Deus nos livra do perigo

segunda-feira, 21 de maio de 2018

Os filhos do trovão


Tiago, filho de Zebedeu, e João, irmão de Tiago, aos quais pôs o nome de Boanerges, que significa: Filhos do trovãoMarcos 3. 17.
      Filhos do trovão, provavelmente uma referência ao temperamento dos dois irmãos, também pode se referir ao comportamento apresentado por eles no episódio de Samaria, quando a mensagem de Cristo não foi aceita.
      Voce não ganha um apelido atoa, como por exemplo: filho do trovão. Mas era assim que Tiago e João, discípulos de Jesus eram conhecidos.
      Esses homens eram toscos, figurinhas carimbadas, eles eram o tipo de pessoa que não recua quando se encontra em confrontos. Aliás, até que eles eram mestres em provocar conflitos, costumavam ser muito agressivos. Às vezes eram insensíveis ao extremo, pois, em certa ocasião quando os aldeões de Samaria não foram receptíveis a mensagem de Cristo, eles quiseram chamar fogo do céu sobre eles, para os destruir, episódio este, registrado por Lucas em seu evangelho, no capitulo 9 e verso 54, veja: “E os discípulos Tiago e João, vendo isso, disseram: Senhor, queres que digamos que desça fogo do céu e os consuma, como Elias também fez?
      Homens impulsivos, querem resolver tudo no momento exato em que os fatos acontecem; proibiram a um homem que expulsava demônios em nome de Jesus, simplesmente pelo fato de que eles não faziam parte da comitiva que seguia a Jesus.
     Eles estavam mais preocupados com a posição em seu grupo do que pela libertação dos atormentados pelos demônios, eles sentiram ciúmes de um homem que sanava no nome do Senhor Jesus. Nós hoje em dia, muitas vezes fazemos o mesmo ao não participar junto com outras pessoas de causas dignas, simplismente porque:
1º-  não são membros de nossa denominação,
2º-  não se relacionam com a classe de gente com a que nos sentiríamos bem,
3º - não fazem as coisas como nós as faríamos e
4º - nossos esforços não recebem suficiente reconhecimento.

     (A boa teologia é importante, mas isso nunca será desculpa para evitar ajudar aos que padecem necessidade. Precisamos agir, melhor dizendo, atuar em prol dos menos favorecidos).

      Homens desprovidos de sentimentos piedosos, é assim que Lucas nos apresenta estes dois irmãos, devido ao temperamento e as atitudes deles; porém, eles foram alcançados pelo amor redentor do criador da humanidade, sabemos que em certa ocasião João se recostou no peito de Jesus durante uma refeição: E Pedro, voltando-se, viu que o seguia aquele discípulo a quem Jesus amava, e que na ceia se recostara também sobre o seu peito, e que dissera: Senhor, quem é que te há de trair? (Jo 21. 20). João, como vemos aqui registrado no evangelho que leva o seu nome, João se tornou muito íntimo do Mestre, assim como João o discípulo amado de Jesus, você também pode ser muito íntimo do Mestre; mas, para que isso venha a acontecer você precisa mudar seus conceitos, ter novas atitudes, volte-se para Cristo hoje e tenha sua vida transformada.
     Quando Jesus falou de Sua morte iminente, sobre como Ele seria traído e entregue aos gentios para ser escarnecido, cuspido, acoitado e finalmente morto, Tiago e João deixaram escapar: Mestre, queremos que nos faças o que pedirmos. E ele lhes disse: Que quereis que vos faça? E eles lhe disseram: Concede-nos que, na tua glória, nos assentemos, um à tua direita, e outro à tua esquerda(Mc 10. 35-37).
      Esse momento não era um dos mais adequados para se falar num assunto como este. Seria como dizer. “Sério”. Posso ficar com o seu carro ou com a sua casa? Isso para alguém que que acabara de descobrir que teria pela sua frente apenas mais uma semana de vida. Eles disseram apenas o que pensavam. Eles eram como nós somos: humanos, sem esperança e fúteis ao extremo.
      A direita de um rei era lugar de honra, e a esquerda vinha logo a seguir em importância. Na tua glória. Ou, no teu reino (Mt. 20.21), que explica que os discípulos tinham em mente a glória do reino messiânico.
      Marcos narra que João e Tiago foram a Jesus com uma petição; em Mateus, foi a mãe deles quem fez a petição. Não há contradição nos relatos: mãe e filhos estavam de acordo em fazer a petição de permiti-los ocupar lugares de honra no Reino de Cristo.

     Mas Deus fez uma grande transformação na vida desses dois homens. No final da vida, eles que eram conhecidos como os filhos do trovão, tornaram-se conhecidos de oura maneira, Tiago foi o primeiro apóstolo a ser martirizado, João tornou-se conhecido como o apóstolo do amor.
     João foi o autor do evangelho que leva o seu nome, também foi responsável pela escrita de três epistolas: 1ª, 2ª e 3ª João.
      Deus transformou Tiago e João, seu irmão em pessoas diferentes do que eram antes, saiba que Jesus pode fazer o mesmo conosco; porém, essa tarefa depende muito mais de nosso esforço que do próprio Jesus.
      Para sermos transformados por Cristo em novas criaturas, precisamos nos entregar a Ele, obedece-Lo, cumprir seus mandamentos e fazer Sua vontade.
      Duvido que quando você fizer tudo isto Deus não se sensibilize com as suas atitudes e não transforme você em uma nova pessoa, salva do pecado e livre do fogo inferno.

Por João Correia em 14 de maio de 2018.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

revendo valores

Reverencia no Culto a Deus