, a igreja de Jerusalém. E este Pedro realizou grandes coisas para o reino de Deus. Será que mesmo cometendo tantos erros a exemplo de Pedro estamos dispostos a seguir Jesus e permitir que Ele através do seu infinito amor, mude e transforme o nosso caráter e a nossa vida?



            Vejamos algumas referências Bíblicas à cerca do “caráter” de Pedro.



·           Impulsivo por natureza - “... Senhor, se és tu, manda-me ir ter contigo por cima das aguas” Mt 14.28; “E Pedro, tomando a palavra, disse a Jesus: Senhor, bom é estarmos aqui; se queres, façamos aqui três tabernáculos, um para Ti, um para Moisés e um para Elias” 17:4; veja também João 21.17. 

    Compassivo e afetuoso - “Disse-lhe Simão Pedro: Senhor, não só os pés, mas também as mãos e a cabeça” Jo 13.9; veja também Jo 21.15-17.

·        
   Cheio de contradições e às vezes presunçoso - “Então Simão Pedro, que tinha a espada, desembainho-a e feriu o servo do sumo sacerdote, cortando-lhe fora a orelha direita ...”  Jo 18.10.

·     
      Tímido e às vezes covarde - “Mas, sentindo o vento forte, teve medo, e, começando a ir para o fundo, clamou, dizendo: Senhor, salva-me” Mt 14.30; veja também Mt 26,69-72)

·        
   Lento na compreensão das verdades mais profundas - “E, Pedro tomando a palavra, disse-lhe: Explica-nos esta parábola” Mt 15.15.

·    
       Capaz de fazer grandes confissões de sua fé - “E Simão Pedro, respondendo, disse: Tu és o Cristo filho do Deus Vivo” MT 16.16; “E nós temos crido e conhecido que Tu és o Cristo, o Filho de Deus” Jo 6: 69.

·        
   Covarde e negava conhecer a Jesus - “Então a parteira disse a Pedro: não és tu também dos discípulos deste homem? Disse ele, Não sou”; Jo 18.17.



Referências aos motivos da queda de Pedro

     Presunção - “Mas Pedro, respondendo, disse-lhe: ainda que todos se escandalizem em Ti, eu nunca me escandalizarei” Mt 26.33.
·           
     Violência – “Então Simão Pedro, que tinha a espada, desembainho-a e feriu o servo do sumo sacerdote Jo 18.10.

·           
    Negar abertamente que conhecia a Jesus – “... Disseram-lhe, pois: não és também tu um de seus discípulos? Ele negou e disse não sou” Jo 18.25)



     Depois do batismo pentecostal, Simão Pedro foi trans-formado de uma vara quebradiça em uma “Rocha”, cumprindo a Palavra escrita no Evangelho de Mateus 16.18, João 1.42 e Atos 1: 8, tornando-se um dos maiores líderes espirituais daquela época; valoroso e inabalável entre todos os discípulos de Jesus (At 4.19).

            E você Está pronto para cumprir com seriedade o seu ministério conforme determina a Palavra de Deus?

            Sem esperar por qualquer recompensa humana, mas, crendo que a cada tarefa executada sem visar seus próprios benefícios Deus as está registrando lá nos céus para em seu devido tempo lhe recompensar no que seus feitos forem merecedores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

revendo valores

Reverencia no Culto a Deus