Deus nos livra do perigo

sexta-feira, 21 de outubro de 2016

DELE POR ELE E PARA ELE

De onde viemos? Por que estamos aqui? Para onde iremos?

A raça humana não tem encontrado respostas, pois decidiu retirar Deus da sua vida (Salmo 53.).

Porém, sem Deus o ser humano jamais saberá a origem, o propósito e o destino eterno que o espera.

Em Rm 11.36 há três declarações extraordinárias, das quais podemos nos apropriar para encontrar as nossas próprias respostas.

Tudo é Dele
a) No princípio, criou Deus os céus e a terra – Gênesis 1.1.
b) Teus, ó SENHOR, são a grandeza, o poder, a glória, a majestade e o esplendor, pois tudo o que há nos céus e na terra é teu. Teu, ó SENHOR, é o reino; tu estás acima de tudo. A riqueza e a honra vêm de ti; tu dominas sobre todas as coisas. Nas tuas mãos estão a força e o poder para exaltar e dar força a todos – 1 Cr 29:11-12.
c) Do Senhor é a Terra e a sua plenitude, o mundo e os que nele habitam – Salmos 24:1. Dele por Ele e para Ele.

O universo não surgiu do nada, pois do nada não sai nada. O universo foi criado e quem o criou é o seu dono, Deus!

Nada do que eu tenho é meu, pois tudo é Dele.

Sou apenas um “fiel despenseiro” das coisas que Ele me confiou (I Pedro 4.10)

TUDO VEIO DELE. Essa verdade também se constitui excelente base para nos libertar da escravidão do materialismo e do consumismo.

TUDO É POR MEIO DELE
a) João 1:1-3.No princípio era o Verbo, e o Verbo estava junto de Deus e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio junto de Deus. Tudo foi feito por ele, e sem ele nada foi feito
b) Colossenses 1:16. Pois, nele, foram criadas todas as coisas, nos céus e sobre a terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam soberanias, quer principados, quer potestades. Tudo foi criado por meio dele e para ele
c) 1 Coríntios 8:6. Há um único Deus, o Pai, de quem tudo procede e para quem vivemos; em um só Senhor, Jesus Cristo, por intermédio de quem tudo o que há veio a existir, e por meio de quem também vivemos
d) Ap 4.11Nosso Senhor e nosso Deus, tu és digno de receber a glória, a honra e o poder, porquanto tu és o Criador de tudo e, por tua soberana vontade, tudo o que há, foi criado e veio a existir –. Dele por Ele e para Ele.
Tudo que a Trindade Santa criou, foi por intermédio do Filho que criou. “Sem ele nada foi feito”. Sem Jesus não existiria nada.

·       A vida não é obra do acaso. Sem Jesus não existiria vida.
·       Eu e você não somos obra do acaso. Não nascemos por “acidente” ou por “descuido” de nossos pais.
·       Por mais difícil que seja a nossa vida, o que importa é que estamos vivos.
·       Neste tudo é por meio Dele está incluída também a salvação das nossas almas, concebida e executada pelo próprio Deus por meio do sacrifício de Jesus na cruz e oferecida a nós gratuitamente, por meio da fé.

TUDO É PARA ELE - Tudo foi criado com o propósito de Revelar para nós Quem é e Como é Deus!
a) Se os anjos não se cansam de admirá-lo (Salmos 148.2), podemos imaginar quão Maravilhoso Ele é.
b) O universo anuncia para a raça humana, todos os dias, a Sua Grandiosidade (Salmo 19.1 Os céus manifestam a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos. Romanos 1.19-20 porquanto o que de Deus se pode conhecer neles se manifesta, porque Deus lho manifestou. Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder como a sua divindade, se entendem e claramente se vêem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis).
c) A beleza dos seres vivos da Terra revela para nós a Sua Beleza – (Salmos 8).
d) A Bíblia revela Deus – (Romanos 10.13-15 Porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo. Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem não ouviram? E como ouvirão, se não há quem pregue? E como pregarão, se não forem enviados? Como está escrito: Quão formosos os pés dos que anunciam a paz, dos que anunciam coisas boas).
e) Os salvos em Cristo revelam o Seu Poder – (Salmos 9.1 Eu te louvarei, SENHOR, de todo o meu coração; contarei todas as tuas maravilhas,
f) Jesus Cristo revela a Sua Glória – (João 1.14 E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do Unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade).
g) Jesus morreu numa cruz para nos levar ao Pai – (João 14.6 Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim). Dele por Ele e para Ele.

·       Será que o nosso Deus é vaidoso? Será que Ele vive mostrando as Suas qualidades só para ser admirado? Será que Deus precisa ser adorado pelos homens?
·       Não, absolutamente não! Essa é uma ideia humana ridícula, concebida lá na antiguidade, quando os homens criaram os falsos deuses.
·       O Deus verdadeiro não precisa ser adorado, pois nele não há mudança nem sombra de variação:

O Deus verdadeiro, o Deus da Bíblia é pleno, completo, absoluto. Ele não precisa de nada. Ouça com atenção este verso: Toda a boa dádiva e todo o dom perfeito vem do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação – Tiago 1.17.

·       Mesmo que juntássemos toda a adoração dos anjos, dos seres vivos e dos salvos em Cristo, isso não acrescentaria nada para Ele.
·       Mesmo que os anjos, os seres vivos e o os salvos em Cristo deixassem de adorá-lo, isso não diminuiria nada nele.

Por que, então, Ele faz questão de Se revelar a nós?
· 
Para nos atrair à Sua presença, visando relacionamento.
Deus é amor, mas o amor não pode ser imposto, o amor precisa ser conquistado.
·  Ao se revelar a nós, Deus procura conquistar o nosso coração.
Ele nos criou para viver com Ele eternamente, na mais legítima relação de amor entre o Pai e seus filhos.

Tudo é para Ele. O propósito final de tudo é o próprio Deus.
·       Essa declaração responde à pergunta: Por que estamos aqui? - Para nos relacionarmos com Deus!
·       Responde também à última pergunta: Para onde iremos? Os salvos por Cristo irão morar com Ele.
·       Quem vive com Deus, passará a eternidade com Deus.
·       Quem vive sem Deus, passará a eternidade sem Deus.

CONCLUSÃO:


Esta grandiosa afirmação que é tudo é Dele, por Ele e para Ele, responde para nós as mais antigas perguntas da humanidade, pois sabemos que Deus tudo criou por amor, para que tenhamos com Ele um relacionamento genuíno de Pai e filho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

revendo valores

Reverencia no Culto a Deus