Deus nos livra do perigo

quinta-feira, 21 de março de 2019

Como Levar Uma Vida De Obediência a Deus?


Porém Samuel disse: Tem porventura o SENHOR tanto prazer em holocaustos e sacrifícios, como em que se obedeça à palavra do SENHOR? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar; e o atender melhor é do que a gordura de carneiros” - 1º Samuel 15.22

Introdução: 
 
Este é o primeiro lugar na Bíblia onde se repete o tema "obedecer é melhor que os sacrifícios" 

Será que Samuel estava dizendo que o sacrifício não tinha importância? 

Não, Samuel estava nesse momento exortando ao rei Saul a que analisasse as razões pelas quais ele fazia o sacrifício e não o sacrifício si. Um sacrifício era uma transação ritual entre o homem e Deus que demonstrava fisicamente uma relação entre ambos. Mas se o coração da pessoa não estava completamente arrependido ou se não amava verdadeiramente a Deus, o sacrifício era um ritual vazio.
As cerimônias religiosas ou os rituais são vazios a menos que se levem a cabo com uma atitude de amor e obediência. "Ser religioso" (ir à igreja, servir em uma atividade, dar esmola) não basta se não praticarmos nossa devoção nem a obediência a Deus.
Saul fez o sacrifício visando o apoio do povo, ou seja já que os soldados estavam se dispersando ele fez o sacrifício com a intenção de chamar a atenção dos soldados para si.

Se você leu o capitulo 15 dos versos 1 a 6 de 1º Samuel, você vai entender que Saul recebe ordens para exterminar Amaleque. 

Aqui nesse episódio vai acontecer a última prova a que Saul é submetido após os conselhos de 1Sm 13.13, que apesar da repreensão não levaram Saul ao arrependimento. Veja o que disse o Senhor a Saul: Então, disse Samuel a Saul: Agiste nesciamente e não guardaste o mandamento que o SENHOR, teu Deus, te ordenou; porque, agora, o SENHOR teria confirmado o teu reino sobre Israel para sempre.

Deus Insiste de novo na obediência de Saul à voz das Suas, mas sem resultado. O capítulo 13 faz o elo de ligação entre a história de Saul e a de Davi, Saul é desprezado por Deus, mas Davi é exaltado e chega ao trono de Israel, tudo isso por que Saul foi desobediente enquanto Davi em tudo obedecia a Deus. 

Deus mandou Saul destruir Amaleque, pois entre os desertos da Judeia e o Egito, já ha muito tinha o seu destino traçado em virtude das atrocidades cometidas contra Israel conforme vemos em Deuteronômio 25.17-19, que diz: Lembra-te do que te fez Amaleque no caminho, quando saíeis do Egito; como te saiu ao encontro no caminho e te derribou na retaguarda todos os fracos que iam após ti, estando tu cansado e afadigado; e não temeu a Deus. Será, pois, que, quando o SENHOR, teu Deus, te tiver dado repouso de todos os teus inimigos em redor, na terra que o SENHOR, teu Deus, te dará por herança, para possuí-la, então, apagarás a memória de Amaleque de debaixo do céu; não te esqueças). 

Como foi castigada a desobediência de Saul (1Sm 15.7-31). Não obstante a vitória que pôs em fuga os amalequitas, desde o sul da Judeia até à fronteira egípcia, Saul desobedeceu pelo fato de poupar a vida ao Rei Agague e ao melhor dos seus bens. 

Conforme vissemos no vero 11: Arrependo-me de haver posto a Saul como rei; porquanto deixou de me seguir e não executou as minhas palavras. Então, Samuel se contristou e toda a noite clamou ao SENHOR”! O Senhor arrependeu de ter escolhido Saul para rei.

Mas não se veja nesta atitude de Deus qualquer semelhança com o arrependimento humano. Pense-se apenas numa alteração de instrumentos para o cumprimento dos Seus desígnios.

E quando o homem se arrepende Deus anula o castigo prometido. Samuel lamentou profundamente a atitude de Saul e entristeceu-se com o sucedido (11). Mas, ao encontrar-se com ele em Gilgal, depois de passar pelo Carmelo, junto do Hebrom, Saul não parecia reconhecer ainda a gravidade da sua falta, alegando ter sido o fervor e o zelo pela religião que o levaram a reservar aqueles animais a fim de os sacrificar ao Senhor.

O profeta, porém, lhe fáz ver que mesmo ele sendo pequeno (17), no entanto Deus o exaltou com o trono de Israel.

Samuel perguntou-lhe: Por que você não da ouvidos então à voz do Senhor?. Aos subterfúgios e à argumentação arguciosa que Saul apresentou, Samuel concluiu e disse a Saul que: Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar, e o atender melhor é do que a gordura de carneiros (22).

Sendo a religião do coração melhor que as cerimônias externas e formais, não é de estranhar que a rebelião (23) contra Deus seja tão perniciosa como a feitiçaria e a obstinação tão nociva, como o culto dos ídolos (heb. awen) e terafim. 

O que é obediência? - A obediência (do latim obedire = obedecer) pode ser classificada como uma das virtudes e se define como um comportamento pelo qual um ser aceita as ordens dadas por outro.
Jesus Cristo, o maior exemplo de obediência -“E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz” (Fil 2:8).

I - O que é requerido na obediência a Deus? 

1 Humildade - Uma pessoa orgulhosa e soberba jamais será obediente, pois a sua mente estará voltada para si própria, o maior requisito para ser obediente é ser humilde. 

È aceitar a superioridade de Deus sobre as nossas vidas, abrir mão do nosso egoísmo e esvaziar-se de toda a vaidade. “Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens” (Fil 2:7).

2 – Renuncia - Obedecer a Deus é renunciar as nossas próprias vontades, desejos e prazeres. Quem não renuncia não obedece, não há como obedecer a Deus e ao mesmo tempo satisfazer as vontades de nossa carne. 

Jesus renunciou toda a Sua glória como Filho Unigênito, renunciou o seu trono nos céus, e se tornou um simples servo, que pregava a paz, o amor e o Reino de Deus. “E, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus,” (Fil 2:6)

3 – Amor - Na empresa onde trabalhei, todos os dias recebia ordens do meu chefe, Às vezes ele me pedia algo que não gostaria de fazer, mas sempre procurava obedecer, portanto só o obedecia por que tinha o interesse de manter meu emprego garantido e receber meu salário no final do mês. 

No entanto, no mundo espiritual isto não pode acontecer, não podemos obedecer a Deus apenas por interesses próprios, mas sim por que o amamos, pois sem amor de nada adiantará o nosso esforço em obedecê-lo. Que o mesmo sentimento que Cristo teve por nós, possamos ter por ELE. E andai em amor, como também Cristo vos amou, e se entregou a si mesmo por nós, em oferta e sacrifício a Deus, em cheiro suave (Ef 5:2).

Conclusão: Obedecer a Deus não é apenas seguir regras bíblicas e eclesiásticas, mas sim amá-lo de todo coração

Nenhum comentário:

Postar um comentário

revendo valores

Reverencia no Culto a Deus