Gênesis
5. 21-24, da Edição Revista e Atualizada no Brasil,
Traduzida por João Ferreira de
Almeida.
“Enoque viveu sessenta e cinco anos, e gerou
a Matusalém. Andou Enoque com Deus, depois que gerou a
Matusalém, trezentos anos; e gerou filhos e filhas. Todos os dias de Enoque foram
trezentos e sessenta e cinco anos; Enoque
andou com Deus; e não apareceu mais, porquanto Deus o tomou”.
Andou Enoque (grego Hanôk) com Deus. No
meio da narrativa de nascimentos, existências monótonas e mortes, subitamente o
autor introduz um caráter sublime, Enoque, que agradou a Deus e viveu em Sua presença imediata. Em um
período de deteriorização, Enoque deu uma notável demonstração de piedade recomendável.
Em pensamentos, palavras, feitos e atitudes, ele viveu de acordo com a vontade divina;
levando alegria ao coração de Deus, o seu Criador. A Septuaginta diz a seu respeito: “Enoque
agradou a Deus”. Uma declaração extraordinária que nos dá uma indicação de quando Enoque começou a andar
com Deus. Talvez fosse no
momento em que se deu o nascimento de seu filho; sem dúvida isso
foi um ponto alto de sua
vida, que determinou em seu coração viver em íntima comunhão com Deus.
Sua íntima associação em tal atmosfera deu-lhe
sabedoria celestial, a qual o capacitou a compreender e apreciar as ricas
coisas de Deus.
O verso 24 diz que Enoque “já não era,
porque Deus o tomou para si”. Por conta de suas
atitudes, piedade genuína e
assimilação da sabedoria divina, ele foi levado desta terra para continuar sua caminhada
nas sagradas regiões do paraíso.
Seu desaparecimento
foi súbito e completamente sem aviso, e a morte nada tem a ver com ele. A Septuaginta diz: Ele não foi encontrado, porque Deus o
trasladou. “Pela fé Enoque foi trasladado”, diz o escritor da
carta aos Hebreus 11 e verso 5: “para não ver a morte, e não foi achado, porque Deus o trasladara”.
Não
só lindo e
significativo, mas um grande milagre foi realizado de modo que o homem que
aprendera amar e andar com Deus pudesse continuar nessa comunhão sem
interrupção.
Enoque é mencionado apenas nove vezes em toda a Bíblia: seis vezes em
Gênesis, e uma vez nos livros de Lucas, Judas e hebreus. Enoque era filho de
Jarede e pai de Matusalém.
Ele viveu até os 365 anos de idade antes de ser levado por Deus. Não é
dito muito sobre ele, mas nós o vemos como um grande homem de fé, o nome de
Enoque está entre os “Heróis
da fé” de Hebreus 11. “Enoque andou com
Deus”.
O que significa Andar com
Deus?
Para Andar com
Deus, Observe Estes Dez Princípios:
I.
Plena Rendição;
II.
Comunhão Ininterrupta;
III.
Progresso Contínuo;
IV.
Firme Separação;
V.
Perseverança Inabalável;
VI.
Confiança Sem Medo;
VII. Testemunho Excepcional;
VIII. Testemunha Fiel;
IX. Bem-aventurança Futura;
X. Fé simples
I.
Plena rendição.
O nome Enoque significa “dedicado ou disciplinado”. Fiel ao significado do
seu nome, Enoque dedicou-se a Deus e disciplinou-se no meio de uma geração
corrompida e perversa; tenho para mim que Paulo tinha em mente a passagem
bíblica referente a Enoque quando escreveu sua carta aos Filipenses, observe o
que ele diz no cap. 2 Verso 15: “para que vos torneis irrepreensíveis
e sinceros, filhos de Deus inculpáveis no meio de uma geração pervertida e
corrupta, na qual resplandeceis como luzeiros no mundo”.
Isto significa dizer que se eles não murmurassem se tornariam irrepreensíveis e sinceros diante dos outros (autênticos – exibindo simplicidade de caráter).
Aqui quando se fala em “uma
geração pervertida e corrupta”, faz-se uma adaptação de Deuteronômio 32. 5 (Corromperam-se contra ele; não são seus
filhos, e isso é a sua mancha; geração perversa e depravada é.), que é o resultado da distorção moral e intelectual.
Neste
mundo de trevas os cristãos devem brilhar como astros, conforme Cristo disse em Mateus 5. 16: “Assim resplandeça a vossa luz diante dos
homens, para que vejam as vossas boas obras, e glorifiquem a vosso Pai, que
está nos céus.
Enoque era plenamente conformado e
submetido à vontade de Deus, ele não se conformou com a imoralidade praticada
pela sociedade de sua época preferindo servir a Deus como diz Paulo em sua
carta aos Romanos cap. 12, verso 2: “E não vos
conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente,
para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus”.
II.
Comunhão Ininterrupta.
É tão maravilhoso saber que Enoque andou
com Deus, mas é ainda mais maravilhoso saber que Deus andava de fato com
Enoque, em Amós 3. 3, está escrito: “andarão dois juntos, se não houver entre eles acordo”? Se não houver entre eles acordo; não andarão juntos. Na Bíblia
Sagrada Versão Digital diz: “a não
ser que tenham concordado”, isto é, tenham assumido um compromisso.
Na primeira carta de João 1. 6, diz: “Se dissermos que mantemos comunhão
com ele e andarmos nas trevas, mentimos e não praticamos a verdade”. Este é um
modo muito delicado de declarar a possibilidade de andarmos nas trevas; Fora da
vontade de Deus, que é luz. Não praticarmos a verdade. A verdade
não é apenas o que se diz mas também o que se faz.
Aqui João confronta
a primeira das três afirmações dos falsos professores
que diziam: Que podemos ter
comunhão com Deus e seguir vivendo nas trevas.
Os falsos professores, que pensavam e
ensinavam que o corpo era mal
ou não tinha valor, e apresentavam dois enfoques dessa conduta: (1) insistiam em negar os desejos do corpo mediante uma
disciplina estrita ou (2) aprovavam a satisfação de toda luxúria física porque
o corpo depois de tudo ia ser destruído.
É óbvio que a segunda opinião era mais popular! Aqui
João expõe o engano de se dizer que é cristão e seguir vivendo em maldade e imoralidade. Na
verdade se amamos à Deus não
podemos conviver
com o pecado.
Pois, na verdade, o caminho dos justos
cresce mais brilhante com o seu caminhar perto de Deus. Em Provérbios 4. 18,
diz assim: “Mas a vereda
dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia
perfeito”.
Aqui diz “a vereda dos justos”; vamos observar o
contraste enfático com “o caminho dos perversos” do verso 19: O caminho dos ímpios é como a escuridão: não sabem eles em que
tropeçam.
Também diz “dia perfeito”.
Aqui o significado exato é discutível,
mas, o significado geral está
claro: “o justo anda em luz
crescente”; já os ímpios, nas trevas.
III. Progresso Contínuo.
Andar com Deus significa ter um conhecimento cada vez mais íntimo d’Ele.
Não se pode andar dignamente com Deus sem primeiro ter um verdadeiro
conhecimento de quem Ele é e o que Ele deseja para nossas vidas.
Na carta de Paulo aos Colossenses cap. 1, verso 10, ele diz: “a fim de viverdes de modo digno do
Senhor, para o seu inteiro agrado, frutificando em toda boa obra e crescendo no
pleno conhecimento de Deus”. Conhecer a Deus
significa ter certeza da vida eterna. Pleno conhecimento é a perfeita comunhão
que resulta do pleno conhecimento da vontade de Deus.
Pedro em sua segunda carta cap. 3, verso 18,
diz: “antes, crescei na graça e no conhecimento de
nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A ele seja a glória, tanto agora como no
dia eterno”.
Pedro diz: “antes, crescei na graça”. A vida não é estática. Temos de avançar
para não retroceder. isto é, um desafio à conquista espiritual através do conhecimento de nosso Senhor e Salvador,
Jesus Cristo. Conhecê-lO é viver; crescer nessa. amizade é crescer no
Espírito.
Pedro conclui sua breve epístola da mesma forma que começou, exortando a
seus leitores a crescer na graça e no conhecimento do Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, conhecendo-o cada vez mais.
Este é o passo mais importante para refutar aos falsos professores. Sem
que haja a importância de onde nos achemos em nossa viagem espiritual, nem quão amadurecidos sejamos em nossa fé, pois, sempre enfrentamos o mundo pecaminoso através da nossa fé e não de outra forma.
Fica ainda um grande caminho por percorrer. Se cada dia acharmos
formas de nos aproximar mais de Jesus Cristo, estaremos nos preparando para
defender a verdade em todas as circunstâncias.
IV. Firme Separação.
Certamente Enoque não participou dos prazeres pecaminosos do mundo, mas
buscou o prazer de Deus. Ele sabia que a amizade com o mundo e aqueles que se
opõem a Deus é inimizade contra Deus.
No cap. 4 e verso 4 da carta de Tiago,
diz: “Infiéis, não compreendeis
que a amizade do mundo é inimiga de Deus? Aquele, pois, que quiser ser amigo do
mundo constitui-se inimigo de Deus”. Na versão Revista e corrigida o vero 4
começa com a palavra “adúlteros” ao invés de infiéis, Tiago condena o
apego excessivo e o chama de infidelidade ou adultério.
O desejo de Deus, é que O amemos acima de
tudo. Quando amamos as coisas as coisas passageiras desse mundo, nos tornamos
infiéis a Deus.
Veja agora o que Paulo diz em 2ª aos
Coríntios 6. 14 a 17: “Não vos prendais a um jugo desigual com os
infiéis; porque, que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão
tem a luz com as trevas? E
que concórdia há entre Cristo e Belial? Ou que parte tem o fiel com o infiel? E que consenso tem o templo de Deus com os
ídolos? Porque vós sois o templo do Deus vivente, como Deus disse: Neles
habitarei, e entre eles andarei; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo. Por isso saí do meio deles, e apartai-vos, diz o
Senhor; E não toqueis nada imundo, E eu vos receberei”.
Paulo não
está admoestando a nós, os crentes
para
não estabelecermos
vínculos com os incrédulos, porque eles
podem debilitar a
nossa entrega total
a Cristo, pois,
anteriormente, ele
tinha explicado que isso não significava que
devemos nos isolar dos incrédulos.
Inclusive disse que que
se alguém tivesse marido ou esposa não crente, deviam
seguir unidos a seus cônjuges não crentes.
O apóstolo
queria que os crentes estivessem ativos em seu testemunho por Cristo entre os
incrédulos sem necessidade de comprometer sua fé mediante ataduras pessoais ou
comerciais. Os crentes devem evitar as
situações que motivem a divisão de sua lealdade.
V.
Perseverança Inabalável.
Enoque andou com Deus, não uma vez por semana, mas diariamente em meio aos
cuidados e as responsabilidades da sua vida familiar normal. Enoque começou a
andar com Deus, com a idade de 65 anos após o nascimento de seu filho
Matusalém, e daí em diante para o resto da sua vida terrena (300 anos).
Nunca é tarde demais para começar a andar com Deus (ver Abraão em
Gênesis 17:1). Enoque andou no caminho da justiça, não como um eremita, mas
como um homem de família que viveu em uma idade pré-diluviana, onde abundou o
pecado e o mal! Mas, ele era firme no seu propósito de seguir a Deus.
VI. Confiança Sem Medo
No Salmo 23. Verso 4, Davi afirmou
que: “Ainda que eu ande pelo vale da sombra da
morte, não temerei mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado
me consolam”. A morte projeta uma sombra aterradora sobre a nossa vida porque estamos completamente indefesos quando chega. Podemos
lutar com muitos outros inimigos, contra a dor, o sofrimento, as enfermidades, mas a fortaleza e o ânimo não podem vencer
à morte. Esta quase sempre tem a palavra final.
Só uma pessoa pode caminhar conosco passando pelo vale sombrio da morte e
nos fazer passar até o outro lado a salvo: só Ele, o Deus da vida, o nosso pastor. A vida é incerta, e por isso
devemos seguir a este pastor que nos oferece salvação eterna.
Davi
continua afirmando, só que desta vez no Salmo 27, verso 1, quando diz: “O Senhor é a minha luz e a minha salvação;
a quem temerei? O Senhor é a força da minha vida; de quem me recearei”? O temor é uma
sombra negra que nos envolve e finalmente nos aprisiona dentro de nós mesmos.
Cada um de nós já fomos prisioneiros do temor em um dado
momento: temor ao rechaço, a ser mal interpretados, à insegurança, à
enfermidade e inclusive à morte. Mas você pode vencer o temor por meio da luz
libertadora do Senhor que nos dá salvação. Se você quer dissipar em sua vida a escuridão do temor, recorde junto com o
salmista que o Senhor é sua luz e sua salvação.
Deus estava com Enoque, então ele não tinha medo do que o homem ou as
circunstâncias podiam fazer com ele. Graças a Deus que nos dá a vitória sobre o
pecado, o mundo, a carne, o diabo e a morte. Em Romanos 8. 35-39, Paulo diz que nada nem ninguém pode nos separar do
amor de Deus; nem a fome, nem a angustia, nem a fome; também fala que somos
entregues a morte todo dia, mas ele afirma veementemente que nós podemos todas
as coisas em Cristo, porque é Ele que nos fortalece.
VII. Testemunho Excepcional.
O escritor de Hebreus, disse no
capitulo 11 e verso 5, de sua carta que: “Pela fé,
Enoque foi trasladado para não ver a morte; não foi achado, porque Deus o
trasladara. Pois, antes da sua trasladação, obteve testemunho de haver agradado
a Deus”
Que tributo a carta de Hebreus presta a
Enoque! Em seu desejo de agradar a Deus, ele não tinha dúvida que, não
agradaria a algumas pessoas, mas Enoque viveu para uma plateia de Um - Deus
Todo-Poderoso!
Vejamos o que Paulo disse sua carta aos Gálatas
no cap. 1 e verso 10, quando se expressa dizendo: “Porque persuado eu agora a homens ou a Deus?
Ou procuro agradar a homens? Se estivesse ainda agradando aos homens, não seria
servo de Cristo”.
O apóstolo Paulo nessa ocasião falou tão asperamente que sentiu que devia esclarecer agora que não buscava
persuadir os homens no sentido de conciliá-los ou buscar o favor deles.
Antes, se preocupava, em estar agradando a Deus.
Agradar os homens ajustando a mensagem aos desejos
deles é atitude inconsistente para o servo
de Cristo.
E você
dedica sua vida em tratar de agradar a outros? Paulo teve que falar com dureza
aos cristãos da Galaica porque eles
estavam em sério perigo. Veja
que Paulo não se desculpa por suas palavras diretas, pois sabia que
não estaria servindo fielmente a Cristo se permitisse que os cristãos da
Galaica continuassem
no caminho equivocado.
No evangelho de Lucas 6. 22, o
próprio Jesus Cristo, chama de mais que felizes aqueles que são rejeitados pela
sociedade por serem fiéis a Deus, quando Ele diz: “Bem-aventurados sois
quando os homens vos odiarerem, e quando vos espulsarem, da sua companhia, vos injuriarem, e rejeitarem o vosso nome
como indigno, por causa do Filho do Homem”.
Bem-aventurado! Esta benção não é para os
que sofrem por causa dos seus próprios pecados ou por causa de sua estupidez.
É, sim, para aqueles que são desprezados, e excomungados, censurados e
difamados por serem fieis a Cristo.
VIII. Testemunha Fiel.
Enoque foi uma testemunha fiel de Deus, ele mesmo profetizou a segunda
vinda de Cristo e proclamou o julgamento justo, mas terrível de Deus contra os
ímpios. Enoque fielmente testemunhou e pregou uma mensagem dura para um povo de
coração endurecido.
Foi o
que disse Judas em sua carta do verso 14 ao 15: “Quanto a estes foi que também profetizou Enoque, o sétimo depois de Adão,
dizendo: Eis que é vindo o Senhor com suas santas
miríades,
para exercer juízo contra todos e para fazer convictos todos os ímpios, acerca todas as obras ímpias que impiamente praticaram e acerca de todas as palavras insolentes que ímpios pecadores proferiram contra ele”.
Nestes
versos surge um problema por causa das citações de Enoque. Judas diz: “Enoque, o sétimo depois de
Adão”. A dificuldade é que Judas, ao que parece, atribui esta profecia do
Enoque apócrifo ao Enoque de Gênesis 5. Uma vez que não há citação bíblica de
nenhuma profecia de Enoque, ou Judas considerava canônico o Enoque apócrifo, ou
cometeu um erro óbvio.
Contudo,
a solução do problema pode se encontrar no fato de que esta alegada profecia
seja uma citação não de uma simples passagem de Enoque, mas de diversas, e é
provável que Judas também citasse a frase “o sétimo depois de Adão” do
livro apócrifo de Enoque 60. 8. Assim Judas não estava
se referindo ao Enoque de Gênesis 5, mas referindo-se inteiramente, até mesmo
na linha introdutória, às palavras encontradas no Enoque apócrifo. Embora a
profecia não tenha status canônico, suas predições estão em paralelo e apoiadas
por numerosas passagens bíblicas, tais como Mt. 25. 31-46.
Atos 20. 24. “Porém em nada considero a vida preciosa para mim mesmo, contanto que
complete a minha carreira e o ministério que recebi do Senhor Jesus para
testemunhar o evangelho da graça de Deus”
Com freqüência
sentimos que a vida é um fracasso a menos que tiremos proveito dela:
reconhecimento, diversão, dinheiro, triunfos. Mas Paulo pensou que a vida não
tinha valor, a menos que a
usasse
para a obra de Deus. Que o que investiu na vida era mais importante que o que
pudesse conseguir dela. O que é mais importante para você, o que você conseguiu com sua vida ou
o que você investiu
nela?
O
compromisso é uma qualidade necessária para todos os que desejam fazer a obra
de Deus. Paulo foi uma pessoa comprometida e a meta mais importante de sua vida
era pregar a outros a respeito de Cristo.
Indiscutivelmente
Paulo foi o maior missionário que viveu
nesse mundo. Deus procura homens e mulheres que se concentrem
nesta grande tarefa que Jesus Cristo deu.
IX. Bem-aventurança futura.
No livro
de Gênesis 5. 24, está escrito assim: “Andou Enoque com Deus e já não era, porque
Deus o tomou para si. E já não era,
porque Deus o tomou para si”. Por conta de sua
piedade genuína e sua assimilação da sabedoria divina, Enoque, foi levado desta terra para continuar sua caminhada nas sagradas
regiões do além. Seu desaparecimento foi súbito e completamente sem aviso, e a
morte nada tem a ver com ele.
A Septuaginta
diz: “Ele
não foi encontrado, porque Deus o trasladou”. “Pela
fé Enoque foi trasladado”, segundo o escritor de Hebreus, cap. 11, verso 5, “para
não ver a morte, e não foi achado, porque Deus o trasladara”. Um lindo e significativo milagre foi realizado de modo que o homem
que aprendera a amar a Deus e a andar com Ele pudesse continuar nessa comunhão
sem interrupção.
“Deus o tomou para si”. Isto seria um epitáfio estranho sobre um homem que foi
enterrado no céu antes de morrer! Sem dúvida, a família e os amigos procuraram
em vão por Enoque porque; “Deus
o tomou para si” - para caminhar com
Ele de braços dado (veja Apocalipse 3. 4: mas poucas pessoas que não contaminaram as
suas vestiduras e andarão de branco junto comigo, pois são dignas).
Isso tipifica a transformação da igreja para a vinda do Senhor Jesus.
Filipenses 3. 20-21, faz alusão a esse pormenor, se não veja o que diz: “Pois a nossa pátria está nos céus, de onde também aguardamos
o Salvador, o Senhor Jesus Cristo, o qual transformará o nosso corpo de
humilhação, para ser igual ao corpo da sua glória, segundo a eficácia do poder
que ele tem de até subordinar a si todas as coisas”.
Em
meio ao contraste licencioso e devasso das pessoas, os cristãos amadurecidos viviam como
uma colônia de cidadãos celestiais, cuja habitação temporária era a terra.
Enquanto
“politeuma”
(essa é a única ocorrência da palavra grega que
foi traduzida como “pátria” no N. T.), pode indicar o padrão de vida seguido por
um cidadão, aqui ele significa o estado ao qual o cidadão pertence (pátria).
Os
cidadãos romanos vivendo na colônia de Filipos logo perceberiam o que o
apóstolo queria dizer. “Apekdekometha” traduzido
para aguardamos (E.R.A.) e esperamos (E.R.C.) indica uma
expectativa ansiosa. Inscrições mostram que “soter”, salvador,
era largamente usado no mundo greco-romano para designar reis e imperadores.
Aqui ele amplia a metáfora precedente e reflete a atitude da igreja primitiva
para com a volta de Cristo.
Quando
Cristo aparecer, ele transformará (em grego metaskematizo) nosso corpo de humilhação, o
corpo que agora reveste nosso humilde estado de existência mortal. Para ser igual ao corpo da Sua glória, o
corpo no qual Cristo está revestido em Seu estado glorificado. Esta
transformação exige um ato de eficácia
de poder, do grego“Energia”, que só é usada por Paulo e quase sempre
indica Deus em ação.
X.
Fé simples.
O
escritor da carta aos Hebreus no cap. 11, e verso 5, diz: “Pela
fé, Enoque foi trasladado para não ver a morte; não foi achado, porque Deus o
trasladara. Pois, antes da sua trasladação, obteve testemunho de haver agradado
a Deus”. Ele
diz que “Pela fé, Enoque foi trasladado...” Quando você “translada”
algo, você tira de um lugar, e em seguida, põe em outro. A fé de Enoque foi um
ingrediente necessário para agradar a Deus.
O verso 5 de Hebreus 11, testifica sobre
o fato de que a fé ativa, no coração de um homem, nesta vida, agrada a Deus de
tal modo que Ele finalmente concede ao crente verdadeiro o escape da morte e mais, o pleno desfrutar de Sua própria presença e glória.
Tais
exemplos são suficientes para justificar a generalização do verso 6, quando ele diz que “Sem fé é impossível agradar a Deus”. Pois, como pode alguém ter relações com Alguém que é invisível, e
cujas principais recompensas aguardam além da vida presente, a não ser que
creia tanto que Deus existe como que, sempre que um homem assim resolve
devotar-se a Deus de todo o coração, o Senhor nunca deixa de tornar-se seu
galardoador, ou seja, aquele que recompensa.
Em Hebreus 11. 6, o escritor diz que “De fato, sem fé é impossível
agradar a Deus”. A fé de Enoque resultou em um genuíno
testemunho. E assim aprouve a Deus transladar Enoque da sua geração pecaminosa.
Conclusão:
Enoque é um tipo do cristão do fim dos tempos, que estará
vivo no arrebatamento da Igreja e não provará a morte. João 11:26 “e todo o que vive e crê em mim não morrerá,
eternamente. Crês isto”? Enoque agradou a Deus antes de
mesmo de existir - uma igreja, uma Bíblia, e a habitação do Espírito Santo. Se
ele pôde fazê-lo, certamente nós também podemos!
Amigo, você que não crente, saiba que nunca poderá agradar a Deus
enquanto você ainda está na carne. Você precisa em primeiro lugar ser salvo e
nascer do Espírito.
Venha com humildade e fé em Jesus. Peça a Ele para perdoar e purificar
seus pecados hoje! Agora.
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