Deus nos livra do perigo

sábado, 12 de maio de 2018

Andar com Deus


Gênesis 5. 21-24, da Edição Revista e Atualizada no Brasil,

Traduzida por João Ferreira de Almeida.



      “Enoque viveu sessenta e cinco anos, e gerou a Matusalém. Andou Enoque com Deus, depois que gerou a Matusalém, trezentos anos; e gerou filhos e filhas. Todos os dias de Enoque foram trezentos e sessenta e cinco anos; Enoque andou com Deus; e não apareceu mais, porquanto Deus o tomou”.



      Andou Enoque (grego Hanôk) com Deus. No meio da narrativa de nascimentos, existências monótonas e mortes, subitamente o autor introduz um caráter sublime, Enoque, que agradou a Deus e viveu em Sua presença imediata. Em um período de deteriorização, Enoque deu uma notável demonstração de piedade recomendável.



      Em pensamentos, palavras, feitos e atitudes, ele viveu de acordo com a vontade divina; levando alegria ao coração de Deus, o seu Criador. A Septuaginta diz a seu respeito: Enoque agradou a Deus”. Uma declaração extraordinária que nos dá uma indicação de quando Enoque começou a andar com Deus. Talvez fosse no momento em que se deu o nascimento de seu filho; sem dúvida isso foi um ponto alto de sua vida, que determinou em seu coração viver em íntima comunhão com Deus.



      Sua íntima associação em tal atmosfera deu-lhe sabedoria celestial, a qual o capacitou a compreender e apreciar as ricas coisas de Deus.



      O verso 24 diz que Enoque já não era, porque Deus o tomou para si. Por conta de suas atitudes, piedade genuína e assimilação da sabedoria divina, ele foi levado desta terra para continuar sua caminhada nas sagradas regiões do paraíso.

Seu desaparecimento foi súbito e completamente sem aviso, e a morte nada tem a ver com ele. A Septuaginta diz: Ele não foi encontrado, porque Deus o trasladou. Pela fé Enoque foi trasladado”, diz o escritor da carta aos Hebreus 11 e verso 5: “para não ver a morte, e não foi achado, porque Deus o trasladara”.



      Não só lindo e significativo, mas um grande milagre foi realizado de modo que o homem que aprendera amar e andar com Deus pudesse continuar nessa comunhão sem interrupção.



      Enoque é mencionado apenas nove vezes em toda a Bíblia: seis vezes em Gênesis, e uma vez nos livros de Lucas, Judas e hebreus. Enoque era filho de Jarede e pai de Matusalém.



     Ele viveu até os 365 anos de idade antes de ser levado por Deus. Não é dito muito sobre ele, mas nós o vemos como um grande homem de fé, o nome de Enoque está entre os “Heróis da fé” de Hebreus 11. “Enoque andou com Deus”.

O que significa Andar com Deus?



Para Andar com Deus, Observe Estes Dez Princípios:


       I.        Plena Rendição;
      II.     Comunhão Ininterrupta;
     III.   Progresso Contínuo;
     IV.  Firme Separação;
     V.     Perseverança Inabalável;
    VI.  Confiança Sem Medo;
     VII. Testemunho Excepcional;
     VIII. Testemunha Fiel;
     IX. Bem-aventurança Futura;
     X. Fé simples 

      I.       Plena rendição.


      O nome Enoque significa “dedicado ou disciplinado”. Fiel ao significado do seu nome, Enoque dedicou-se a Deus e disciplinou-se no meio de uma geração corrompida e perversa; tenho para mim que Paulo tinha em mente a passagem bíblica referente a Enoque quando escreveu sua carta aos Filipenses, observe o que ele diz no cap.  2 Verso 15: “para que vos torneis irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis no meio de uma geração pervertida e corrupta, na qual resplandeceis como luzeiros no mundo”.



      Isto significa dizer que se eles não murmurassem se tornariam irrepreensíveis e sinceros diante dos outros (autênticos – exibindo simplicidade de caráter).



      Aqui quando se fala em “uma geração pervertida e corrupta, faz-se uma adaptação de Deuteronômio 32. 5 (Corromperam-se contra ele; não são seus filhos, e isso é a sua mancha; geração perversa e depravada é.), que é o resultado da distorção moral e intelectual.



      Neste mundo de trevas os cristãos devem brilhar como astros, conforme Cristo disse em Mateus 5. 16: “Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras, e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus.

      Enoque era plenamente conformado e submetido à vontade de Deus, ele não se conformou com a imoralidade praticada pela sociedade de sua época preferindo servir a Deus como diz Paulo em sua carta aos Romanos cap. 12, verso 2: “E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus”.
   
      II.     Comunhão Ininterrupta.


      É tão maravilhoso saber que Enoque andou com Deus, mas é ainda mais maravilhoso saber que Deus andava de fato com Enoque, em Amós 3. 3, está escrito: “andarão dois juntos, se não houver entre eles acordo”? Se não houver entre eles acordo; não andarão juntos. Na Bíblia Sagrada Versão Digital diz: a não ser que tenham concordado, isto é, tenham assumido um compromisso.



      Na primeira carta de João 1. 6, diz: “Se dissermos que mantemos comunhão com ele e andarmos nas trevas, mentimos e não praticamos a verdade”. Este é um modo muito delicado de declarar a possibilidade de andarmos nas trevas; Fora da vontade de Deus, que é luz. Não praticarmos a verdade. A verdade não é apenas o que se diz mas também o que se faz.



      Aqui João confronta a primeira das três afirmações dos falsos professores que diziam: Que podemos ter comunhão com Deus e seguir vivendo nas trevas.



      Os falsos professores, que pensavam e ensinavam que o corpo era mal ou não tinha valor, e apresentavam dois enfoques dessa conduta: (1) insistiam em negar os desejos do corpo mediante uma disciplina estrita ou (2) aprovavam a satisfação de toda luxúria física porque o corpo depois de tudo ia ser destruído.



      É óbvio que a segunda opinião era mais popular! Aqui João expõe o engano de se dizer que é cristão e seguir vivendo em maldade e imoralidade. Na verdade se amamos à  Deus não podemos conviver com o pecado.



      Pois, na verdade, o caminho dos justos cresce mais brilhante com o seu caminhar perto de Deus. Em Provérbios 4. 18, diz assim: “Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito”.



      Aqui diz “a vereda dos justos; vamos observar o contraste enfático com “o caminho dos perversos” do verso 19: O caminho dos ímpios é como a escuridão: não sabem eles em que tropeçam.

 Também diz “dia perfeito. Aqui o significado exato é discutível, mas, o significado geral está claro: o justo anda em luz crescente; os ímpios, nas trevas.



III.   Progresso Contínuo.



      Andar com Deus significa ter um conhecimento cada vez mais íntimo d’Ele. Não se pode andar dignamente com Deus sem primeiro ter um verdadeiro conhecimento de quem Ele é e o que Ele deseja para nossas vidas.



      Na carta de Paulo aos Colossenses cap. 1, verso 10, ele diz: “a fim de viverdes de modo digno do Senhor, para o seu inteiro agrado, frutificando em toda boa obra e crescendo no pleno conhecimento de Deus”. Conhecer a Deus significa ter certeza da vida eterna. Pleno conhecimento é a perfeita comunhão que resulta do pleno conhecimento da vontade de Deus.



      Pedro em sua segunda carta cap. 3, verso 18, diz: “antes, crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A ele seja a glória, tanto agora como no dia eterno”.



      Pedro diz: “antes, crescei na graça. A vida não é estática. Temos de avançar para não retroceder. isto é, um desafio à conquista espiritual através do conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. Conhecê-lO é viver; crescer nessa. amizade é crescer no Espírito.



      Pedro conclui sua breve epístola da mesma forma que começou, exortando a seus leitores a crescer na graça e no conhecimento do Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, conhecendo-o cada vez mais.



      Este é o passo mais importante para refutar aos falsos professores. Sem que haja a importância de onde nos achemos em nossa viagem espiritual, nem quão amadurecidos sejamos em nossa fé, pois, sempre  enfrentamos o mundo pecaminoso através da nossa fé e não de outra forma.



      Fica ainda um grande caminho por percorrer. Se cada dia acharmos formas de nos aproximar mais de Jesus Cristo, estaremos nos preparando para defender a verdade em todas as circunstâncias.



IV.       Firme Separação.



      Certamente Enoque não participou dos prazeres pecaminosos do mundo, mas buscou o prazer de Deus. Ele sabia que a amizade com o mundo e aqueles que se opõem a Deus é inimizade contra Deus.



      No cap.  4 e verso 4 da carta de Tiago, diz: “Infiéis, não compreendeis que a amizade do mundo é inimiga de Deus? Aquele, pois, que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus”. Na versão Revista e corrigida o vero 4 começa com a palavra “adúlteros” ao invés de infiéis, Tiago condena o apego excessivo e o chama de infidelidade ou adultério.



      O desejo de Deus, é que O amemos acima de tudo. Quando amamos as coisas as coisas passageiras desse mundo, nos tornamos infiéis a Deus.



      Veja agora o que Paulo diz em 2ª aos Coríntios 6. 14 a 17: Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque, que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas? E que concórdia há entre Cristo e Belial? Ou que parte tem o fiel com o infiel? E que consenso tem o templo de Deus com os ídolos? Porque vós sois o templo do Deus vivente, como Deus disse: Neles habitarei, e entre eles andarei; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo. Por isso saí do meio deles, e apartai-vos, diz o Senhor; E não toqueis nada imundo, E eu vos receberei”.



      Paulo não está admoestando a nós, os crentes para não estabelecermos vínculos com os incrédulos, porque eles podem debilitar a nossa entrega total a Cristo, pois, anteriormente, ele tinha explicado que isso não significava que devemos nos isolar dos incrédulos. Inclusive disse que que se alguém tivesse marido ou esposa não crente, deviam seguir unidos a seus cônjuges não crentes.



      O apóstolo queria que os crentes estivessem ativos em seu testemunho por Cristo entre os incrédulos sem necessidade de comprometer sua fé mediante ataduras pessoais ou comerciais. Os crentes devem evitar as situações que motivem a divisão de sua lealdade.

V.     Perseverança Inabalável.

      Enoque andou com Deus, não uma vez por semana, mas diariamente em meio aos cuidados e as responsabilidades da sua vida familiar normal. Enoque começou a andar com Deus, com a idade de 65 anos após o nascimento de seu filho Matusalém, e daí em diante para o resto da sua vida terrena (300 anos).



      Nunca é tarde demais para começar a andar com Deus (ver Abraão em Gênesis 17:1). Enoque andou no caminho da justiça, não como um eremita, mas como um homem de família que viveu em uma idade pré-diluviana, onde abundou o pecado e o mal! Mas, ele era firme no seu propósito de seguir a Deus.



VI.       Confiança Sem Medo 


      No Salmo 23. Verso 4, Davi afirmou que: “Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam. A morte projeta uma sombra aterradora sobre a nossa vida porque estamos completamente indefesos quando chega. Podemos lutar com muitos outros inimigos, contra a dor, o sofrimento, as enfermidades, mas a fortaleza e o ânimo não podem vencer à morte. Esta quase sempre tem a palavra final.



      Só uma pessoa pode caminhar conosco passando pelo vale sombrio da morte e nos fazer passar até o outro lado a salvo: só Ele, o Deus da vida, o nosso pastor. A vida é incerta, e por isso devemos seguir a este pastor que nos oferece salvação eterna.



      Davi continua afirmando, só que desta vez no Salmo 27, verso 1, quando diz: O Senhor é a minha luz e a minha salvação; a quem temerei? O Senhor é a força da minha vida; de quem me recearei? O temor é uma sombra negra que nos envolve e finalmente nos aprisiona dentro de nós mesmos.



      Cada um de nós fomos prisioneiros do temor em um dado momento: temor ao rechaço, a ser mal interpretados, à insegurança, à enfermidade e inclusive à morte. Mas você pode vencer o temor por meio da luz libertadora do Senhor que nos dá salvação. Se você quer dissipar em sua vida a escuridão do temor, recorde junto com o salmista que o Senhor é sua luz e sua salvação.



      Deus estava com Enoque, então ele não tinha medo do que o homem ou as circunstâncias podiam fazer com ele. Graças a Deus que nos dá a vitória sobre o pecado, o mundo, a carne, o diabo e a morte. Em Romanos 8. 35-39, Paulo diz que nada nem ninguém pode nos separar do amor de Deus; nem a fome, nem a angustia, nem a fome; também fala que somos entregues a morte todo dia, mas ele afirma veementemente que nós podemos todas as coisas em Cristo, porque é Ele que nos fortalece.


      VII. Testemunho Excepcional. 


      O escritor de Hebreus, disse no capitulo 11 e verso 5, de sua carta que: “Pela fé, Enoque foi trasladado para não ver a morte; não foi achado, porque Deus o trasladara. Pois, antes da sua trasladação, obteve testemunho de haver agradado a Deus”

      Que tributo a carta de Hebreus presta a Enoque! Em seu desejo de agradar a Deus, ele não tinha dúvida que, não agradaria a algumas pessoas, mas Enoque viveu para uma plateia de Um - Deus Todo-Poderoso!



      Vejamos o que Paulo disse sua carta aos Gálatas no cap. 1 e verso 10, quando se expressa dizendo: Porque persuado eu agora a homens ou a Deus? Ou procuro agradar a homens? Se estivesse ainda agradando aos homens, não seria servo de Cristo.



      O apóstolo Paulo nessa ocasião falou tão asperamente que sentiu que devia esclarecer agora que não buscava persuadir os homens no sentido de conciliá-los ou buscar o favor deles.  Antes, se preocupava, em estar agradando a Deus.



      Agradar os homens ajustando a mensagem aos desejos deles é atitude inconsistente para o servo de Cristo.



      E você dedica sua vida em tratar de agradar a outros? Paulo teve que falar com dureza aos cristãos da Galaica porque eles estavam em sério perigo. Veja que Paulo não se desculpa por suas palavras diretas, pois sabia que não estaria servindo fielmente a Cristo se permitisse que os cristãos da Galaica continuassem no caminho equivocado.



       No evangelho de Lucas 6. 22, o próprio Jesus Cristo, chama de mais que felizes aqueles que são rejeitados pela sociedade por serem fiéis a Deus, quando Ele diz: Bem-aventurados sois quando os homens vos odiarerem, e quando vos espulsarem, da sua companhia, vos injuriarem, e rejeitarem o vosso nome como indigno, por causa do Filho do Homem.



      Bem-aventurado! Esta benção não é para os que sofrem por causa dos seus próprios pecados ou por causa de sua estupidez. É, sim, para aqueles que são desprezados, e excomungados, censurados e difamados por serem fieis a Cristo.


VIII.      Testemunha Fiel. 


      Enoque foi uma testemunha fiel de Deus, ele mesmo profetizou a segunda vinda de Cristo e proclamou o julgamento justo, mas terrível de Deus contra os ímpios. Enoque fielmente testemunhou e pregou uma mensagem dura para um povo de coração endurecido. 


      Foi o que disse Judas em sua carta do verso 14 ao 15: “Quanto a estes foi que também profetizou Enoque, o sétimo depois de Adão, dizendo: Eis que é vindo o Senhor com suas santas miríades, para exercer juízo contra todos e para fazer convictos todos os ímpios, acerca todas as obras ímpias que impiamente praticaram e acerca de todas as palavras insolentes que ímpios pecadores proferiram contra ele”.


      Nestes versos surge um problema por causa das citações de Enoque. Judas diz: Enoque, o sétimo depois de Adão. A dificuldade é que Judas, ao que parece, atribui esta profecia do Enoque apócrifo ao Enoque de Gênesis 5. Uma vez que não há citação bíblica de nenhuma profecia de Enoque, ou Judas considerava canônico o Enoque apócrifo, ou cometeu um erro óbvio.



      Contudo, a solução do problema pode se encontrar no fato de que esta alegada profecia seja uma citação não de uma simples passagem de Enoque, mas de diversas, e é provável que Judas também citasse a frase “o sétimo depois de Adão” do livro apócrifo de Enoque 60. 8. Assim Judas não estava se referindo ao Enoque de Gênesis 5, mas referindo-se inteiramente, até mesmo na linha introdutória, às palavras encontradas no Enoque apócrifo. Embora a profecia não tenha status canônico, suas predições estão em paralelo e apoiadas por numerosas passagens bíblicas, tais como Mt. 25. 31-46.



        Atos 20. 24. “Porém em nada considero a vida preciosa para mim mesmo, contanto que complete a minha carreira e o ministério que recebi do Senhor Jesus para testemunhar o evangelho da graça de Deus”



      Com freqüência sentimos que a vida é um fracasso a menos que tiremos proveito dela: reconhecimento, diversão, dinheiro, triunfos. Mas Paulo pensou que a vida não tinha valor, a menos que a usasse para a obra de Deus. Que o que investiu na vida era mais importante que o que pudesse conseguir dela. O que é mais importante para você, o que você conseguiu com sua vida ou o que você investiu nela?



      O compromisso é uma qualidade necessária para todos os que desejam fazer a obra de Deus. Paulo foi uma pessoa comprometida e a meta mais importante de sua vida era pregar a outros a respeito de Cristo.



       Indiscutivelmente Paulo foi o maior missionário que viveu nesse mundo. Deus procura homens e mulheres que se concentrem nesta grande tarefa que Jesus Cristo deu.


IX.       Bem-aventurança futura.


      No livro de Gênesis 5. 24, está escrito assim: “Andou Enoque com Deus e já não era, porque Deus o tomou para si. E já não era, porque Deus o tomou para si. Por conta de sua piedade genuína e sua assimilação da sabedoria divina, Enoque, foi levado desta terra para continuar sua caminhada nas sagradas regiões do além. Seu desaparecimento foi súbito e completamente sem aviso, e a morte nada tem a ver com ele.



      A Septuaginta diz: Ele não foi encontrado, porque Deus o trasladou. “Pela fé Enoque foi trasladado”, segundo o escritor de Hebreus, cap. 11, verso 5, “para não ver a morte, e não foi achado, porque Deus o trasladara”. Um lindo e significativo milagre foi realizado de modo que o homem que aprendera a amar a Deus e a andar com Ele pudesse continuar nessa comunhão sem interrupção.



      “Deus o tomou para si”. Isto seria um epitáfio estranho sobre um homem que foi enterrado no céu antes de morrer! Sem dúvida, a família e os amigos procuraram em vão por Enoque porque; “Deus o tomou para si” - para caminhar com Ele de braços dado (veja Apocalipse 3. 4: mas poucas pessoas que não contaminaram as suas vestiduras e andarão de branco junto comigo, pois são dignas).



      Isso tipifica a transformação da igreja para a vinda do Senhor Jesus. Filipenses 3. 20-21, faz alusão a esse pormenor, se não veja o que diz: “Pois a nossa pátria está nos céus, de onde também aguardamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo, o qual transformará o nosso corpo de humilhação, para ser igual ao corpo da sua glória, segundo a eficácia do poder que ele tem de até subordinar a si todas as coisas”.

      Em meio ao contraste licencioso e devasso das pessoas, os cristãos amadurecidos viviam como uma colônia de cidadãos celestiais, cuja habitação temporária era a terra. Enquanto politeuma (essa é a única ocorrência da palavra grega que foi traduzida como “pátria” no N. T.), pode indicar o padrão de vida seguido por um cidadão, aqui ele significa o estado ao qual o cidadão pertence (pátria).



      Os cidadãos romanos vivendo na colônia de Filipos logo perceberiam o que o apóstolo queria dizer. Apekdekometha traduzido para aguardamos (E.R.A.) e esperamos (E.R.C.) indica uma expectativa ansiosa. Inscrições mostram que soter, salvador, era largamente usado no mundo greco-romano para designar reis e imperadores. Aqui ele amplia a metáfora precedente e reflete a atitude da igreja primitiva para com a volta de Cristo.



      Quando Cristo aparecer, ele transformará (em grego metaskematizo) nosso corpo de humilhação, o corpo que agora reveste nosso humilde estado de existência mortal. Para ser igual ao corpo da Sua glória, o corpo no qual Cristo está revestido em Seu estado glorificado. Esta transformação exige um ato de eficácia de poder, do gregoEnergia”, que só é usada por Paulo e quase sempre indica Deus em ação. 


X.         Fé simples.


      O escritor da carta aos Hebreus no cap. 11, e verso 5, diz: Pela fé, Enoque foi trasladado para não ver a morte; não foi achado, porque Deus o trasladara. Pois, antes da sua trasladação, obteve testemunho de haver agradado a Deus. Ele diz quePela fé, Enoque foi trasladado...”  Quando você “translada” algo, você tira de um lugar, e em seguida, põe em outro. A fé de Enoque foi um ingrediente necessário para agradar a Deus.



      O verso 5 de Hebreus 11, testifica sobre o fato de que a fé ativa, no coração de um homem, nesta vida, agrada a Deus de tal modo que Ele finalmente concede ao crente verdadeiro o escape da morte e mais, o pleno desfrutar de Sua própria presença e glória.



      Tais exemplos são suficientes para justificar a generalização do verso 6, quando ele diz que “Sem fé é impossível agradar a Deus”. Pois, como pode alguém ter relações com Alguém que é invisível, e cujas principais recompensas aguardam além da vida presente, a não ser que creia tanto que Deus existe como que, sempre que um homem assim resolve devotar-se a Deus de todo o coração, o Senhor nunca deixa de tornar-se seu galardoador, ou seja, aquele que recompensa.



      Em Hebreus 11. 6, o escritor diz que “De fato, sem fé é impossível agradar a Deus”.  A fé de Enoque resultou em um genuíno testemunho. E assim aprouve a Deus transladar Enoque da sua geração pecaminosa.



      Conclusão:



      Enoque é um tipo do cristão do fim dos tempos, que estará vivo no arrebatamento da Igreja e não provará a morte. João 11:26e todo o que vive e crê em mim não morrerá, eternamente. Crês isto”? Enoque agradou a Deus antes de mesmo de existir - uma igreja, uma Bíblia, e a habitação do Espírito Santo. Se ele pôde fazê-lo, certamente nós também podemos!



      Amigo, você que não crente, saiba que nunca poderá agradar a Deus enquanto você ainda está na carne. Você precisa em primeiro lugar ser salvo e nascer do Espírito.



      Venha com humildade e fé em Jesus. Peça a Ele para perdoar e purificar seus pecados hoje! Agora.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

revendo valores

Reverencia no Culto a Deus